Muito bom seu post Pityë,
Você entendeu bem o drama de Frodo.
Como você, penso que Frodo percebeu o que era mesmo sua demanda depois do rompimento da Sociedade. Até lá, ele tinha seus amigos e os melhores guerreiros do mundo do seu lado, e Gandalf, claro.
E depois? Por mais que ele tenha "escolhido" seguir sozinho, ele na verdade nã teve muita escolha, eles estavam sendo atacados por uruk-hais guerreiros. Mesmo que ele não tenha participado do ataque, o Anel certamente deia estar pesando forte e a correntinha queimando seu pescoço. Com orcs e uruks tão perto, mais uma vez, ele e o Anel quase caiu nas mãos do Inimigo. Frodo teve que fugir até o valoroso Boromir, imagina como não estava a cabeça dele?
O Anel deixou claro pra ele que ele não tinha mais amigos e aliados, que mesmo seus nobres amigos, poderiam sucumbir a ficar tanto tempo próximo do Anel. Frodo estava sozinho em direção a Mordor, com um fardo que só ele poderia carregar.
No fim da história, anos após o Anel ser destruído, Frodo percebeu mais uma coisa. Ele ainda sentia o peso e o fardo de sua grande aventura com o Anel. Todos os anos seus ferimentos da aventura doíam novamente sem nunca cicatrizar. Frodo percebeu que o Anel não lhe tirou apenas Boromir e seus amigos, lhe tirou o Condado, pois o Condado não era mais o mesmo para ele. Não por causa do expurgo de Saruman, porque Sam, com seus jardins deu um jeito nisso rápido. Mas por causa que na verdade, o Anel tirou de Frodo ele mesmo. Frodo destruiu o Anel, mas o Anel destruiu Frodo também.
Antes de ser destruído, o Anel corrompeu Frodo 100% a ponto de Frodo reclamar o Anel para si. Corrompeu Frodo no último instante, o restinho de humanidade que Frodo tinha o Anel devorou ali, na Montanha da Perdição. Quando o Anel é destruído, é destruída também a alma de Frodo, pois ele havia se tornado o novo Gollum ao reclamar para si o Anel.
Por isso o Condado não era o mesmo para nosso herói, porque ele próprio não era o mesmo. Tinha sido roubado de si mesmo, como Boromir. Ficou desalmado, insosso, sem descanso, só lhe restavam as feridas e a dor eterna. Por isso Frodo deixa o Condado. Ele estava sozinho, "nú na escuridão", ninguém mais havia sido um portado do Anel que sucumbiu, ele era o último, todos os outros estavam mortos. Nenhum homem vivo podia sentir o que Frodo sentiu. e por um momento, o Anel mostrou a Frodo que ele não podia contar nem com ele mesmo, por um instante, que poderia ter se tornado toda uma eternidade, se a eterna alma corrompida de Gollum não lhe tivesse salvo desse destino cruel.
Como você disse Pityë, a solidão de Frodo era interna, pois ele não podia contar nem com ele próprio, estava então sozinho, dentro de si.