Re: O mais bizonho projeto arquitetônico da história do Home
Muot-Hart disse:
Para mim, nunca ficou tão claro o atraso do Brasil e terceiro mundo em geral em termos de tecnologia, arquitetura e urbanização.
Que pena que você pensa assim, pois existe um projeto praticamente igual que foi proposto para São Paulo...
Muot-Hart disse:
Entretanto, não pude deixar de ficar espantado, e até assustado, até mesmo porque eu até aqui tenho planejado me mudar para Tóquio com a finalidade de fazer curso superior em artes cênicas, com especialização em teatro kabuki e formação em língua japonesa. E sinceramente, não sei se me sinto apto a sobreviver em um abiente tão populoso e claustrofóbico como o Japão... Como Tóquio... Como a Skycity.
O que vocês pensam disso? Acham que essa estrutura seria capaz de providenciar uma vida de qualidade para seus habitantes? Acham que é possível fazer uma estrutura de proporções tão monstruosas em uma terra tão instável, famosa por seus abalos sísmicos, como o Japão? Viveriam em um lugar desses?
Este tipo de projeto existe a muitos anos, Le Corbusier, pensou em cidades de forma semelhante. Edifício de residências, com comércio e serviços integrados, áreas de lazer e contemplação na cobertura...
Existem projetos de "cidades que caminham", eram projetos semelhantes a estes em que edifícios que abrigariam milhares de pessoas poderiam se deslocar de um lugar para outro...
Brasília tem, de certa forma, esta configuração. As super-quadras atenderiam este tipo de necessidade. Claro que este caso não é concentrado tudo em uma área construída, mas a idéia é similar.
Quanto as suas perguntas:
1 - O que eu penso: Acho inviável. Muito dinheiro gasto em um projeto que "agride" demais o local onde vai ser inserido. Imagine isto construído, imagine a sombra que ele criará, o espaço ocupado. Será que é realmente necessário? Para mim não... pelo menos atualmente. Outra coisa este tipo de projeto seria auto-sustentável, ou pelo menos quase, o que seria muito complicado de se resolver...
2 - Se os habitantes teriam qualidade de vida: Sim, se o projeto for muito bem pensado e resolvido. O que só seria possível com um projeto a longo prazo e que poderia se tornar muito caro e consequentemente inviável.
3 - Possível? Sim, até pode, mas é muito complicado... A estrutura necessária seria imensa e isso não garante que aguentaria os abalos, já que se usam estimativas e médias para se calcular estruturas. A margem de risco é muito grande.
4 - Se eu viveria lá: Hoje não, nem pensar. Eu acho que me sentiria "preso". Já não gosto de cidades muito densas, imagina tudo concentrado em um só edifício.