Lalaith.
Usuário
Disney Songs: O Rei Leão
Assim que os anos 90 chegaram, a Disney começou a criar um filme melhor que o outro. Foi a “Era de Ouro” da Walt Disney. Entretanto nenhum conseguiu atingir o grau de sucesso que “O Rei Leão” conquistou. Hoje é considerado um clássico. Suas cenas definiram uma linguagem inédita e as músicas tornaram-se inesquecíveis. Definitivamente, uma obra-prima de uma nova era.
O filme conta a história do pequeno leão Simba que sonha com o dia em que irá se tornar rei, herdando o trono de Mufasa, seu pai e atual rei da Pedra do Rei. Apesar de corajoso, Simba é cheio de dúvidas e temores e vive sob a sombra de seu pai, esperando um dia ser um grande rei como ele. Ao ver suas chances de se tornar rei eliminadas por causa do nascimento de Simba, Scar, irmão de Mufasa, arma uma maquiavélica trama para tirar o irmão e o sobrinho de seu caminho. Ao se ver culpado pela trágica morte de Mufasa, Simba foge das Terras do Reino e encontra em seu caminho dois grande amigos, um javali chamado Pumba e um suricate chamado Timão, que lhe ensinam uma nova filosofia de vida para esquecer seus problemas (Hakuna Matata). Porém, anos mais tarde, Simba encontra Nala, sua velha amiga de infância, e se vê em uma encruzilhada: enfrentar o passado e assumir suas responsabilidades como verdadeiro rei ou esquecer tudo e continuar a viver sua vida “sem problemas”.
Através uma trilha sonora contagiante e épica composta pelo talentosíssimo Hans Zimmer e com canções inesquecíveis compostas por Elton John e Tim Rice , acompanhamos a história de Simba através de músicas como O Ciclo Sem Fim, que abre o filme de forma épica, O Que Eu Quero Mais É Ser Rei, que ilustra perfeitamente a personalidade brincalhona e sonhadora do pequeno leão, e, é claro, Hakuna Matata, que se tornou a música mais famosa entre crianças e adultos ao ilustrar a filosofia de vida de Timão e Pumba. Destaco também Se Preparem que é uma das melhores músicas de vilão que a Disney já fez. Extremamente maliciosa, Scar deixa claro que não está para brincadeira e faz o expectador de primeira viagem ansiar e temer pelo grande “plano do século” contra Mufasa e Simba.
Por falar em Scar, que vilão da Disney conseguiu superar sua perversidade até hoje? O irmão do grande rei, tomado pela inveja e sede de poder, é capaz de armar um complexo plano com a ajuda das hilárias, porém malvadas, hienas, para matar o próprio irmão e sobrinho. Como o próprio Scar confessa no início do filme, ele não possui nenhuma força muscular, mas sua inteligência, malícia e lábia são o suficiente para conseguir tirar todos de seu caminho até o trono. A morte de Mufasa choca e emociona até hoje até mesmo os fãs que já assistiram ao filme milhares de vezes. Uma curiosidade interessante é que a morte de Mufasa é a primeira morte que realmente é mostrada ao expectador dos filmes Disney. Antes, a morte era retratada de forma indireta ou metafórica, como a morte da mãe de Bambi.
O Rei Leão está cheio de cenas icônicas. Desde as impactantes abertura e cena final, que dispensam comentários devido à sua beleza musical e poética, até Hakuna Matata, que faz todo mundo cantar junto com o filme, ou a cena em que Mufasa mostra o futuro reino de Simba ou explica ao filho sobre a morte usando a metáfora dos reis que vivem sob a forma de estrelas. Não existe uma única cena que não seja marcante ou inesquecível.
Se comparado aos outros clássicos Disney, O Rei Leão tem a história que mais foge do estereótipo de “princesa/donzela indefesa que é vítima de uma trama maligna e é salva pelo heróico príncipe para viverem felizes para sempre”. Apesar de ter a presença do vilão que arma contra o mocinho, de existir o romance entre o mocinho e a mocinha e de tudo terminar bem no final, O Rei Leão nada mais é do que um filme sobre a jornada interna de um herói cheio de dúvidas, medos e questionamentos sobre a vida e sua personalidade.
A própria abertura do filme já é um exemplo do quão profundo e metafórico é o filme. Toda a história e processo de amadurecimento de Simba, nada mais é do que apenas uma parte do grande ciclo da vida que é representado no longa. Aspectos da personalidade, trama e atitudes dos personagens servem como um grande exemplo para nós, expectadores. Talvez esse lado mais filosófico da história venha da clara influência que o filme tem da obra deShakespeare, Hamlet. O que importa é que O Rei Leão é um filme que nos leva a refletir sobre nós mesmos e sobre nossas vidas.
Algumas curiosidades
Para quem sempre se perguntou o que raios a voz masculina cantarolava assim que o Sol começa a nascer na cena de abertura, a frase significa “Aí vem o leão!”. Simples e encantador. Os cânticos africanos acompanham as diversas músicas instrumentais arranjadas pelo mestre Hans Zimmer. Elas garantem o clima selvagem, exótico, pulsante, energético e extremamente cinético da trilha.
O Rei Leão ganhou dois Oscars, Melhor Trilha Original e Melhor Canção Original – “Can You Feel the Love Tonight”. Não há dúvidas que a trilha do longa é um de seus maiores méritos. Transcende gerações e te conquista para sempre. A prova viva disto é a excelente “Hakuna Matata”. Uma canção que você precisa ouvir somente uma vez para se lembrar pelo resto da vida...
Trilha original:
01. Circle of Life
02. I Just Can't Wait to Be King
03. Be Prepared
04. Hakuna Matata
05. Can You Feel the Love Tonight
06. This Land (instrumental)
07. ...To Die For (instrumental)
08. Under the Stars (instrumental)
09. King of Pride Rock (instrumental)
Trilha Nacional:
01. Ciclo Sem Fim
02. O Que Eu Quero Mais É Ser Rei
03. Se Preparem
04. Hakuna Matata
05. Nesta Noite O Amor Chegou
06. Relatório Matinal
07. As Terras Do Reino (instrumental)
08. É De Matar (instrumental)
09. Ienas (instrumental)
10. Sob A Luz Das Estrelas (instrumental)
11. O Soberano Da Pedra Do Rei (instrumental)