• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dona de navio que 'entalou' no Canal de Suez pede desculpas por engarrafamento marítimo

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ


Navio gigantesco está impedindo o livre trânsito por uma das vias marítimas mais movimentadas do mundo - Cnes2021, Distribution AirBus DS

Navio gigantesco está impedindo o livre trânsito por uma das vias marítimas mais movimentadas do mundo Imagem: Cnes2021, Distribution AirBus DS

A empresa japonesa dona do navio de carga que está bloqueando desde terça (23/3) o Canal de Suez, no Egito, pediu desculpas nesta quinta-feira pelas perturbações que tem causado no comércio marítimo global.

Com 400m de comprimento (quase a altura do edifício Empire State) e peso de 200 mil toneladas, o navio Ever Given ficou encalhado diagonalmente no canal, em meio a uma tempestade de areia e fortes ventos.

O incidente provocou um enorme engarrafamento: formou-se uma fila de mais de 150 navios à espera de passar por Suez, por onde transita cerca de 12% do comércio global - uma vez que o canal conecta o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho e oferece a rota mais curta entre Ásia e Europa.

Uma rota alternativa pelo Cabo da Boa Esperança, no sul da África, acrescenta duas semanas às viagens entre os dois continentes.
pc

A empresa Shoei Kisen Kaisha, dona do Ever Given, disse estar tentando solucionar a situação o mais rápido possível, mas acrescentou que a remoção do navio tem se mostrado "extremamente difícil".

Engenheiros marítimos e de resgate tentaram novamente desprender a embarcação - operada pela companhia taiwanesa Evergreen Marine e que fazia a rota da China à Holanda - nesta quinta, mas a iniciativa fracassou.

"Em cooperação com as autoridades locais e com a empresa de gerenciamento de navios Bernhard Schulte Shipmanagement, estamos tentando desencalhar (o Ever Given), mas estamos enfrentando extremas dificuldades", declarou em comunicado a Shoei Kisen Kaisha.

"Pedimos sinceras desculpas por causar tanta preocupação aos navios no Canal de Suez e aos que tentam passar por ali."
Fontes do setor disseram à agência Reuters que mesmo se o Ever Given fosse desencalhado rapidamente, sua dona e seguradoras ainda assim enfrentariam processos multimilionários pelos atrasos causados e custos extras incorridos pelas demais empresas. Também disseram que o esforço de normalização do tráfego no local pode demorar semanas.

Operação de desencalhe envolve tentar tirar a areia e a lama para soltar a embarcação - Reuters - Reuters


Operação de desencalhe envolve tentar tirar a areia e a lama para soltar a embarcação
Imagem: Reuters
Toshiaki Fujiwara, representante da Shoei Kisen Kaisha, disse à agência France Presse que o navio dispõe de cobertura de seguros, mas que, no momento, ainda não há como estimar os custos envolvidos no processo.
Uma frota de rebocadores e dragas voltaram a trabalhar nesta quinta (depois de interromper seus trabalhos durante a noite de quarta) para tentar tirar a lama e areia que deixaram o navio encalhado.

No fim da manhã, a Bernhard Schulte Shipmanagement afirmou em comunicado que fracassara uma tentativa de desencalhe feita às 8h da manhã (horário local), mas que novas tentativas ocorreriam.

"É como uma enorme baleia encalhada na areia. Tem um peso enorme sobre a areia", disse à TV holandesa Peter Berdowski, presidente de uma das empresas que estão auxiliando os esforços de desencalhe.

"Talvez tenhamos de trabalhar com uma combinação de redução do peso - removendo contêineres, combustível e água do navio - com rebocadores e dragas."

A suspensão da navegação por Suez criou uma atmosfera de incerteza e tensão entre as autoridades egípcias, explica Sally Nabil, repórter da BBC News em Ismaília, no Egito. Isso porque o canal é um ativo estratégico do país e uma fontes indispensável de recursos. Só em 2020, passaram 19 mil navios por ali, segundo a Autoridade do Canal de Suez - uma média de 51,5 por dia.

Uma possibilidade é que, se a maré no canal ficar mais alta na semana que vem, os esforços de liberação do canal podem ficar mais fáceis, mas mesmo assim será uma operação trabalhosa.

Sobre as causas do incidente, a Evergreen Marine afirmou que a principal suspeita é de que o navio "foi atingido por um forte vento, que fez o casco desviar do fluxo de água". E a Bernhard Schulte Shipmanagement declarou que investigações preliminares descartaram falhas mecânicas até agora.

Segundo a dona da embarcação, os 25 tripulantes, todos de nacionalidade indiana, estão seguros, e não houve vazamento de óleo.

Uma empresa estimou que havia 156 barcos na fila do canal nesta quinta-feira, desde navios de carga até navios petroleiros.

 
E os europeus vão ter que voltar a uma velha e infalível solução vascaína (não estou falando daquele time medíocore tetrarebaixado e sim o navegador lusitano): dobrar o cabo da Boa Esperança.

Faz tempo que os navios de carga não param de crescer. No canal do Panamá alguns passam raspando os muros por poucos centímetros. Uma hora essa merda acabaria acontecendo no de Suez. Passou da hora deles alargarem aquilo.
 
Quando vi na foto da matéria o tamanho minúsculo de uma escavadeira diante de um navio gigantesco como aquele, pra mim fica bem claro que passou da hora deles alargarem aquilo e/ou aumentar a profundidade, senão não vai demorar muito e vai se repetir de novo.

Nessas horas falta um Moisés pra levantar as águas do canal e facilitar o alargamento :lol:
 
Um satélite em órbita (um beijo aos terraplanistas) consegue imagem melhor que a câmera do meu celular (que não é lá grande coisa, admito).
8f03e491-2f9f-4528-a2ab-2716b6d0f48c.webp
 
Um satélite em órbita (um beijo aos terraplanistas) consegue imagem melhor que a câmera do meu celular (que não é lá grande coisa, admito).

Um satélite civil de uma empresa que precisa fazer a conta fechar no balancete. Algum satélite militar com orçamento garantido e toda a estrutura de P&D disponível deve ter fotografado até o capitão fazendo facepalm pela janelinha :D

Alguém com tempo sobrando até criou esse site aqui: https://istheshipstillstuck.com/ (a parte de vender uma NFT para o site é novidade com a bolha da vez)


E por fim, as coisas não parecem melhores no Anduin:

evergiven-argonath.jpg



Edit: s/NTF/NFT/
 
Última edição:
Parece tão pequeno visto do satélite, mas de perto essa embarcação é assustadoramente enorme. Não ficarei surpreso se precisarão ter que descarregar alguns containers pra aliviar o peso.
 
Faz uns minutos que a Deutsche Welle soltou uma notícia curtinha (mirror) dizendo que ele já está flutuando novamente mas a liberação efetiva do canal ainda é incerta.

Foram uns 50 gigadólares de prejuízo e um baita caos logístico que ainda não se desfez, mas ninguém se feriu e serviu de memes pra gente relaxar da pandemia por uns dias.... e sempre pode ter outro navio :devil:
 
É uma região complicada, pra se dizer o mínimo. Um navio gigante todo computadorizado encalha no único lugar que dá pra passar. Não sei se acredito na simples versão de acidente. Posso até aceitá-la pelo benefício da dúvida mas estamos em um tempo militarmente muito tenso naquela região e no comércio de barcos e logística de modo geral (covid19 afetou a dinâmica de navios por toda parte). Não sei qual era a carga dele e quais operações políticas ou militares seriam afetadas com esse bloqueio. Não sei sequer o interesse da tripulação. Mas fica aí uma reflexão para os efeitos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back
Topo