• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dona de navio que 'entalou' no Canal de Suez pede desculpas por engarrafamento marítimo

Tem umas horas que *quase* aconteceu de novo, dessa vez com um petroleiro.

Notícia do ZH:

Navio petroleiro bloqueou o Canal de Suez por cerca de 20 minutos nesta quarta-feira
Por pouco a embarcação não repetiu o encalhe acontecido em 2021, quando a hidrovia permaneceu bloqueada por seis dias

31/08/2022 - 21h58min
Atualizada em 31/08/2022 - 22h32min


Um petroleiro gigante bloqueou o Canal de Suez por 20 minutos na tarde de quarta-feira, levantando temores de uma interrupção do tráfego marítimo semelhante a 2021, disse a Autoridade do Canal de Suez (SCA).

O petroleiro Affinity V ficou encalhado na rota por 20 minutos, disse uma fonte de segurança à AFP.

O petroleiro de 64 mil toneladas "foi reflutuado com sucesso", disse a SCA, especificando que mobilizou os "serviços de resgate do canal em uma operação que exigiu mais de cinco veículos de reboque".

De acordo com o site especializado Vessel Finder, o Affinity V, com bandeira de Cingapura, 250 metros de comprimento e 45 metros de largura, tinha como destino o porto saudita de Yanbu.

Esta é a primeira vez que um navio bloqueou o canal estratégico desde o incidente do Ever Given, um porta-contêineres de quase 200.000 toneladas que encalhou na margem leste do canal durante uma tempestade de areia em março de 2021.

O incidente bloqueou durante seis dias a via de trânsito marítimo entre a Europa e a Ásia, por onde passa cerca de 10% do comércio marítimo mundial.

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/mun...a-quarta-feira-cl7ic9bja00jh01bh291vqdpr.html (mirror)
 
Suez já pede um urgente alargamento + duplicação como já aconteceu com o do Panamá e olha que lá na América Central o desnível entre Atlântico e Pacífico é muito maior precisando de eclusas. Do jeito que as grandes embarcações crescem e o volume de tráfego aumenta, não dá pro canal continuar sendo do jeito que é há várias décadas.
 
Algo que só vai funcionar se vir acompanhada de uma nova regulamentação limitando o tamanho dos navios aos patamares atuais, ou vamos terminar com uma espécie de corrida armamentista. Pela eficiência econômica, navios são construídos especificamente para as dimensões máximas suportadas pelo canal (Suezmax), o que aumenta a probabilidade de um acidente desse tipo... Aí amplia-se o canal e a próxima leva de navios será ligeiramente maior para aproveitar a capacidade adicional.
 
Suez.webp

Olhando o mapa, o canal até tem alguns trechos mais largos e de "mão dupla'. O problema são alguns gargalos que não dão conta de embarcações de grande porte.

Será inevitável aumentar o pedágio pra bancar a segunda via e/ou alargamento. Suez é menos complicado pra fazer isso do que o do Panamá.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back
Topo