Gandalf apesar de poderoso em momento algum se equiparou à Sauron. Sempre temeu um encontro com ele, e mesmo quando retorna como O Branco diz que jamais estariam na presença de um ser mais ameaçador na Terra Média do que ele a não ser que fossem levados à presença do próprio Senhor do Escuro.
Mas com o anel evidentemente ele ganharia bem mais poder para combater seus adversários. No entando Gandalf não possuia uma base para construir seu "império", não tinha fiéis servidores e nem nada. Teria que usar de sua lábia para tentar escravizar os hobbits talvez, ou então os homens (afinal os elfos não seriam enganados) e então tentar construir seu poder.
Ainda assim Sauron saberia disso e logo mandaria seus Nâzguls atrás dele, mas creio que não seriam páreos para Gandalf. Não enchergo uma forma de Gandalf conseguir se organizar, construir uma fortaleza e um exército de forma rapida suficiente para combater Isengard (que iria atrás dele) e Mordor, além de provavelmente dos elfos e os guardiões.
Sozinho como provavelmente estaria não poderia fazer muito, talvez conseguisse se assentar ou então oferecer ajuda a Rohan ou Gondor para enfrentar seus inimigos, com intenções malignas por trás disso. Há uma passagem de Gandalf, creio que na floresta de Fangorn quando ele surge para Aragorn, Legolas e Gimli que ele diz que Sauron acredita que se alguem de grande poder possuir o anel essa pessoa ainda não teve tempo de dominá-lo por completo e portanto estaria indo para a guerra precipitadamente, o que fez ele atacar Gondor na tentativa de recuperar o anel antes de que o seu portador pudesse adquirir poderes plenos.