Miss Rasta
[oh say say say]
O espiritismo não é famoso na Europa (ou é?), mesmo tendo surgido na Europa. Duvido que Tolkien sequer o conhecesse.
Depois das duas grandes guerras o Espiritismo sofreu um certo declínio na Europa, mas isso não quer dizer exatamente que um homem culto como Tolkien não o tivesse conhecido. Não dá pra gente saber é se ele chegou a freqüentar um terreiro ou uma sala de desobsessão!
Mas eu, sinceramente, acho que ele deve ter pelo menos lido alguma coisa a respeito.
Sim, para os espíritas a reencarnação acontece quando um espírito encarna novamente em um corpo diferente do anterior(o que é o contrário da ressureição)e ele se esquece ou não do passado de acordo com a sua evolução espiritual(o esquecimento do passado é um dos príncipios básicos da doutrina espírita). Afinal, se você descobrisse que foi algoz de sua mãe com a consciência que tem hoje, como você se sentiria? Basicamente isso.
"(...) Enterraram o corpo de Felagund no topo da colina de sua própria ilha, e ela voltou a ser pura. (...) Finrod, porém, caminha com Finarfin, seu pai, à sombra das árvores em Eldamar. (...)”
Lendo essas frases soltas assim, o meu entendimento puxa mais para "ascensão" do que para "reencarnação". Se ela volta a ser pura, estaria ela voltando a ser uma alma sem pecados?
....
...só alguém dispersa como eu mesma pra comentar coisas assim.
Aaa... mas voltando ao início do tópico. "Elfo" é masculino de "Fada", que são elementais do ar, como as Sílfides. Seres nem totalmente humanos, nem totalmente angélicos. Os elementais não são imortais, alguns vivem cerca de mil anos...e além disso, eles não são conscientes da morte.
Informações sobre eles vcs encontram fácil em sites de cultura celta.
No espiritismo, eu não sei se eles poderiam ser chamados de "guias". Até porque esta designação é dada a espíritos que ajudam e auxiliam na recuperação de outros e instrução aos seres humanos. Mas só pessoas com grau elevado de mediunidade conseguem vê-los (leia-se: eu nunca os verei! hahaha). Já um Elfo era facilmente visualizado, não?
Eu sempre acreditei que o universo de Tolkien gire mais em torno da cultura celta, que do espiritismo, por não tratar diretamente de "almas soltas", e sim, "seres elementais".
Mas meu conhecimento em relação a isso é tão infame, que talvez eu contradiga tudo isso daqui a algumas semanas.
Última edição: