• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor , Brilhante ou Estúpido?

Eu trocaria a frase pra:

"Ele era um ártifice genial e um estúpido."

Concordo que ele era um dos grandes. Mas tudo que ele fez acompanhou uma boa dose de discórdia, raiva e intriga, tudo. Desde os tengwar até as Silmarilli.
 
Deriel disse:
Mas desperdiçou o que tinha de todas as formas possíveis e imagináveis. De que vale alguém ter capacidade pra jogá-la fora?

De nada. :mrgreen:
É isso que sempre me permite me recordar como ele foi estúpido. Mas isso não me faz esquecer o quão talentoso e forte ele era.
 
Fox disse:
Poxa, porque tão poucos não notam que, basicamente, ele é as duas coisas?
Eu particularmente acho essa afirmação genial, porque reflete bem toda a riqueza dele como personagem. É uma reação meio "lugar comum" a coisa de "vamos xingar o cara, ele foi um mané". Da mesma forma, os ataques que eu às vezes faço ao Thingol também são apenas demonstrações do meu preconceito e visão parcial do personagem, que não tenho como negar que também é bastante interessante ;)

Mas voltando ao Fëanor, eu acho que ele foi uma boa maneira encontrada por Tolkien para mostrar que mesmo uma das criaturas sábias e evoluídas não estava a salvo de ser corrompida ou envenenada pelo Mal. Claro que ele tomou muitas atitudes erradas, inquestionavelmente. Mas nenhum dos elfos foi mais envenenado pelo Melkor, o que atenua uma parte da sua culpa - na minha opinião.
 
Pois p/ mim ele não passa de um babaca q foi abençoado c/ um dom do qual ele pouco aproveitou!!! :disgusti: Me digão uma coisa p/ q serviram as silmarils se não p/ trazer destruição e desgraça p/ todos os elfos.... elas poderiam ter salvo as arvores!!! e não salvaram por causa do babaca do Feanor! A obra dele era grandiosa....Ele era um babaca q arrastou c/ ele uma coisa q poderia ter sido a salvação do mundo!
 
Fox disse:
Deriel disse:
Mas desperdiçou o que tinha de todas as formas possíveis e imagináveis. De que vale alguém ter capacidade pra jogá-la fora?

De nada. :mrgreen:
É isso que sempre me permite me recordar como ele foi estúpido. Mas isso não me faz esquecer o quão talentoso e forte ele era.

Ah, eu não esqueço, só não posso respeitá-lo por algo que nunca utilizou e desperdiçou. Não tem como, saber que ele era talentoso e forte e fez tanta besteira só conta contra ele.
 
Gildor disse:
Mas nenhum dos elfos foi mais envenenado pelo Melkor, o que atenua uma parte da sua culpa - na minha opinião.

Não podemos afirmar isso não... tanto que fica claro que Feanor evitava Melkor. Melkor plantou sementinhas (claro!) mas a própria personalidade de Feanor se encarregou do resto. Não tinha uma "influência" Morgothiana grande sobre ele.
 
Discordo , na minha opinião tinha sim , tipow , quem não ficaria p.uto da kra ao saber q alguem q nunca t ajudou em p**** nehuma fica se gabando de ter te ensinado tudo?
Pow , o Fëanor era mt orgulhoso ao ouvir isso ele deve ter ficado mt p.uto!!!
 
O que é defeito de personalidade dele, mais um pra lista. Se deixar irritar ou incomodar por algo tão baixo quanto isso só mostra o quanto ele era imaturo.
 
Deriel disse:
Não tinha uma "influência" Morgothiana grande sobre ele.

Tinha sim, foi Morgoth que pôs na cabeça de Fëanor a idéia besta que os Valar queriam manter os elfos em Aman. Isso reforçou na cabeça dele essa teoria de "somos prisioneiros deles", de uma maneira que eu duvido que Fëanor pensasse se não fosse o veneno do outro.

Além disso, duas pequeninas atitudes de Morgoth completaram o trabalho: o assassinato de Finwë (que era tudo pra ele, já que era "órfão" de mãe) e o roubo das Silmarills (que eram muito mais que pedrinhas, eram a obra da vida dele).

Sim, Fëanor agiu mal. Mas continuo repetindo que, num tribunal dos dias atuais, a pena dele dificilmente seria tão terrível como as pessoas costumam reclamar, eu tenho certeza. :)

Se deixar irritar ou incomodar por algo tão baixo quanto isso só mostra o quanto ele era imaturo.
Orgulho, oras. Característica não exclusiva dele, e sim comum a vários e vários elfos metidos. Não é um ponto chave pra provar que "ele não presta".
 
Ah... ele era ruim sem a influência de Melkor já. Vide a linguistica... ele conseguiu desenvolver um sistema mais pratico de escrita, mas causou uma grande cisma depois (vide "Shibboleth of Feanor", HoME 12).

E o desejo de sair fora não era exclusividade de Feanor não. Galadriel, que não tinha muita coisa a ver com Melkor e duvido que fosse influenciada, tinha o mesmo desejo, e, segundo uma das versões, teria ido pra Terra-média antes dos demais Noldor.

O cara era uma peste mesmo. Pena máxima pra criança (30 anos) sem direito a redução (crime hediondo) e por ter antecedentes criminais (já tinha levado uma punição dos Valar)

:obiggraz:
 
vide "Shibboleth of Feanor", HoME 12
e, segundo uma das versões,

Ah, complicou. Não tenho como discutir com argumentos que eu não conheço. Vou pedir licença e chamar uma testemunha :P

Tilion disse:
Que Fëanor fez muita burrada, isto é óbvio; que cometeu assassinato contra seus irmãos elfos também. Mas ainda assim, dizer que ele era “mau”, é simplificar as coisas.

Fato: Fëanor era o elfo mais orgulhoso que já existiu.

E o que é preciso para fazer alguém orgulhoso passar dos limites?
R: alimentar esse orgulho.

E qual é a melhor maneira de se fazer isso?
R: mentindo para essa pessoa.

E quem foi o maior mentiroso que já pisou em Arda?
R: Melkor.

Logo, se Fëanor passou dos limites, foi pelo que Melkor disse a ele (diretamente ou não); isso não exclui a culpa de Fëanor pelo que cometeu, de modo algum; nem justifica (totalmente) seus atos. Mas a “origem” de tudo isso pode ser encontrada. E essa origem é Melkor.

Não creio que elfo algum, por mais orgulhoso que fosse, pudesse ser “mau” em sua essência (nem mesmo Maeglin e traidores do tipo); todo o mal na obra de Tolkien vem diretamente de Melkor; ele é o causador da rebelião na Canção e de tudo que se “desvirtuou” do Tema a partir daí.
Ainda que ele não tivesse cometido todas as maldades que aconteceram em Arda, de qualquer forma ele foi a raiz delas (e nisso entra as ações de Fëanor: o fato de ele cometer uma “maldade” não faz dele necessariamente “mau” pois, como disse o Gildor, existem outros fatores, como a cegueira causada pela dor da perda do pai [as relações entre os elfos, familiares principalmente, vão além dos círculos do mundo; só como exemplo, eis uma passagem no Silmarillion: “(...) Enterraram o corpo de Felagund no topo da colina de sua própria ilha, e ela voltou a ser pura. (...) Finrod, porém, caminha com Finarfin, seu pai, à sombra das árvores em Eldamar. (...)”. Finrod, após ter sido morto por um lobisomem para salvar Beren, passou seu tempo estipulado em Mandos e voltou para a companhia de seu pai, que ele havia deixado para trás em Valinor para seguir Fëanor] e o roubo das Silmarils). Quando perdeu as coisas que mais amava, Fëanor já estava sob a influência das palavras de Morgoth que, somada à sua dor, se transformou em ódio irracional contra Morgoth e o fez cometer as barbaridades. De tudo e todos que se colocassem em seu caminho ele passaria por cima...e assim o fez.

Mas ele era “mau”? Não.

Em um tribunal de hoje em dia, o advogado dele alegaria “insanidade temporária”; mas no caso dos atos cometidos por Morgoth, “temporário” é uma palavra que não se encaixa: a essência de Morgoth está espalhada por toda a Arda, até o fim dos dias. E o mesmo se aplica aos seres vivos (elfos inclusos. )
E foi isso que aconteceu com Fëanor. Envenenado pelas palavras do próprio Morgoth, que chegavam até ele principalmente de modo indireto, já que o vala espalhava suas mentiras ao quatro ventos entre os noldor, Fëanor foi ficando cego, de ódio, rancor, inveja, dor, egoísmo...tudo que aconteceu após isso foram meras conseqüências. Mas dirão: “e ele não tinha consciência dos seus atos? Não via a dor que ele estava causando?” Acho que a resposta é: não totalmente. Ele poderia perceber o que estava fazendo (como no assassinato dos teleri), mas isso já não fazia diferença pra ele, tomado por sua sede de vingança. Mesmo com uma força de vontade imensa, resistir às palavras de Morgoth (rei da oratória, e que teve um belo discípulo: Sauron) era praticamente impossível para um elfo...poucos foram capazes de tal feito.
Morgoth, com toda a sua malícia, iludiu até mesmo (alguns dos) os valar, inclusive Manwë; o que dirá então do que podia fazer com um elfo.

Eis alguns trechos do Silmarillion que ilustram bem a capacidade de Morgoth de semear a discórdia e de suas outras intenções:

“(...) E então Melkor cobiçou as Silmarils, e a mera lembrança de seu brilho era um fogo a lhe corroer o coração. Daquela época em diante, instigado por este desejo, ele buscou, cada vez mais avidamente, um meio de destruir Fëanor e encerrar a amizade entre os Valar e os elfos; mas disfarçou seus objetivos com astúcia, e nenhuma malignidade podia ser vislumbrada no semblante que ele apresentava. Por muito tempo dedicou-se ele a esse trabalho, e a princípio lentos e estéries eram seus esforços. Contudo, quem semeia mentiras no final não deixará de ter sua colheita; e em breve poderá descansar da labuta enquanto outros vão colher e semear em seu lugar. Melkor sempre encontra ouvidos que lhe dessem atenção, e alguma línguas que aumentassem o que haviam escutado; e suas mentiras passaram de amigo a amigo, como segredos cujo conhecimento demonstra a sabedoria de quem os revela. Amargo foi o preço pago pelos noldor, nos tempos que se seguiram, pela tolice de manter os ouvidos abertos.
Quando via que muitos se inclinavam em sua direção, Melkor costumava caminhar entre eles; e, em meio a suas belas palavras, eram entremeadas outras, com tanta sutileza, que muitos daqueles que as ouviam, ao procurar se lembrar, acreditavam terem elas brotado de seu próprio pensamento. Ele fazia surgir visões em seus corações dos esplêndidos reinos que ele poderiam ter governado por si mesmos, em poder e liberdade, no leste; e então se espalharam rumores de que os Valar teriam atraído os eldar para Aman em decorrência de sua inveja, temendo que a beleza dos quendi e o poder criador que Ilúvatar lhes havia transmitido crescessem tanto, que os Valar não pudessem mais controlá-los, à medida que os elfos crescessem e se espalhassem pelas terras do mundo. (...)”

“(...) Assim, antes que os Valar percebessem, a paz de Valinor estava envenenada. Os noldor começaram a resmungar contra eles, e muitos se encheram de orgulho, esquecendo-se de que grande parte do que possuíam e conheciam lhes chegara como presente dos Valar. Ardia com maior violência a nova chama do desejo de liberdade e de territórios mais vastos no coração impaciente de Fëanor; e Melkor ria em segredo, pois era esse o alvo ao qual se dirigiam suas mentiras, já que odiava Fëanor acima de todos e sempre cobiçara as Silmarils. (...)”

“(...) E, quando Melkor viu que as mentiras se inflamavam, e que o orgulho e raiva haviam despertado entre os noldor, ele lhes falou de armas. (...)”

“(...) E assim, por meio de mentiras, rumores maldosos e conselhos falsos, Melkor atiçou o coração dos noldor para a luta (...)”


E não é questão de “jogar sempre a culpa no diabo”, não. Acontece que nesse caso, tudo converge para Melkor. Ele é a fonte de todo mal.
Os noldor poderiam ter evitado tudo isso se não dessem ouvidos às palavras de Melkor, mas como já disse, isso era para pouquíssimos.
E os noldor não teriam que dar ouvidos a Melkor se ele não falasse nada.

Assim, Fëanor cometeu atrocidades, sim, isso é óbvio.
Mas nada disso teria acontecido se Melkor não fosse um menino tão mau.

Fëanor agiu de livre e espontânea vontade, sim, isto também está claro.
Mas ele estava cego por tudo que acontecera. O “certo e errado” para ele já estavam deturpados pelas palavras de Melkor; ele foi envenenado (assim como vários outros) por Melkor. Ele podia ter um orgulho do tamanho de Arda, mas ele não teria feito essas m***** se tivesse sido deixado no seu canto. O poder das mentiras de Melkor permanecia: por mais lúcido que Fëanor tentasse ser, ele já não o conseguia.


Em suma: Melkor fez o favor de “apodrecer” Fëanor, mas este, em origem, nunca foi “mau”...era apenas o maior cabeça-dura de Eä, que deu ouvidos ao maior mentiroso de Eä.

Com certeza Morgoth ainda está rindo no Vazio por tudo que causou aos noldor.
 
Não foi só por causa do meu nick que eu concordei com o Deriel. 8)

Vejamos, então, porque...

Como todos sabem, quando os elfos procriavam, transferiam parte de seu fëa para os filhos (é justamente por isso que não eram muito prolíficos).

O que fazia de Fëanor um sujeito diferente dos outros é que nesse processo de transferência de Fëa, sua mãe Míriel consumiu-se em corpo e espírito, dando-lhe as forças que teriam nutrido a vida de muitos.

Fëanor era, portanto, extraordinário porque valia por muitos. Tinha grande capacidade de realização porque tudo o que fazia era como se várias pessoas estivessem fazendo ao mesmo tempo, todas empenhadas num só objetivo.

Quando Fëanor botava na cabeça de fazer algo, aquilo acontecia. Isso porque quando ele agia, era como se muitos agissem para realizar o objetivo de um só.

Mas as coisas que ele cismava de fazer eram inteligentes?
Criar jóias (e as entesourar gananciosamente)?
Aprender metalurgia (e criar armas)?
Induzir pessoas (a fazer besteiras)?
Vencer os teleri (para roubar os barcos que haviam feito com a mesma dedicação com que ele fez as silmarils)?
Comandar um exército (correndo na frente da vanguarda até ser cercado e morto)?

Tudo o que Feanor fazia saía bem feito, porque era como se várias (muitas mesmo) pessoas estivessem dedicando-se àquilo. Mas as coisas que ele decidia fazer eram estúpidas, de modo que acabava fazendo burradas bem feitas.

Fëanor parecia brilhante porque era como vários sujeitos estúpidos agindo como se fossem um só. :aham:
 
Gildor disse:
Tilion disse:
Que Fëanor fez muita burrada, isto é óbvio; que cometeu assassinato contra seus irmãos elfos também. Mas ainda assim, dizer que ele era “mau”, é simplificar as coisas.

Fato: Fëanor era o elfo mais orgulhoso que já existiu.

E o que é preciso para fazer alguém orgulhoso passar dos limites?
R: alimentar esse orgulho.

Nós temos um problema em todos raciocínio, ele parte de premissas incorretas. Um orgulhoso pode se enterrar a si mesmo, sem necessidade de ninguém lhe empurrar. E considera-se também que orgulho era O defeito de Feanor, esquecemos que ele também era impulsivo, o que contribuiu tanto para sua queda quanto o orgulho.

Não precisamos de mentira pra algum orgulhoso ou impetuoso fazer mancada. Geralmente nem precisa-se de nada, o cara acaba se enterrando sozinho.

O Shibboleth é um exemplo. Foi uma discussão fonologica entre Feanor e sua trupe, que defendiam o uso de uma letra, enquanto parte dos Elfos defendia o uso de outra. Não teve Melkor no meio, mas acabou gerando um monte de confusao e uma certa desilusao.

Feanor era um desajustado desde criança. Ele nao suportava a madrasta, considerava um desrespeito com a mãe, etc, etc, etc
 
Hehe, melhor frase q eu ja ouvi nesse forum:

Olwë disse:
Mas as coisas que ele decidia fazer eram estúpidas, de modo que acabava fazendo burradas bem feitas.

Parece q quase todo o mundo concorda q o Fëanor era O Cara, mas tb era A Anta.
 
Prime Nazgûl disse:
Hehe, melhor frase q eu ja ouvi nesse forum:

Olwë disse:
Mas as coisas que ele decidia fazer eram estúpidas, de modo que acabava fazendo burradas bem feitas.

Parece q quase todo o mundo concorda q o Fëanor era O Cara, mas tb era A Anta.

É básicamente isso que eu queria salientar. Acho hiper válido que passem a lupa nos seus defeitos e qualidades, pra termos de exploração psicológica e literária.

Mas quando apenas o fazem pra apenas um dos dois, aí já fica tendencioso demais.

Porque considero isso ruim? Porque você acaba se prendendo a apenas um lado da moeda, quando ambos poderiam ser apreciados, à sua própria maneira. Por isso adoro explorar o perfil tantos dos mais bonzinhos quanto dos mais babacas, que é o caso do Fëanor.

Mas de forma ampla.
 
Eu acho que Melkor acertou direitinho em ter provocado logo ele. Viu que era a isca certa pra poder arrumar uma bagunça em Valinor e ainda se mandar de lá...
É bem na cara que Fëanor sempre foi orgulhoso e esquentadinho, nunca foi flor que se cheirasse nem alguém que eu convidasse pra passar o natal em casa. Mas eu tenho uma certa dificuldade em imaginar que ele teria queimado os barcos se não fosse as mentiras de Melkor. É uma atitude morgothiana demais pra um elfo, mesmo pra um tão babaca. Essas "mentiras", eu entendo como uma espécio de feitiço mesmo. Não era só lorota, Feänor já não era mais dono de si, já estava louco.
 
Cara, gosto muito do Fëanor, e acho ele Brilhante. Estúpido de modo algum.. pode ser ganancioso, ou muitas outras coisas mais, mas estúpido não. Ele era O cara :)
 
O tópico não discute se Fëanor era poderoso ou estúpido. Discute se era brilhante (inteligente) ou estúpido.

Muitos aqui estão confundindo poder com inteligência, que não são duas coisas equivalentes em Tolkien.

Tolkien difere bem duas espécies de poder mental: há a inteligência e há a malícia (sutileza).
Ambas são formas de encontrar meios de interferir no mundo para modificá-lo, de modo que um personagem pode ser poderoso, e, por isso, capaz de superar outros em jogos mentais, sem que mereça ser considerado inteligente.

Por exemplo, Gollum e os orcs eram maliciosos. Eles tinham poder mental, mas não eram inteligentes, no sentido tolkieniano.

Por esse prisma, podemos afirmar que Finarfin era mais inteligente que Fëanor, apesar de que Fëanor era, com certeza, mais poderoso. Afinal, Fëanor convenceu (com malícia) os Noldor a fugirem de Aman, mas Finarfin foi inteligente o suficiente para desistir quando surgiu a última oportunidade.

Dizer que Fëanor era O Cara não significa dizer que ele era inteligente (brilhante). Significa, simplesmente, que ele era muito poderoso, e isso ninguém nega.

Agora, de que maneira Fëanor expressava esse poder mental?

Reformulo a questão para: seus grandes feitos eram muito inteligentes, ou muito maliciosos?

Alguém (Tilion) poderia afirmar que, no início, Fëanor expressava todo o seu poder mental através da inteligência...
Bem, talvez na mente de Ilúvatar ele fosse inteligente, mas em Arda ele expressou a maior parte de seus poderes mentais por meio da malícia.

E como a malícia é uma faca de dois gumes, tudo que fazia acabava mal.

É por isso que, entre brilhante ou estúpido, Fëanor era muito, muito, MUITO estúpido. :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.584,79
Termina em:
Back
Topo