Lindoriel
Saurita Catita
os dois são primogênitos (ô raça...)
Mas eu tbm sou primogênita!!
De resto, Fëanor se ferrou porque não podia, nem de longe, se confrontar com o poder de Melkor.
Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
os dois são primogênitos (ô raça...)
Mas eu tbm sou primogênita!!
De resto, Fëanor se ferrou porque não podia, nem de longe, se confrontar com o poder de Melkor.
Fëanor só queria suas jóias de volta, mas penso que foi muita "zueira" por muito pouco; ele mata um monte de gente, coloca até os filhos na parada, abandona o irmão e possivelmente abandona a esposa (ele abandona? Ao que parece a deixa pra trás só pra ir atrás das Silmarils...) por causa de objetos inanimados...
Melkor e Fëanor pra mim são "crianças" mentalmente falando. São apenas pessoas que querem as coisas do jeito que almejam, sem se importar com nada nem ninguém a volta deles.
Por isso eu votei que sim na enquete.
Para mim, ser senhor do escuro não é exatamente dominar Arda ou querer ver o mundo queimar. É mais uma questão de responder à pergunta "O que você faz em Arda" Se sua resposta for "O mal", pronto. Você já é um senhor do escuro, à sua maneira, claro.
E assim é com Fëanor. Ele não era declaradamente um senhor do escuro, mas agia como um e, se mais situações se apresentassem, ele continuaria agindo assim. Se ele tivesse vivido para ver o fim de Melkor e Sauron, na primeira oportunidade ele revelaria seu caráter, que está perfeitamente descrito na citação a cima.
Ele infelizmente era um sujeito mau, que não ligava para ninguém, apenas para si mesmo. Ou seja: um senhor do escuro perfeito.
Nem vou falar mais nada, já que Lindoriel já disse tudo o que eu ia dizer...
Mas é isso aí. Fëanor seria um dark lord perfeito. Só faltou chance. Ou não...
Ah, e desculpas como "mataram o pai dele" e "roubaram suas jóias mais queridas" não colam não. Quantas pessoas têm tudo o que amam destruído e nem por isso se revoltam?
Eu já acho que se por algum milagre ele tivesse conseguido derrotar Morgoth e reavido as Silmarils, as mãos dele iriam queimar como as mãos de Melkor e as mãos de Maedhros e Maglor,e percebendo então que ele não poderia continuar com as Silmarils eu acho que ele iria ou se matar junto com os seus filhos, ou recorrer aos Valar e pedir perdão e ai seja o que Erü quiser.
Provavelmente iam sim!!! A capacidade de calcinar o mal foi colocada lá pela benção de Varda e não pela presença da essência espiritual( provavelmente) doada pelo próprio Fëanor ou por causa da matéria-prima constituída pela luz combinada das Árvores. O Silmarillion deixa claro que os silmarils NÃO teriam queimado Maedhros e Maeglor no início da Guerra das Jóias mas, depois das atrocidades que eles cometeram, a coisa mudava de figura.As Silmarils queimariam as mãos de seu próprio senhor e criador?! Mas vem cá, se não queimaram no começo, iam queimar depois?
Muito apropriado pra citar aqui:.
Também penso que as Silmarilli o repeliriam, o que seria, no mínimo, um espetáculo digno de ser visto. Imaginem só o escândalo que Fëanor faria...
Fëanor em uma gravura que, ironicamente, também serviria para retratar Morgoth:
Ver anexo 49724
.
Os dois, Fëanor e Melkor, na verdade, começaram sendo muito parecidos mesmo, embora ele fosse ainda mais parecido com Sauron e, em vários aspectos, a "mensagem" do Silmarillion não deixa de ser essa mesmo, como dizia Nietszche, filósofo com o qual Tolkien,tardiamente na vida, dialogava de forma metatextual.
A famosa citação de Nietzsche, no Assim falou Zaratustra.
Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você.
Friedrich Nietzsche
Melkor foi adiante por causa do Sauron!!
Quem seria o "Sauron" do Fëanor, ou seja, a pessoa que ia colocar aquela cabecinha foguenta pra pensar um pouco melhor?? Diz-se que Fëanor só aceitava conselhos DA ESPOSA e olhe lá (coitada dessa mulher, imaginem as brigas que não deviam rolar em casa... aturar Fëanor não devia ser fácil!!), será que ele aceitaria de um general??
E Melkor provavelmente só aceitou de Sauron pq o Sauron, quando queria, se fazia de BEM submisso e "mansinho", vide Ar-Pharazon.
- - - Updated - - -
As Silmarils queimariam as mãos de seu próprio senhor e criador?! Mas vem cá, se não queimaram no começo, iam queimar depois?
Exatamente. Como já foi citado aqui, a bênção de Varda servia para afastar tudo o que fosse mau das Pedras, por isso com certeza seu criador teria as mãos queimadas por elas e, como disse o Tar Mairon, faria um escândalo por causa disso. Aí mesmo é que eu tenho certeza de que ele iria cair ainda mais no mal, de tanta revolta que ele sentiria ao ver o que aconteceu com suas mãos, as mesmas mãos que criaram aquelas obras.
Como ele sempre arranjava um culpado para o tudo de mau que o afligia ou que ele mesmo provocava, logo Varda seria acusada de traí-lo.
Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você.