Edu disse:
Imagine se o Paraná no 1° jogo do confronto contra o Vasco não tivesse sido "operado" em São Januário com um penalty que não houve. Com 2x1 fora e 1x0 em casa, pelo gol marcado fora, ele teria se classificado e poderíamos até ter tido a mesma final da segunda divisão se repetindo na primeira.
Acomphanei este jogo e realmente o Paraná foi roubado de forma escandalosa. O Vasco, que havia terminado a primeira fase em 5°, só superou o time paranaense devido a um equívoco ($$$) do juiz.
Edu disse:
Eu o que acho rídiculo por todos os fóruns que eu passo é ver torcedor do Fluminense que via de regra até hoje não engole a eliminação pro São Caetano por ele vir da segunda divisão sendo que o Flu foi catapultado da terceirona pra primeira
A derrota do meu Flu para o Sao Caetano naquele ano é uma das coisas que mais me entristeceram no futebol. O tricolor das laranjeiras havia sido, passando muito sufoco, campeão da terceirona no ano anterior, chegara à primeira divisão pela portas dos fundos, depois de um convite, sem a necessidade de disputar a segundona. Convenhamos que até fez uma campanha digna naquele campeonato: acabou a primeira fase em terceiro lugar no desempate com o Sport de Leão. No primeiro jogo contra o São Caetano, no Parque Antártica, chegou a estar vencendo por 3 x 1, mas perdeu a vaga em lamentáveis falhas do goleiro Murilo em duas cobranças de faltas defensáveis executadas pelo Adhemar, uma delas no primeiro jogo rebatendo a bola para o meio da área e outra no Maraca levando um frangaço. Lembro de uma foto com o Murilo tentando defender a bola de olhos fechados, uma das cenas mais patéticas que eu já vi.
O que me entristeceu não foi a derrota em si, nem a desclassificação em pleno Maracanã, foi a forma que ela aconteceu, pois já poderíamos ter vindo de SP virtualmente classificados. Naquele jogo o Flu foi medroso, pois o empate em até dois gols nos classificaria, sendo castigado com uma falha grosseira do seu goleiro.
Ah, o fato da campanha do Flu ter sido digna naquele ano em nada diminui a BABAQUICE de disputar a divisão de Elite como convidado, principalmente pq se a regra previa que três clubas da segundona teriam chance de ir às finais, por que é que ele não disputou a segundona logo de uma vez? Agora o Flu sempre dará margem para dizerem o que dizem com razão: o Flu não conquistou o direito de disputar a primeira divisão.
[F*U*S*A*|KåMµ§ disse:
]A minha pergunta ainda é pq q é válido se adicionar regulamentos no meio d um campeonato (sem o consenso d todos) só por se tratar da CBF.....
Na verdade não é mais válido, com o Estatuto do Torcedor estamos protegidos desses absurdos. O problema é que naquela época isso não só era possível como corriqueiro. Tenho certeza que, assim como eu, você cresceu aturando mandos e desmandos do Caixa D'água.
[F*U*S*A*|KåMµ§ disse:
]
Se ela keria peitar o C13 pq naum ignorou logo essa copa?
Porque neste caso o buraco é bem mais embaixo. A CBF em si não é uma entidade ruim, aliás ela é primordial segundo a FIFA, o que gera problema são os cartolas de cá (CBF) brigando com os cartolas de lá (C13). Os cartolas brigam por mais influência política e mais dinheiro enquanto o futebol fica em segundo plano.
[F*U*S*A*|KåMµ§ disse:
]
A partir do momento q passam a considerá-los, esses times deveriam concordar com as regras.....o q naum ocorreu......naum houve acordo até onde eu sei.....
Não, realmente não houve acordo, mas naquela época não era necesário acordo, aliás foi justamente por não haver acordo é que surgiu o C13. A politica imposta pela CBF (fazer campeonatos com mais de 100 clubes por exemplo) era necessária para agradar ao clubes pequenos, muitos deles ligados a políticos (como José Estevão ao Brasiliense) e por aí vai. Mas tal política era horrível para os grandes clubes que perdiam muito dinheiro com a fórmula e por isso vieram com a idéia da Liga Nacional de Clubes e do campeonato com a primeira divisão com 16 equipes.
[F*U*S*A*|KåMµ§ disse:
]
PS: estou dando a minha opinião d flamenguista.....ñ estou a fim d kerer conquistar esse titulo legalmente.....por aki mta coisa legal ñ dá pra se confiar.....
Realmente, se falarmos "Que se dane a justiça!", neste caso, o título pertence ao Flamengo. Não, talvez deva pertencer ao Corinthians, não deve pertencer Atlético Mineiro...
Sem a justiça que parâmetro vamos ter para decidir o campeão? Afinal, sem a justiça nem mesmo a garantia do cumprimento das regras nós temos. (Por pior que você a veja, tenha certeza que sem ela é impossível)