Li uma coisa em "O Silmarillion" que me deixou pensativo. Na parte da
Ainulindalë é dito que:
Disse-lhes então Ilúvatar: - A partir do tema que lhes indiquei, desejo agora que criem juntos, em harmonia, uma Música Magnífica. E, como eu os inspirei com a Chama Imperecível, vocês vão demonstrar seus poderes ornamentando esse tema, cada um com seus próprios pensamentos e recursos (...)
O Silmarillion, p.3
Aqui tudo está bem claro: a
Chama Imperecível dá vida às coisas, anima-as. E provém de Ilúvatar.
Mais adiante é dito que após o final dos tempos Ilúvatar:
sentindo-se satisfeito, concederá a seus pensamentos - pensamentos dos Ainur e dos Filhos de Ilúvatar - o fogo secreto.
O Silmarillion, p.4
Interessante que aqui, "fogo secreto", está escrito em minúsculo e isso me fez pensar: quando esse "fogo" seria um sentimento e quando esse "fogo", ou "chama", seria uma
entidade, algo superior? Quando Gandalf diz que é um servo do
Fogo Secreto está escrito em maiúsculo, o que denota servidão a algo bem mais concreto, - não estou dizendo que esse Fogo não possa ser um sentimento e que também nem um sentimento seja concreto - uma servidão a uma
entidade e não a um
sentimento.
Continuando:
Muitas vezes, Melkor penetrara sozinho nos espaços vazios em busca da Chama Imperecível, pois ardia nele o desejo de dar Existência a coisas por si mesmo; (...) E no entanto ele não encontrou o Fogo, pois este está com Ilúvatar.
O Silmarillion p. 4
Tudo bem, essa passagem só ratifica o que já foi dito: Eru inspira o que existe com sua
Chama/Fogo e esta está com ele, apenas.
Isso também indica que o
Fogo Secreto é o próprio Eru: as coisas só existem por causa dele, ele dá vida a tudo; por isso Gandalf diz ser servo do tal
Fogo.
Interessante, uma vez que o Fogo está com Ilúvatar, pode ser dado por ele e ele
é o Fogo só mostra um paralelo com o Deus cristão (bem presente no mundo de Tolkien).
Está na bíblia escrito que:
Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.
I João 4:8
Quando se diz que Eru dará aos pensamentos o
fogo secreto, entende-se que Eru dará a todos o amor, ou outro sentimento? Que tal o Deus cristão é Amor - sentimento e personificação - tal é o deus do mundo de Tolkien?
E que o
Fogo está em constante harmonia com Eru, tal como o Filho e/ou o Espírito Santo estão em constante harmonia com o Pai?
Tudo indica que sim. Só que aí vem uma coisa mais adiante na parte do
Valaquenta que diz:
Então, Ilúvatar deu Vida a essa visão e a instalou no meio do Vazio; e o Fogo Secreto foi enviado para que ardesse no coração do Mundo; e ele se chamou Eä.
O Silmarillion, p. 15.
Ué? O
Fogo não estava com Ilúvatar? Não era o
próprio Ilúvatar? O que esse
Fogo está fazendo no coração do mundo?
Ou será que o próprio Eru habita no centro no mundo? Será que alguém vai gritar "Ilúvatar é UM e não uma dualidade"?