• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gigantes

  • Criador do tópico Criador do tópico KADU
  • Data de Criação Data de Criação
Hmmm, isso soa estranho, creio eu. Caradhas (ou as proprias montanhas sombrias) não eram criações de melkor. Não como criaturas... e ele não deixou parte da vontade dele nelas, pois ele apenas ergueu as montanhas, como um muro. Acho que ele não presisou disso...
Minha opnião é que Caradhas possuia uma "conciencia". Ele provocou a tempestade, mas os gigantes (que eu acredito serem especies de trolls) jogavam grandes blocos de pedras e neve. Talvez à mando do Caradhas talves - quem sabe o proprio "Caradhas" não seja um maiar que vive na montanha, ou tenha incorporado à montanha em si... hmmm
 
Essa explicação não me satisfaz. Caradhras não tinha consciência, isso é certo. Era uma crença de Gimli que não era comum aos outros.
Não podia ser Maia, e Gandalf quer falar com uma pessoa ao invés de uma montanha. Parece dizer que são gigantes mesmo, como conhecemos nos RPG's. Não uma montanha.
 
O problema é que se os gigantes provocassem as tempestades, eles deviam ser no minimo maiares - Pelo menos eu acho. Fazer tempestades como aquelas que fazem barreiras de gelo não são normais, nem faceis de fazer.
 
Mas esses tais gigantes não faziam tempestades! Quem disse isto? Em que livro isso está escrito? (Até coisas que estão num dos livros podem não ser confiáveis, principalmente O Hobbit)
 
Se não me engano vários defenderam esta idéia, Mulder. Acho isto um absurdo em termos de Tolkien. Ele era completamente coerente em suas idéias, sem muitas surpresas e coisas hiperfantásticas. Montanhas conscientes são uma crença como as dos índios que adoram a Chuva, a Lua, e o Sol. Gimli fazia parte do povo mais místico de todos, os anões.
Sorry, Mulder. Creio que fui rude em meu post anterior. :| :wink:
 
Sobre gigantes eu não tenho muitas dúvidas. Mas e sobre Beorn? De onde ele surgiu? Como foi criada a raça dos troca-peles? Onde existem mais deles? São imortais?

Ah! Só uma observação:
Maia > singular
Maiar > plural
 
Nossa... se vcs forem entrar no assunto Beor aí é que a coisa complica mais ainda.... 8O 8O

As coisas em O Hobbit que não fazem sentido no contexto da mitologia final de Tolkien devem ser desconsideradas porque a própria idéia do livro era outra.
 
E é pra ficar complicado! Se Tolkien quisesse ignorar Beorn, ele não o citaria nas outras obras, fazendo alusão aos Beorningas, povo de Beorn.
 
Tolkien não queria ignorar nada, pelo contrário, ele passou boa parte de seu tempo tentando adaptar o que ele escreveu em O Hobbit na mitologia final do Silmarillion. Infelizmente em muitos pontos ele simplesmente não conseguiu. E esses pontos como gigantes de pedra, cachorros e pôneis falantes que andam em duas pernas e colocam a mesa do jantar, seres humanos mágicos e transmorfos, devem simplesmente ser desconsiderados ou no máximo deixados como estão. Porque explicação para eles não existe.
 
Eu naum desconsideraria O Hobbit, tudo bem q ha certas partes do livro q naum tem explicação mas se O Hobbit fosse ''inútil'' para a mitologia de tolkien ele naum faria o SdA uma sequencia de O Hobbit e sim um livro separado onde ele pudesse ajustar com sua mitologia mais antiga, mas naum, ele preferiu juntar tudo num lugar só, ficaram inconscistências?Sim, mas deixar isso delado é exagero.
 
Eu prefiro acreditar que os gigantes são Trolls da monha 'ligeiramente' maiores que o normal.
 
Desconsidere O Hobbit e Melkor te leva para o vazio onde ele tá... :evil:

Mas bem, gigantes eram gigantes! Seres maiores que o normal que atiravam rochas da montanha. Não eram trolls, não eram montanhas, eram gigantes! Assim como a Ungoliant era uma aranha, não um orc desfigurado que fica andando de quatro. :roll:

Tentar explicar isso é tão difícil como explicar Beorn e os homem-urso semelhantes à ele... Teremos teorias e teorias, mas chegar ao que Tolkien pensava é difícl... :obiggraz: O que lhes garante que Tolkien não quis esses elementos como uma incógnita a mais em seu mundo? :aham:

E graças a elas nós podemos discutir e dar opiniões!!! :mrgreen: (E que elas não pare! 8-) )
 
Quanto à Beorn, ele não pode ser desconsiderado Elrond (se eu entendi o que vc postou). Se lenbra que ele foi uma peça chave na vitoria na batlha dos 5 exercitos, pois ele que destroçou a guarda pessoal do Orc Chefe lah (to sem saco para olhar no livro e ver o nome do kra, desculpem se eu estou errado :wink: ).

E pq Caradhas naum pode ter conciencia? Por que isso fugiria de uma logica? Tipo, eu creio que faz bastante sentido, assim como as arvores falam (não soh os Ents), pq as montanhas não teriam essa, digamos, "inteligencia"? Afinal, elas são as arvores de Aulë, saca?É o que eu acho. :mrgreen:
 
Afinal, elas são as arvores de Aulë, saca?
opa! nem todas as montanhas foram criadas diretamente or aule, ate porque a TM sofreu diversas mudancas com a Guerra da Ira, e como diz no Silma (diz mesmo, mas nao to com saco de procurar :mrgreen:), Novas montanhas se formaram, rios secaram, florestas desapareceram e etc.... Portanto, Caradhras pode ter sido apenas uma deformacao da terra, mas pode ter sido tambem criacao de Aule, dai podendo se cogitar a possibilidade de ela ter consciencia de acordo com o seu argumento. :wink:
 
Axu mais provável q fossem tipu trolls a serviço d Saruman.. issu explicaria mta coisa...
 
A nevasca pode ter sido feita pelo Saruman... mas pedras caindo, rolando, e etc etc acho q foram os Trolls (dah um gostinho mais uau na história :mrgreen: )
 
Não confundam com o que o filme mostra. Nele, Saruman é o causador da tempestade, apenas para deixar ele com um ar ainda maior de "vilão".

No livro, é o próprio Caradhras, aliás, a natureza severa da região que causa a nevasca.

Saruman ainda estava limitado por seu hröa e, mesmo que não estivesse, quem disse que ele teria tamanho poder sobre o clima? Ele era um Maia, não um Vala.

Realmente, vocês adoram "viajar"...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.584,79
Termina em:
Back
Topo