Clara
Perplecta
Li apenas o livro "O Chamado de Cthulhu e Outros Contos" da Editora Hedra, e é com certeza o melhor livro de terror que já li. De verdade, não consegui ficar com "medo" em nenhum dos contos, mas mais com curiosidade e ao mesmo tempo aflição da descoberta. Exceto com o conto "O Assombro nas Trevas". Ler às 3 da madrugada completamente no escuro (só com a iluminação da TV) um conto que falava sobre um monstro "invisível" que vivia na escuridão, me fazia perder um pouco de masculinidade toda vez que eu ouvia um barulho estranho enquanto lia, hahaha.
Se HP Lovecraft não tivesse mérito por criar ótimas estórias de terror/horror (pq realmente, ele tem), já seria suficiente louvá-lo pelas criaturas horrendas que ele criou, com a sempre supremacia de Cthulhu.
Acho que o que pega com Lovecraft é realmente o medo do desconhecido. Ninguém nunca soube, por exemplo, qual é a forma de Dagon, e mesmo assim ele é uma criatura assustadora, simplesmente por como Lovecraft descreve o personagem que o estava vendo. Lovecraft nunca precisou descrever uma criatura para torná-la horrenda, mas apenas aquele que a observa.
E já que o tópico é sobre Lovecraft, alguém aí tem o Necromicon? Eu tenho vontade de comprar o livro, mas ao mesmo tempo é um dos livros que mais tenho medo de ver na vida.
Mas você sabe que o Necromicon é um livro fictício, né?
Ele só existe nas histórias lovecraftianas e faz parte dos mitos que ele criou. =/
Quanto ao medo, Lovecraft escrevia muitas de suas histórias inspirado em sonhos, de maneira que elas têm mesmo esse clima de sonho (ou pesadelo) em que a gente tem medo de algo que não sabe muito bem o que é, que não faz muito sentido, ainda que, ou por isso mesmo, nos faz sentir um pavor que não sabemos explicar, mas que o Lovecraft sabia narrar muito bem.

Este tópico eu fiz pra o autor da semana, se estiver interessado dá uma olhada nesse tópico aqui, @Rauthar Hast, que é o tópico principal do Lovecraft.
Lá tem bastante informação sobre o autor.