Ressuscitando esse tópico depois de treze anos para comentar sobre o documentário "10 anos com Hayao Miyazaki" que terminei de ver umas horas atrás e está disponível abertamente no site da NHK (a emissora estatal japonesa).
Links diretos para facilitar:
An exclusive, behind-the-scenes look at the genius of Japan's foremost living film director, Hayao Miyazaki -- creator of some of the world's most iconic and enduring anime feature films. Miyazaki allowed a single documentary filmmaker to shadow him at work, as he dreamed up characters and plot...
www3.nhk.or.jp
An exclusive, behind-the-scenes look at the genius of Japan's foremost living film director, Hayao Miyazaki -- creator of some of the world's most iconic and enduring anime feature films. Miyazaki allowed a single documentary filmmaker to shadow him at work on what would become his 2008...
www3.nhk.or.jp
An exclusive, behind-the-scenes look at the genius of legendary Japanese animator and director Hayao Miyazaki. For a decade, he allowed a single documentary filmmaker to shadow him. Sparks begin to fly as he and his son, Goro - an up-and-coming director - work on the film "From Up on Poppy Hill"...
www3.nhk.or.jp
An exclusive, behind-the-scenes look at legendary Japanese animator and director Hayao Miyazaki. For a decade, he allowed a single documentary filmmaker to shadow him. At age 72, he takes on a new challenge - one that would become the highly-acclaimed "The Wind Rises" (2013), Miyazaki's first...
www3.nhk.or.jp
Basicamente um repórter seguiu o trabalho do
Véio entre 2006 e 2013 (não dá 10 anos, a menos que eu tenha dormindo em algum momento, mas parece que o documentário só foi finalizado em 2016) durante a produção de Ponyo e Vidas ao Vento, mas também mostrando bastante informação legal sobre as obras anteriores dele e o trabalho dentro da Ghibli.
O relacionamento dele com o filho (Goro Miyazaki) é invocado a toda hora, com direito a umas opiniões
extremamente sinceras, espetadas dignas de revista de fofoca, falas como "Ele não é adulto ainda" e a reação do pai durante a premiere da adaptação esquisita de O Feiticeiro de Terramar, dirigida com total controle criativo por Goro e que desagradou à Ursula K Le Guin, que esperava que ela fosse dirigida pelo Hayao -- mas não posso falar muito disso porque deixei pra assistir só depois de ler o livro, coisa que estou me prometendo fazer desde quando ela era viva.
Tem narração em algumas línguas e, como previsivelmente eu não entendo nada de Japonês, fui com a de inglês mesmo. Só a narração é em inglês e os trechos dos filmes e as entrevistas tem legendas, sem aqueles voice-overs chatos. Não sei dizer se tem muitos erros factuais nela mas dá pra perceber algumas coisas meio tontas como chamar o
Mitsubishi A6M Zero de
jato ... o tradutor deve ter pensado que aquela coisa gigante girando na frente era um ventilador pra refrescar o piloto.
Ah, aquela citação do "Anime was a mistake" é fake e só usa umas imagens desse documentário com legendas alteradas e, embora tem umas boas conversas entre o Miyazaki e o Hideaki Anno, aquelas zoeiras com Eva vem
desse vídeo completamente aleatório (que a
@ohtori encontrou aqui).