• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Linux] Indice - Review de Distros

• Criador do tópico Criador do tópico Omykron
  • Data de Criação Data de Criação

Omykron

far above
Fica aberto aos usuários uma forma de fazer review de suas distros linux preferidas.
para tal, pedimos que sigam apenas uma pequena regra

a- Verifiquem aqui neste indice a URL para as distros
b- Mantenham neste formato:

• Nome da distro
  • Versão
  • Número de CDs/DVDs
  • Ambiente e sua versão (KDE, GNOME, etc)
  • Sempre coloque a tag [REVIEW] no título do seu tópico para facilitar a identificação.
c- No caso de atualização, edite o titulo do tópico englobando as versões, e cada post sobre o review mediante as mudanças de uma versão a outra, assim como a url para o post com a nova versão.
d- Para fins de contribuição, está aberto aos usuários complementarem e auxliarem em alguns aspectos, se assim for possivel, sendo aberto até para tira duvidas

Última edição:
http://www.sabayonlinux.org/
Sabayon Linux
Versão 3.25c
1 DVD
KDE (Com opção de se escolher no boot com Xgl ou sem Xgl)

Alguém aí conhece essa distro? Ela é baseada no Gentoo, e tem o objetivo de ser "instale e use imediatamente", bom pra iniciantes.

Ubuntu
8.10 x64 - Gnome

estou gostando muito, flui muito bem, vou ter q reinstalar assim q possivel pq modifiquei tanto q ja nao estou conseguindo voltar atras.

o flash nao é muito facil de instalar mas se procurar vc acha estou com um prob com o "comix" e agora com o blender, mas acho q foram as modificações q eu fiz.

Vou postar aqui enquanto eu não venço a preguiça e crio um tópico mais completinho... XD

Nome da Distro - Slackware
Versão - 13.1
Nº de Cd's/Dvd's - 2 a 3 [+ 3 de códigos fontes] (Cd's) e 1 (Dvd)
Ambiente - No momento Xfce, mas não curto muito. Estou terminando de configurar meu Blackbox e meu Fluxbox para usá-los. Gosto de ambiente bem leves que fazem uma ponte entre o modo gráfico e o modo-texto.

Ps.: o Slackware é minha distro principal mas, como secundária, eu não abro mão do Debian. ;-)

Ubuntu 11.04
Gnome

Encontrei bug com hd sata e driver NVidia.
Para que ele reconheça o HD é preciso ir no terminal e digitar: sudo dmraid -rE
Isso vai fazer ele remover o que estiver impedindo o Ubuntu de reconhecer as partições.
O Bug com o driver NVidia faz com que ele aumente a frequência do monitor, impedindo que o sistema seja iniciado, só aparecerá "Sinal de entrada não suportado".
Pelo Grub é possivel iniciar em modo seguro e carregar o driver para monitor genérico, isso faz perder a qualidade do vídeo, mas então com acesso à internet se pode baixar o driver mais recente do NVidia para Linux no próprio site NVidia.
O problema de frequência sumiu depois disso mas as janelas as vezes ficavam completamente brancas, só resolvi isso depois que ativei o Compiz.
Fora os bugs, é muito bom usar esse sistema.

Recentemente instalei o linux mint Lisa, que é baseado justamente no ubuntu 11.10.Achei esta versão do linux mint mais leve, e vc tem a opção de baixar com ou sem os codecs. Vale a pena conferir ;)

Ubuntu 11.04
Gnome

Encontrei bug com hd sata e driver NVidia.
Para que ele reconheça o HD é preciso ir no terminal e digitar: sudo dmraid -rE
Isso vai fazer ele remover o que estiver impedindo o Ubuntu de reconhecer as partições.
O Bug com o driver NVidia faz com que ele aumente a frequência do monitor, impedindo que o sistema seja iniciado, só aparecerá "Sinal de entrada não suportado".
Pelo Grub é possivel iniciar em modo seguro e carregar o driver para monitor genérico, isso faz perder a qualidade do vídeo, mas então com acesso à internet se pode baixar o driver mais recente do NVidia para Linux no próprio site NVidia.
O problema de frequência sumiu depois disso mas as janelas as vezes ficavam completamente brancas, só resolvi isso depois que ativei o Compiz.
Fora os bugs, é muito bom usar esse sistema.

Ubuntu é bem bacana. Foi minha primeira distro. Agora, eu não fazia idéia desses bugs, aí. Um conselho: se ainda não enviou, envie um e-mail para os responsáveis pelo projeto alertando sobre esses bugs e mostrando o que você fez para corrigi-los. Assim eles vão poder corrigir os bugs o mais rapidamente possível. ;-)

[]'s!

Recentemente instalei o linux mint Lisa, que é baseado justamente no ubuntu 11.10.Achei esta versão do linux mint mais leve, e vc tem a opção de baixar com ou sem os codecs. Vale a pena conferir ;)

Linux Mint: eis aí uma distro que, nos últimos tempos, eu só tenho ouvido falar maravilhas e estou muito curioso para testar. Acho que vou instalar no pendrive e testar como LiveUsb, :-)

[]'s!

Eu gostava do Ubuntu, mas não gostei da nova interface com Unity, achei muito pesada e pouco funcional.

Não cheguei a testar a versão 12.04 LTS, somente a 11.10.

Mas vi uma notícia que me agradou. Me parece que a próxima versão vai ter a opção de usar o Gnome 3.6.

Mais informações no link: http://www.ubuntubrsc.com/tudo-que-voce-queria-saber-sobre-ubuntu-12-10.html.

Não sei vocês, mas eu não estou gostando da nova geração de interfaces Linux.

Sempre usei Gnome, mas o Gnome 3 também não me agradou.

Última edição:
Kubuntu
12.04
Sei lá quantos CDs. Baixei a ISO
Tudo que o Ubuntu tem de melhor, e com o melhor gerenciados de janelas, KDE 4. Só é um pouco difícil de mexer.

Linux Mint: eis aí uma distro que, nos últimos tempos, eu só tenho ouvido falar maravilhas e estou muito curioso para testar. Acho que vou instalar no pendrive e testar como LiveUsb, :-)

[]'s!
Linux Mint já é top 1 no DistroWatch

Eu gostava do Ubuntu, mas não gostei da nova interface com Unity, achei muito pesada e pouco funcional.
Todos estão estribufando com o Unity, acabou com o crédito do Ubuntu. Tá saindo mais em conta usar outras distros baseadas em Ubuntu, com outro gerenciador de janelas.

Vou postar com relação a finalidades;

- Rápida instalação/configuração: Ubuntu (indiferente versões) - Recomendo por causa da comunidade - não recomendado para desenvolvedores.
- Aprendizado: Slackware (4.0+)
- Robustez: Red Hat (indiferente versões)
- Média utilização: Debian, CentOS

Levando em consideração instalações básicas, sem ambiente gráfico, visando a tentativa de melhor concepção de um sistema Unix-like.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back