Se fosse assim, o primeiro estúdio que PJ levou o projeto de SDA teria aceitado a proposta, e não o último. Na época os críticos achavam que SDA seria a causa da falência da New Line, por diversos motivos e entre eles o desconhecido Peter Jackson. Para a indústria hollywoodiana ele era desconhecido também.
Olha, as apostas da crítica em relação ao SdA do Peter Jackson, no geral, eram bastante positivas dado o fato do filme ser feito como trilogia, de cada uma das partes corresponder a um dos livros originais, e , também, pela repercussão bastante positiva das enormes entrevistas dadas já com bastante antecedência em 1999 ou 2000.
O cara mostrou que conhecia bastante a obra, respondeu duas séries de vinte perguntas cada escolhidas por aficcionados do autor. O cineasta tinha recebido uma aclamação da crítica praticamente unânime pelo trabalho feito em Almas Gêmeas e nos Espíritos e só era meio "esquecido" em 1999 pro "povão" dos produtores justamente porque ficou quatro anos sem filmar por conta de estar negociando os direitos da Trilogia. Mas , de qualque forma , um autor que teve um filme produzido por Robert Zemeckis e distribuído mundialmente como os Espíritos e que foi diretor e escritor de um filme que concorreu ao Oscar de Melhor roteiro como Almas Gêmeas nunca poderia ser considerado "um desconhecido" ao fazer um filme como SdA.
E PJ e a Weta realmente provocaram um frison quando mostraram os efeitos com a computação gráfica e liberaram o trailer teaser no ano 2000. Todo mundo ficou entusiasmado e otimista inclusive eu que na época fiquei horas pra baixar o trailer de trinta megas no dial-up. ( Acreditem era muita coisa naquela época).
Também o orçamento divulgado na época da primeira entrevista de cento e cinquenta milhões de dólares incrementado para trezentos milhões durante a produção e filmagem mostram que todo mundo estava otimista com os resultados e dificilmente crendo que a New LIne poderia ir à falência por bancar a empreitada.
Honestamente, não vi nenhum comentário na época apostando que a New Line poderia "falir" com a produçaõ do SdA até porque ela já contava com o apoio da Time Warner que na mesma época estave enchendo os tubos de dinheiro com outras produções cinematográficas hiperentáveis, Harry Potter e a então inconclusa trilogia Matrix. Tanto é que dois anos atrás a New Line deixou de existir como estúdio separado.
In 1993, New Line Cinema was acquired by Ted Turner's Turner Broadcasting System, which then merged with Time Warner in 1996. While fellow Turner-owned studios Hanna-Barbera Productions and Castle Rock Entertainment eventually became absorbed into Warner Bros., New Line was kept as its own entity until February 28, 2008 when Time Warner CEO Jeffrey Bewkes announced that New Line would shut down as a separately operated studio.