Maedhros disse:
Sobre a quebra do cajado de Saruman eu concordo que deva ter sido simbólica, mas ainda acho que o cajado tinha alguma importância como método que canalização mágica. Como seres imortais criados pelos Valar, eles talvez poderiam utilizar seu poderes livremente, como fariam os Ainur. Mas estando presos a corpos e mentes humanas, talvez o cajado fosse o meio de manipular a parcela de poder que lhes sobrava. Portanto cabia a eles manter um cajado sempre.
Os istari não foram criados pelos Valar. Eles são maiar, ainur como qualquer vala. Em fána, o corpo não-biológico dos ainur, os istari não tinham qualquer limitação, poderiam usar seus poderes em sua totalidade. Quando os istari foram enclausurados em hroar, os corpos biológicos dos Filhos, eles foram limitados no uso do poder. Mas essa limitação não se deve à fragilidade do hroa, mas sim à menor capacidade do fea em controlar o hroa. Porque todo poder é realizado através da matéria. É por isso que um espírito, mesmo de um ainu, sem corpo é impotente. Assim, em um fána, que é praticamente uma corporificação do espírito do ainu, é quase totalmente controlável, mas um hroa é bem mais difícil. Portanto, Gandalf poderia usar tanto poder quanto conseguisse controlar através de seu hroa. E não poderia usar o cajado para usar mais poder do que já obtinha pelo hroa, já que o a sub-criatividade é exercida do fea pelo hroa, e não do fea para qualquer outra matéria, já que o fea é impotente sem o corpo. Logo, o único jeito de se extrair poder através do cajado é tornando o cajado parte do próprio hroa, se fundindo àquela madeira. Essa fusão seria do mesmo tipo da de Sauron ao Um, e de Morgoth à TM. Ligação essa inquebrável. Mas Gandalf quebra o seu cajado em Moria e não morre, nem Saruman em Orthanc. Portanto, não há ligação e o cajado não passa de um pedaço de pau onde velhos se apoiam.
anaobebado disse:
Em algumas partes de contos inacabados diz q gandalf morreu em moria e tomou corpo de uma chama encandesente mais ficou pouco tempo nessa forma entao quando morreu ele deve ter se transformado em um espirito e falado os valar q deve ter plenamente dado poderis para tomar o local de saruman , o ex branco e depois ele voltou para a terra media e entao se dirigiu com a ajuda da grande aquia para lorien e la galadriel deu suas vestimentas brancas e la ele deve ter feito seu cajado com a ajuda de celebron e galadriel e seus servos e depois ele fez o prometido aos valar e tomou o poder de saruman e o depois inutil !
Não foram os Valar que reenviaram Gandalf, e sim o próprio Eru, e foi Eru que concedeu a permissão para que Gandalf usasse mais poder, usando um fána ao invés do hroa. Em um fána Gandalf poderia usar a totalidade dos seus poderes, portanto não precisaria utilizar qualquer artifício. A continuidade do uso do cajado aponta somente que a utilidade dele era apenas simbólica, já que agora nem mesmo havia a necessidade de apoio.
Fingolfin *§* disse:
Nem Gandalf, nem os Valar e nem ninguém além do próprio Eru, poderia tirar o poder de Saruman...
Ele tirou o titulo de Saruman... e mostrou a ele que os Valar não o aceitariam de volta...
Mas Saruman manteve seu poder... limitado por estar portando um Hröa humano e não um fána divino... mas seu poder continuou intacto.
'
Essa questão é mais complicada. Certamente Gandalf não poderia retirar o poder de Saruman, já que este foi dado diretamente por Eru. Nem mesmo os Valar reunidos poderiam fazer isso. Mas Saruman perdeu seus poderes, o próprio Gandalf diz isso, e isso é demonstrado no Expurgo, quando não consegue nem mesmo matar Frodo. Dessa forma, algo fez com que Saruman fosse impedido de usar o poder ou este lhe foi retirado. Seja qual for, é necessário que Eru esteja envolvido. Eru talvez tenha incumbido Gandalf da tarefa de destituir Saruman, e a tornou efetiva, ou Gandalf foi inspirado a fazer isso, novamente com a efetivação partindo de Eru. Não é uma idéia estranha à Obra, vide o caso da maldição de Isildur aos Mortos.
Ah, uma curiosidade para os defensores do cajado potente, potencializador, canalizador, etc. Saruman após perder seus poderes continua usando um cajado.