Re: O Enem deste ano
Dorak, apesar de ser matemático, esse tempo não é real. Em algumas questões gasta-se muito menos tempo para encontrar a resposta correta, enquanto em outras ultrapassamos os 3 minutos facilmente, então fica elas por elas. Acaba que o tempo total torna-se suficiente para fazer com certeza as questões que tu sabe, deduzir as que tu está indeciso, e chutar as que tu não faz a mínima ideia.
No final de 2003, quando me formei no 3º colegial e tentei a prova para a USP, tínhamos aproximadamente essa mesma relação tempo/questão e isso nunca foi empecilho para as aprovações pra 2ª fase. Eram 4 horas (240 minutos) para fazer 100 questões, e eu sempre terminava faltando 1 hora pro prazo, seja nos simulados, seja na prova propriamente dita.
Só estou falando isso pra tu não se apegar a esse dado do tempo por questão. É uma lógica falsa! Se tu se empenhou, não há o que temer, o tempo será suficiente!
Eu sei que esse tempo não é real. Questões mais simples, diretas e de domínio do aluno com certeza renderão tempo para outras maiores. Mas mesmo assim esse tempo não é suficiente, e digo o porquê: a maioria das questões do ENEM possuem um enunciado enorme, e muitas vezes inútil, que não dão subsídio algum para as questões em si, mero blábláblá.
Quanto ao tempo da USP, ou para qualquer outro vestibular, é claro que não vai haver empecilho pra 2ª fase (ela tem que ocorrer de uma maneira ou de outra). Já estou acostumado com vestibulares, desde a 7ª série vivo fazendo provas estilo
vest....só que a questão agora é diferente, é algo muito mais social e nacional. A idéia do ENEM é ótima: democratizar essa questão do Ensino Superior no país, e tudo mais.
Mas veja só: o Enem, que sempre foi um exame não levado a sério e sem peso, passou a ser algo crucial, de extrema importância, e tudo isso de uma hora para outra. E após tanta confusão no ano passado, os organizadores continuam a cometer erros simples, que não deveriam ocorrer. Muito mais do que a questão do tempo são os utensílios: você vai fazer uma prova em que não se pode usar, lápis, lapiseira, borracha, relógio, onde não se tem espaço para rascunho e muito mais. Sem falar dos fiscais, a maioria muito mal treinados - se é que há algum treinamento (mas não são todos, tá? a Indily pode me matar aqui)- e que não levavam a sério as próprias regras do concurso - soube de pessoas que fizeram prova com os itens proíbidos já citados, celulares tocando na sala, e tudo numa boa.
A questão não é só comigo, mas agora pense naquelas pessoas das diversas esferas sociais, e nos diversos níveis de ensino do país. As peças não se encaixam, o sistema é falho, ainda mais pela importância do exame. Do jeito que está acontecendo ele não mede nada, é mais um insulto.
-edit-
E como eu falei, sobre o que iria dar essa confusão toda de suspensão.
"TRF suspende decisão da Justiça Federal do Ceará e dá continuidade ao exame."
Só que agora o Ceará entrou com recurso no TRF.
"Procurador no CE recorre da decisão que liberou Enem"