Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Pra te ser sincero, eu prefiro não usar o 14-BIS em discussões, porque sempre tem aquele mimimi sobre os irmãos Wright. Eu posso dizer que tem uma contribuição do Santos Dumont que teve mais impacto: O Demoiselle, que foi o primeiro avião open-source. O Dumont deixou esse avião em domínio público, evitando que alguém pudesse impor uma patente sobre "um veículo mais pesado que o ar, com duas asas e motores com propulsores que voa", o que teria ferrado toda a indústria da aviação logo quando ela foi inventada.
Dá pra comparar uma pessoa que inventou o FUCKING AVIÃO a uma que fez caridade a vida inteira? Cada um tem importância de uma forma diferente. Uma muito maior que a outra, porém bem menos nobre.
Acho a vitória do Chico Xavier merecida, assim como a de Santos Dumont também seria.
Acho incrível o tanto que religião continua a ser um assunto Tabu, mesmo na Internet, ou num fórum como a Valinor. Não entendo o porquê eu achar o Chico Xavier indgno de ter esse título (O MAIOR) pode ser tão ofensivo a alguém.
Fato. 71% das pessoas que votaram na final possuíam referenciais religiosos, e esqueceram a importância histórica dos candidatos, e da relevância de cada um deles para todo o nosso País, e para toda nossa História.
Em momento algum eu disse: Chico Xavier é um merda. Que em sua área ele foi importante, é inegável. Mas ajudar a diminuição do preconceito entre os espiritas, e ser um cristão incrivelmente bonzinho, com poderes "paranormais" não o credencia a ser o Maior brasileiro. Ele foi um grande homem, sim. E ponto. (mais uma vez, não entrarei, aqui, no mérito da veracidade de seus atos como médium).
Por exemplo, Pelé foi o homem que fez com que o Brasil se tornasse a maior potência do futebol mundial. Seu talento fez até mesmo um país parar uma guerra para vê-lo jogar. O maior da sua área, o futebol. Mas não o credencia a ser considerado o Maior de todos os Brasileiros.
Ok, o Brasil não tem um herói nacional na área Política. Os dois nomes mais citados, JK e Getúlio nunca foram unaminidade (eu odeio essa palavra, sempre a escrevo e falo errada), e talvez por isso não foram longe. Votar em herois do esporte tambem não faz sentido, e achei um belo exagero ver o Senna nas semis.
Mas JK, Princesa Isabel, Getúlio, D. Pedro II, Chico Mendes, Zumbi dos Palmares, Bento Gonçalves, até Lula ou Oscar Niemeyer EU, IGOR, valorizaria mais como um Brasileiro Maior que o Chico Xavier. Não por menosprezo a ele, mas sim por ver muitos outros brasileiros mais importantes que o Chicão, para o Brasil, e para a nossa História como Nação, e para TODO o Povo Brasileiro.
(Talvez Niemeyer seja exagero meu, eu sei.)
Não falo pelo programa em si, que é um programa completamente sem critério e que resultou numa lista que traz nomes que não são dignos de ali figurarem. Pois dizer quem é o maior sem apontar critérios desemboca sempre num tremendo subjetivismo. Afinal as pessoas têm referenciais distintos.
Títulos que EU não considero em nada.
E a questão de ter ou não recursos não é um argumento muito forte, IMO. Santos Dumont só inventou tudo por ser rico, fato. Mas isso não diminui em nada a genialidade e a importância dele no cenário mundial.
Torna-se ofensivo a partir do ponto que você considera "povo burro" quem não pensa como você.
Não tenho o menor problema em discutir religião. E minha participação neste fórum depõe sobre isso.
Religiões e religiosidade fazem parte da História de um país e têm a sua "importância histórica". Essa relevância é maior ou menor dependendo do "lugar social" de onde você fala.
Ok, se é tão desimportante pra você, eu não entendi sua manifesta indignação.
Mas como eu coloquei em minha postagem: tampouco seria importante pra ele, embora para mim e para outras pessoas signifique algo.
E a questão dos poucos recursos e da pouca instrução não foi um argumento. Foi um elemento de problematização em minha postagem... e só. Não quero te onvencer que Chico Xavier é o maior brasileiro. Isso é questão de referencial, extremamente subjetivo. E entra mesmo em confronto com a minha formação. Só fiz o contraponto porque achei infeliz a forma como você se colocou. Mas tranquilo...
Religião sim, mas você fala como se Chico Xavier tivesse sido o criador do Espiritismo, ou como se o espiritismo fosse a religião predominante no Brasil.
Olhando a História do Brasil, de 1500 até 2012, e a História de grandes brasileiros, você realmente acha Chico Xavier o maior de todos nós? Ou que o povo que votou nele está certo por achar isso?
Acho até digno uma competição dessa aqui na Valinor.
Chico Xavier é o Mineiro do Século...
Depois de quinze dias de votação, a população de todo o estado de Minas Gerais escolheu, com 704.030 votos, o Mineiro do Século.
Chico Xavier foi o festejado ganhador no dia 15/11/2000.
A promoção do Mineiro do Século foi realizada pela Rede Globo Minas.
No dia do resultado, uma equipe de Belo Horizonte teve a oportunidade de falar com o médium, que, humilde, disse não merecer a homenagem.
Mas Chico ressaltou que "a vontade do povo é a verdade".
Amigos e conhecidos do líder espírita se concentraram na porta da casa dele, no começo da noite.
Surpreendendo a todos, Chico saiu e ficou sentado junto às pessoas que lá estavam.
Ele também foi unanimidade nos dias em que a urna eletrônica esteve na cidade, no Shopping Uberaba.
O segundo colocado foi Santos Dumont, com 701.598 votos.
Uma diferença de apenas 2.432 votos.
Para se ter uma idéia da liderança dele, pelo telefone Chico recebeu 634.610 votos.
Os outros classificados pela ordem foram: Pelé, Betinho, Carlos Drummond Andrade, Ary Barroso, Juscelino Kubitschek, Carlos Chagas, Guimarães Rosa e Sobral Pinto.
Com relação às opiniões, é sempre válido argumentar e discutir qualquer coisa, desde que de forma saudável, considerar ou não Chico Xavier o melhor (como diz o título do tópico) ou o maior brasileiro de todos os tempos depende de cada um, da visão de cada um, e de suas crenças pessoais, o que, apesar de óbvio mas as vezes precisa ser lembrado, não diminui o valor da opinião que cada um tiver.
Mas, só vim postar algo interessante que achei do Chico:
Fonte
E ainda tem uma votação feita pela revista Época onde foi eleito o Maior Brasileiro da História.
acho que - se eu estiver errado, me corrijam - religiosidade é um traço muito mais marcante na cultura brasileira do que na Grécia hoje.
Sim, você está enganado.
84% dos gregos são cristãos ortodoxos e a religião é parte essencial de sua cultura, sociedade, ESTADO! Que importância tem a religião no Brasil? 65% de católicos, dos quais 90% são não-praticantes e/ou ignorantes da fé que professam. Esse país é o absurdo mais laicista e pseudo-religioso que existe no planeta. Exceções feitas às religiões africanas talvez, e ao espiritismo.
Obrigado pela correção quanto ao caso grego. Ainda assim, é compreensível que uma figura como Alexandre tenha todo esse peso simbólico (que transcende a própria Grécia, sendo um símbolo para todo o ocidente). Mas não concordo com a sua visão quanto ao Brasil. Tampouco, como já discutimos em outras oportunidades, com a carga negativa por você atribuída ao laicismo (que não implica ausência de religiosidade). E você diz pseudo-religioso em que sentido?
No sentido, que creio que as crenças mais 'folclóricas' evitem isso e uma religião mais 'desinstitucionalizada' como o espiritismo também passe ao largo, que os conteúdos das crenças professadas são relativizadas na teoria E na prática. E por conta de que? Do secularismo e do laicismo.
Mas não só isso. O mundo moderno e sua profusão de ideologias alienantes do sentimento religioso fazem sua parte também. Falo aqui de consumismo e valores anti-tradicionais, pra dar uns exemplos.
Éomer disse:Eu acho que o que contou na escolha do Chico foi mais a obra assistencial do que o fato de ele ser espírita. Afinal de contas, nos dias atuais, onde as pessoas se orgulham cada vez mais de ressaltar o seu individualismo eu acho que alguém que dedicou a sua vida a tentar tornar a vida do próximo um pouco melhor é uma pessoa diferenciada e que merece destaque.
Eu penso exatamente da mesma forma. Existem várias crenças/cultos sendo divulgados no Brasil e que junto há denuncias de enriquecimento ilícito. E mesmo sem explorar os fiéis, com as vendas dos livros, o Chico seria rico, porém ele entregou a vida dele a obra assistencial. E não vejo demérito nenhum em valorizar isso.