• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Silmarillion: AINULINDALË

Mas a escrita do Silmarillion é do Tolkien mesmo, se não tá gostando, não adianta por a culpa no Christopher não. O material que ele usou pra compilar o Silmarillion tá praticamente todo publicado, e é como tá no livro mesmo, basicamente.

Rascunho não é escrita final.

Se o velho não publicou em vida, era porque não deveria ser publicado.

É como a música perdida de CHOPIN.

Rascunho não é escrita final.

Se o velho não publicou em vida, era porque não deveria ser publicado.

É como a música perdida de CHOPIN.
Aí que tá, não rascunho... Quem lê O History of Middle-Earth percebe que era aquele estilo ali que o Tolkien pretendia mesmo.

Aí que tá, não rascunho... Quem lê O History of Middle-Earth percebe que era aquele estilo ali que o Tolkien pretendia mesmo.

Você sabe que eu estou entrando no universo de Tolkien agora, talvez eu mude minha opinião. Mas não disse pelo estilo, mas que disse que a narritava está ruim, ao terminar de ler, e ir lendo as demais obras, eu possa chegar em uma conclusão diferente, a mesma que a sua talvez.

O ponto é, esse capítulo é muito mal escrito, não gostei. Esse domingo que está por vir, talvez eu leia o próximo e seja melhor, talvez no final de tudo, eu entenda o que você quer dizer.

Eu não quero discutir com ninguém, acho isso muito feio.

Você sabe que eu estou entrando no universo de Tolkien agora, talvez eu mude minha opinião. Mas não disse pelo estilo, mas que disse que a narritava está ruim, ao terminar de ler, e ir lendo as demais obras, eu possa chegar em uma conclusão diferente, a mesma que a sua talvez.

O ponto é, esse capítulo é muito mal escrito, não gostei. Esse domingo que está por vir, talvez eu leia o próximo e seja melhor, talvez no final de tudo, eu entenda o que você quer dizer.

Eu não quero discutir com ninguém, acho isso muito feio.
Mas esse é um fórum de discussões. Lembrando que discussão não é briga.

O meu ponto não é se o capítulo é bom ou ruim, mas sim que se você achou ruim, não adianta botar a culpa no Christopher, o que você não gostou é a escrita do Tolkien mesmo.

O meu ponto não é se o capítulo é bom ou ruim, mas sim que se você achou ruim, não adianta botar a culpa no Christopher, o que você não gostou é a escrita do Tolkien mesmo.

O estilo dele mais arcaico não é o problema, mas como ele conta a história: esse é o ponto. Se o velho não publicou o livro em vida, dúvida que ele deixaria assim.

Esse ponto você concorda comigo certo? Ora, o filho teve que juntar tudo. Então não podemos dizer que esse é uma obra de Tolkien, mas sim, uma breve visão do que poderia ser, mas não é.

Vai de O Hobbit. Começou logo pelo brabo... até os mais bem preparados se perdem no Silma. É preciso ler e reler algumas vezes. E ainda, fazer consultas ao longo dos anos.

Algumas técnicas pra dominar o danado:

Leia devagar;
Tenha um mapa ao lado;
Não se preocupe em decorar tudo;
Faça consultas durante a leitura (Valinor, Tolkien Gateway);
Releia.

É uma das leituras mais desafiadoras. Só por esse motivo, e vários outros, claro (base mitológica, profundidade narrativa, temas universais), a densidade e complexidade do Silma o tornam indispensável.

Feliz ou infelizmente?

🫣

Última edição:
Vai de O Hobbit. Começou logo pelo brabo... até os mais bem preparados se perdem no Silma.

Outro usuário me recomendou isso, mas não posso ler, eu sei que vou adorar. Sabe, todo livro renomado de um autor conhecido que eu decidi ler, não parei de ler, aí me quebra, não posso ficar lendo desse jeito, não agora, séria como um jogo que estou viciado, eu esqueço todo resto.

Aí que tá, não rascunho...
Isso aí, pelo que lembro, tem algumas histórias inconsistentes (contraditórias?), mas a maior parte estava pronta. Acho que o trabalho difícil foi organizar. Inclusive, @Meneldur, confirma se isso tá correto, por favor.

Isso aí também, mas, se puder dar minha crítica não solicitada novamente, acho que os palavrões do rapaz deixam o tom meio agressivo. EU sei que essa não é a intenção dele, mas dá essa impressão. Como na internet não vemos a cara das pessoas e não ouvimos o tom, as palavras usadas "dizem" muito rs.

Vai de O Hobbit. Começou logo pelo brabo
Eu não tenho como enfatizar mais que esse é o caminho certo. @Pentogu, lembrando que você tem que fazer o que você quiser, não sei como foi sua experiência de vida com a leitura, mas tem algumas obras que a gente tem que se preparar para ler. Falo tanto de experiência de leitura como contexto da obra, por exemplo, você até conseguiria ler "O Paraíso Perdido", mas dificilmente você vai apreciar como uma primeira leitura, talvez você deva ler outras coisas antes e saber o contexto de como era o cristianismo na época, também ajudaria. Eu acho que o Silmarillion se enquadra na mesma situação, se você não tem o costume de ler, se não pegou o contexto do Tolkien (que vale a pena estudar, sim, pois ele era extremamente inteligente e moldou a nossa cultura de forma relevante), talvez você não esteja preparado. Tenho a impressão de que você está começando agora (posso estar enganado), e isso não é uma crítica, apenas uma observação para tentar te ajudar melhor. Nada do que estou falando aqui é pra te afastar da leitura, como o amigo disse antes, esse é um fórum de discussões (que não são brigas). Eu quero mais pessoas pra discutir, conversar e ter amizade, então não seria legal você desistir do mundo de Tolkien, e acho que o caminho pra você se aprofundar nisso seria outro. Todos aqui são leitores de longa data, se o pessoal tá indicando outro caminho, talvez queira dizer alguma coisa!

Um abraço, meu amigo!

Já sobre o trabalho do Christopher, não se engane porque foi magnífico.

A obra aborda temas como criação e origem (Ainulindalë), ambição e orgulho (Fëanor e as Silmarils), sacrifício e redenção (Beren e Lúthien), corrupção e o mal (Melkor), destino, livre-arbítrio, beleza, tragédia...

Organizar, editar e compilar os manuscritos deixados por Tolkien não foi uma tarefa fácil.

Além disso, o Silma tem sido uma fonte de inspiração e pesquisa acadêmica desde sua publicação, especialmente no campo da literatura, mitologia comparada e estudos culturais.

Uma das características mais marcantes do Silma, e um dos propósitos de Tolkien, é que a narrativa tem tom mitológico, semelhante aos épicos antigos. Como resultado, frequentemente eventos importantes são condensados em poucas palavras, deixando muita coisa implícita ou sugerida.

Isso é especialmente evidente em momentos cruciais da narrativa. Por exemplo, batalhas gigantescas ou jornadas que poderiam ser exploradas em capítulos inteiros em O Senhor dos Anéis são descritas em poucos parágrafos ou até frases no Silma. Isso ocorre porque a obra assume um tom mais elevado e distante, como se fosse um registro histórico ou um mito contado por gerações.

Essa técnica, embora desafiadora para o leitor, aumenta o senso de grandiosidade e mistério. Muitas vezes, é justamente o que não é explicitamente dito que instiga a imaginação e a reflexão. Tolkien prioriza o essencial, deixando que o leitor complete as lacunas com sua própria interpretação.

Ponto pro Christopher!

Quando quiser compartilhar mais, estaremos por aqui. Há muitos olhos insones em Valinor.

👁️

Eu fiz um belo trabalho aqui, sem dúvidas nenhuma :D:D:D

Eu acendi as chamas de todo mundo, isso me deixa muito feliz. Irei seguir as dicas do colega para leitura, irei também no obsidian, abrir uma nota especial e irei reler no próximo domingo Ainulidale, juntanmento com o próximo livro.

Quando eu terminar de ler, irei compartilhar minhas notas para ajudar os meus iguais.

Minha primeira leitura de Tolkien foi O Silmarillion. Gostei tanto que li duas vezes antes de ler O Hobbit (que é, este sim, muito fraco). E até hoje nunca nem li O Senhor dos Anéis...

@Melian estão falando mal do Silma. Corre aqui. :hxhx:
Também li o Silma duas vezes antes de ler mais tolkien rs
E amo o livro, leio de tempos em tempos
Mas li o senhor dos aneis depois, deixei o hobbit por ultimo, justamente por ser mais infantil :lol:

Olha, eu já li um pouco da bíblia, e ela é muito mais bem escrita do que o Silmarillion.

Eu etendo esse seu comentário, não especificamente sobre as obras de Talkien que ainda não li, mas no geral.

Mas esse estilo de escritor é só para jogar de nível alto, você deve estar ainda na base :p
Acho que é uma comparação bem burra. A Bíblia não é UM livro, são dezenas de livros escritos por pessoas diferentes, em línguas diferentes, em épocas e lugares diferentes, e que em geral são lidos traduzidos por pessoas que elevam o tom dos textos para que fiquem mais reverenciáveis. Não leio aramaico, nem hebraico e nem grego antigo, então não posso opinar, mas já vi quem as lê dizer que os textos têm uma linguagem bem básica, quando não gramaticalmente deficiente. O mérito da Bíblia ser considerada por você como melhor escrita vai mais para as equipes de tradução que tentam deixá-la mais fácil de ler, menos truncada. Não estou com isso dizendo que você está errado na sua opinião nem que você tenha obrigação de achar Tolkien um escritor perfeito. Nem que ele era de fato um bom escritor. Alguém poderia argumenta que ele poderia ser um gênio, só que escrevia mal. Pode ser. Não sou advogado dele e não afeta minha vida alguém pensar nisso só por eu discordar.

Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.764,79
Termina em:
Back