Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Eu também tenho uma visão assim, mas não nas obras do Porfessor, pelos motivos que eu já citei no meu post anterior.Sinceramente, eu discordo, mas não pelos motivos.
É mais uma filosofia em relação a questão de vítimas e bem ou mal. Quem me conhece há algum tempo sabe a visão que tenho sobre o assunto. Me abstenho desta discursão por conta disso.
Pelo que eu sei, os maiar de fogo não serviam a nenhum Vala específico.
Acho que os balrogs escolheram aquela forma e depois de muito tempo não puderam mais se transformar, assim como aconteceu com Morgoth e ficaram com a forma de sombra e fogo, e deviam ter ficado numa forma padrão, com pouca diferença entre um e outro.
Se pegarmos o fato de que Tolkien em sua obra é marcadamente influenciado pela temática cristã ( tendo em vista que ele era católico fervoroso, e isso todos sabem), criou os Valar como se fossem os anjos. Melkor é o próprio Lúcifer; e, com ele "atraiu" (atentem-se à palavra) os balrogs e não exatamente corrompeu de forma literal (podemos ler a palavra "corrompeu", mas os significados são vários). Pegamos por analogia escrota os assassinos e bandidos do nosso mundo real: eles escolheram ser maus??? Como é possível, por uma questão óbvia de que todo ser humano nasce bom, conceber a idéia que, de uma hora para outra, o indivíduo opta por cometer um ato maligno? Se termos em mente que nossa compreensão é falha e absolutamente distinta daquilo que os Valar e os Maiar tinham por bem e mal, nunca teremos chegado perto de uma conclusão satisfatória. O máximo que eu consigo imaginar é fazer uma analogia com os demonios de Lucifer que o seguiram pq tinham dentro de sua natureza uma pré-disposição, como os balrogs ( mas isso debandará outros questionamentos intermináveis!).