conan... nem uma pergunta inteira foi divulgada. só trechos. nem a correção da professora foi mostrada em 100%.
e quem já deu aula e corrigiu uma prova pode falar...
" ‘daí a professora é implicante’ e ‘eles que me aguardem na próxima aula’."
QUEM NUNCA?!
Olha, professor, foi a primeira vez que vi... pessoalmente falando, porque já deve ter acontecido antes, com certeza... Já tive contato sim com professor corrigindo provas e comentando as burrices que os alunos escreviam, isto ao vivo...
Particularmente acho antiético (rindo do assunto ou não), independente do meio, independente de identificação ou não do aluno... Isto se tratando de professor... Pra mim é como um advogado mostrando partes de um caso, ou um padre contando partes de uma confissão.
Ainda mais num veiculo publico de informações...
Já muda de figura se o caso do advogado não é dele, a confissão foi feita pra outro, a prova não tem nada a ver com o professor... Atenua, embora também não justifique... Se estiver num contexto minimamente louvável, como debater a péssima educação no Brasil, atenua mais ainda... E concordo com a Ana, caiu na net é basicamente domínio publico, e se a pessoa for esperta o suficiente pra não se entregar como autora da obtenção do documento, não há nada a se fazer... Embora ética, pessoalmente, não devia ser aplicada ao fator ser pego ou não, saberem ou não

A questão do processo
por danos morais ai sim entra a questão de se o professor em questão expos ou não o aluno. Ou se foi o próprio aluno que levou a isto. Ai tem duas coisas, uma é ela expor um documento da instituição onde ela trabalha... Alguém já se perguntou se o colégio que a contratou achou legal uma profissional de sua instituição divulgando provas dos alunos?
A outra questão é ela ter ou não exposto um aluno especifico de forma vexatória.
De resto não sendo professor, vai se fazer o que... não é responsabilidade da pessoa, não alem das responsabilidades universais de respeito ao próximo...
Já a contra partida, a do aluno escrever besteiras na prova, ai entra algumas questões...
Se o aluno, ao invés de escrever LOVE pra resposta a pergunta "qual é a maior força do universo", escreve "foda-se não sei", vcs professores iam ficar bem mais putos. Sendo sincero ou não a resposta dele. até porque ai sim ele esta faltando com o respeito.
O cara ta sendo engraçaralho? tá.
Hipoteticamente falando ele esta sendo inclusive criativo... hipoteticamente falando porque hoje em dia a maioria destas respostas engraçadinhas já está por ai na net... e se eu sou o professor e vejo aquela clássica do esqueleto, por exemplo, ainda comento na correção algo do tipo "esta é mais velho do que eu!"
quebra muito mais o aluno, até porque uma reação mais nervosa do professor as vezes é justamente parte de boa parte da graça da piada (em alguns casos).
A base é: O aluno não sabe a resposta.
Ele pode não responder nada, ele pode tentar inventar uma resposta minimamente coerente pra ver se cola (acredito que a maioria tente isto, dependendo da matéria), ele pode escrever qualquer asneira, ele pode responder espirituosamente com alguma gracinha (quer vc ache engraçada ou não), ele pode mandar o professor tomar na toba.
Em todos os casos o principio básico de que o aluno não sabia a resposta se faz presente, e isto faz parte da realidade aluno/professor e envolve N questões...
Sinceramente eu acho que todos os casos de resposta têm seus agravantes preocupantes particulares, e a resposta engraçadinha só deve preocupar na medida de averiguar o quanto aquele aluno esta ciente do quanto é sério o desconhecimento dele da matéria/assunto em questão...
Agora, o professor ficar puto? Tipo, ele pode até não achar graça, embora pessoalmente se foi engraçado, não vejo porque ele não rir da piada em si (diferente de rir da situação)... mas dai a levar isto como um ataque a sua pessoa? Acho que cabe um mínimo de contexto alem de somente a resposta engraçada pra se levar a este tipo de pensamento... e mesmo assim faz parte de ser professor...
Claro que é complicado, da trabalho montar e ministrar as aulas, vc se esforça, e é complicado ter uma resposta irônica a isto, mas como disse, é inerente à profissão.
Vejam bem, não estou batendo palma pra atitude deste tipo de aluno, como disse antes é uma atitude que tem vários agravantes próprios preocupantes, mas não vejo o porquê de uma reação de pura revolta...