Tywin Lannister
Já fui Nómin e Baldwin
Duvido seriamente que o professor idealizasse uma muralha de 60 metros, nem sequer de 10!
Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Explicas-me onde raio existiu uma fortaleza onde todos os soldados viviam na muralha? Se uma muralha possui-se "casas" no seu interior, a estrutura ficaria enfraquecida, não resistiria a nada. E Balduíno não, Baldwin, oh fungo!
Se houvesse uma muralha, ou qualquer outro tipo de proteção ao redor de Orthanc, a entrada provavelmente seria: Saruman se retira para Isengard, que toma como sua e lhe reforça as defesas; ou o que o valha.2953 Última reunião do Conselho Branco. Debatem sobre os Anéis. (...) Saruman se retira para Isengard, que toma como sua e fortifica
E Eadsohn, a própria citação que você colocou trai seu raciocínio. Ela diz que nos tempos de Saruman, a torre era habitada principalmente por aquele bando. Mas Saruman só foi à torre muitos séculos depois da morte de Eärnur (que foi o período em que a guarnição de Isengard foi abandonada por Gondor, e a torre, trancada, tendo a chave sido tomada pelos Regentes). E mesmo assim, ele só habitou Isengard com seus lacaios (orcs, terrapardenses, meio-orcs e todo aquele exército) bem no final da Terceira Era. Até lá, eles viviam nas profundezas dos buracos ocultos no Círculo de Isengard.
"Dentro do túnel [da muralha]* no lado esquerdo havia uma escadaria que levava até a casa da guarda. A casa da guarda era grande, escura, uma câmara de pedra com uma lareira e janelas voltadas para o túnel. Além da casa da guarda ficava a despensa repleta de provisões. Outra escadaria levava da despensa até o topo da muralha, acima dos portões.
Em torno do lado interno do Anel de Isengard haviam vários outros cômodos e salões escavados na grande muralha. Durante o tempo de Saruman, milhares de trabalhadores, escravos e soldados se aquartelavam ali, e lobos eram mantidos em cavernas abaixo das muralhas".
DaniloStinghen, você não leu direito a citação e nem o tópico sobre Orthanc, cujo link eu postei. A citação não fala sobre habitantes na torre nos tempos de Saruman. Novamente:
*Ênfase minha
A citação fala de espaços, câmaras e janelas na muralha que eram voltadas para o túnel que servia de entrada para o círculo. E que na parte interna do anel de Isengard haviam cômodos escavados na muralha e que nos tempos de Saruman, seus servos se aquartelavam ali e seus lobos eram mantidos nas cavernas abaixo da muralha. Assim, em nenhum momento fala-se desses habitantes na torre, fala-se de espaços no interior da muralha e em torno da parte interna do círculo.
Como eu disse que sabia que nem todo mundo que morava em Isengard se amontoava na torre de Orthanc, a citação só veio para colaborar com o meu argumento e não "trair meu raciocínio".
As Duas Torres disse:-Quase um quilómetro escorregadio daqui até à porta. - murmurou Pipin.
As Duas Torres disse:Enquanto Saruman, considerado por muitos o chefe dos Feiticeiros, esteve no apogeu, o formato de Isengard foi o seguinte: uma grande muralha circular de pedra, que parecia feita de altos penhascos, saía do abrigo da encosta da montanha, onde partia e aonde voltava. Havia apenas uma entrada, um grande arco aberto na parede do lado sul. Aí fora talhado um comprido túnel, através da rocha preta, fechado em cada uma das extremidades por portas de ferro. (...) Quem entrasse e desembocasse, por fim, do reverberante túnel, encontrava um grande circulo plano, que media uma milha de ponta a ponta.
As Duas Torres disse:Em tempos fora verdejante e cheio de alamedas e bosques de árvores de fruta e atravessado por regatos que desciam das montanhas para um lago. (...)
As Duas Torres disse:(...)Havia muitas casas, câmaras, sações e corredores, escavados e abertos nas paredes, do lado interior, de modo que todo o círculo a descoberto parecia encontrar-se sob vigilância de inúmeras janelas e portas escuras.
Little fail... não resisti.......[/size]Baldwin disse:contradizi
Não estamos falando em "quaisquer buracos em uma muralha", estamos falando em cômodos, salas, salões do lado interno da muralha que envolvia o círculo de Isengard, "de modo que todo o círculo aberto era vigiado por inúmeras janelas e portas escuras" (As Duas Torres, "A estrada para Isengard", Martins Fontes, 2002, p.157). Novamente um trecho da citação do tópico Orthanc (traduzido do Thain's Book e que está no sub-fórum "As Sete Maravilhas de Arda"), que já postei anteriormente:O Círculo seria muito mais habitável (mesmo para orcs) do que quaisquer buracos em uma muralha. E as cavernas poderiam se estender ao longo de toda a extensão de Isengard (não só abaixo de muralhas, não?)
Em torno do lado interno do Anel de Isengard haviam vários outros cômodos e salões escavados na grande muralha. Durante o tempo de Saruman, milhares de trabalhadores, escravos e soldados se aquartelavam ali, e lobos eram mantidos em cavernas abaixo das muralhas.
Além do mais, essa muralha foi ou não foi construída por Saruman? Esse túnel e a sala de guarda são vistos, se não me engano, por Pippin e Merry, quando estes ficaram em Isengard após sua destruição pelos ents. E todas as referências me levam a crer que, antes do ano 2953, não havia muralha alguma em torno de Orthanc, ou, se havia, não seria lá tão formidável a ponto de abrigar pessoas em seu interior, e isso por muito tempo desde a tomada da chave de Orthanc pelos Regentes de Gondor até os dias em que Saruman lá instalou residência permanente, no ano 2953.
A grande muralha circular do Anel de Isengard começava no braço da própria montanha e era feita de duras pedras negras. A muralha era, em parte, uma formação natural, mas foi trabalhada e moldada pelos Homens de Gondor. O diâmetro do Anel era de 1,6 quilometros.
Havia sim, portanto, uma muralha circulando Isengard antes do estabelecimento de Saruman. Parte dela era natural e trabalhada pelos gondorianos.Nos primórdios de Gondor, ao final da Segunda Era, os Homens de Gondor construíram a Torre de Orthanc de pedra indestrutível, e trabalharam e moldaram as muralhas do Anel de Isengard a partir da rocha viva da montanha.
Que obras grandiosas? A torre e a muralha? Certamente.Abaixo do braço da montanha, dentro do Vale do Mago, ao longo de anos incontáveis, houvera um lugar antigo que os homens chamavam de Isengard. Fora parcialmente formado com o surgimento das montanhas, mas outrora os Homens de Ponente tinham feito ali obras grandiosas [...].
Em 2759, Saruman o Branco – Chefe da Ordem dos Magos e líder do Conselho Branco – se ofereceu para morar em Isengard. Como Gondor já não era mais capaz de manter uma guarnição adequada em Isengard, depois de algumas batalhas ali ocorridas, o Regente Beren concordou e entregou a Saruman as Chaves de Orthanc.[...] De sua parte, Saruman se sentiu atraído pela força da posição e defesas de Isengard, e ele também desejava acesso ao palantir na Torre de Orthanc.
Isengard foi confiada a Saruman como um guardião do Regente de Gondor, porém o Mago tinha planos para expandir seus poderes. Em 2953 ele declarou Isengard como sendo sua e se isolou dentro de suas muralhas. Saruman começou a fortificar a fortaleza e a reunir um exército de Orcs, Homens da Terra Parda e algumas criaturas que aparentavam ser uma mistura de ambas as raças.
[SIZE=-3]Little fail... não resisti.......[/SIZE]
Também não podemos, como o Baldwin () fez, comparar de tal forma com a Terra real! A Terra Média é um local fantástico e se querem provas de que eles construíam edifícios e estátuas gigantes basta tomarem em conta a torre de Orthanc com 150 metros (+/- 50 andares), a própria cidade de Minas Tirith, as Argonath...
Baldwin disse:Deves tar doente... Tolkien baseou-se na Terra Real. Por mais que a Terra-Média seja fantástica, e por mais que Tolkien invente edificios enormes, as muralhas são um caso á parte. Uma muralha com 20 ou 30 metros? Meu deus, 30 metros é cinco vezes mais que a altura uma casa de dois andares. As muralhas é das tais coisas que são básicas. Nunca a muralha de Isengard teria 20 metros --'
Obrigado pela maravilhosa delicadeza de me chamares pelo meu nome
E as muralhas são um caso à parte porquê? Os portões, os salões subterrâneos, tudo isso é fantástico, porque não umas muralhas largas?... talvez não, realmente, 30 metros, mas as minhas citações explicitam que eram grandes!
;D
Baldwin disse:Existem salões tão grandes quanto esses na terra real! A catedral de Granada é simplesmente monumental, gigantesca, perde-se a vista da copula. A muralha do Alhambra é especissima, dá a ideia que tem 60 metros. No entanto, talvez chegue apenas aos 5/6. Para substituires as Argonath tens a Estátua da Liberdade (que não é tão recente quanto isso). As muralhas são um caso á parte porque simplesmente, são básicas, e são uma imagem que nao se deve mexer muito. Colocar uma muralha de 20 metros numa história, por mais que fosse de fantasia é loucura
A Catedral de Granada não se compara, em tamanho e complexidade com Moria!
Dizes que a muralha de alhambra tem 60 metros? Mas não passa dos 5/6??? Não entendi!
A estátua da liberdade é em FERRO e foi construída no século XVIII ou XIX!
As muralhas são básicas? Portões também e o de Minas Tirith era de Mithril! Tolkien colocou palantiri, e todo o tipo de coisas estranhas e diferentes, porque não?
;D
Baldwin disse:Mas enfim, não vou entrar numa discussão sobre Moria.
Baldwin disse:Continuando: Se compares qualquer um dos salões referidos em todo o legendarium, eu aposto que a Catedral de Granada é maior que que a maioria. Eu tive lá vi que, aquela parte da base dos pilares, é duas vezes mais alta que um homem de um metro e oitenta. A base, aquela coisa supostamente "pequena". Além de que, tás a comparar o "olho do cu com a ferreira de castro", como se diz na minha terra. Tás a comparar Moria, uma rede de salões, a um unico salão, que sim, acredito ser tão grande ou até maior que os salões das Minas.
Baldwin disse:Quanto á muralha do Alhambra: quando olhas para ela, o seu tamanho enorme dá-te a ideia que tem 60 metros, mas basta olhar para ela uma segunda vez para ver que tem apenas 5/6 metros. Mesmo assim, parece aguentar tudo. Eu tambem tive no Alhambra, é importante realçar isso.
Baldwin disse:O que tem a Estátua da Liberdade ser em ferro? No seculo XIX as máquinas a vapor tinham acabado de surgir, isso não faria muita diferença.
Baldwin disse:Quando falas da Mithril, falas de resistência, não de tamanho. O portão podia ser incrivelmente resistentes, mas a Mithril não o faz possuir proporções enormes.
Baldwin disse:Porque não uma muralha com 20/30 metros? Porque Tolkien se baseou em algo para criar aquele mundo, e as muralhas são uma coisa geral, nem sequer tem nada para mexer, são basicas. Para mais, não compares os portões ás muralhas: portões têm muito mais significado, alguns têm até significados misticos; tolkien poderia aumentar esse significado, criar portões magnificos. As muralhas são básicas.
Eu já criei um tópico sobre isso... Se quiseres discutir isso, vai lá!
Acredito que sim, mas isso apoia o que eu falei! Eu não conheço nada na Terra que se compare a Mória, no seu género!
A muralha parece ter 10 vezes mais largura do que tem?? Isso é que é uma ilusão de óptica!
Bem, de qualquer forma, uma muralha larga podia servir também para construir na própria muralha! Ou seja, no filme do PJ, nós vemos casas e torres construídas do lado de fora das muralhas de Minas Tirith! Muralhas deste tamanho podiam ser usadas para construir edifícios do lado de dentro...
Ferro é forjado, se te enganares, deitas fora e voltas a forjar, além de que já existiam máquinas, ainda que rudimentares, para construir a Estátua da Liberdade! Isto quase em 1900! Nem dá para comparar com a idade média! Mas, se quiseres mencionar, por exemplo, o Colosso de Rodes, em cobre, creio, isso mostra que construir estátuas de metal não era tão difícil! Estátuas de pedra são muito mais difíceis, sendo que um pequeno erro, pode arruinar a estrutura!
Queria apenas mostrar uma característica fantástica de um objecto "comum"!
E muralhas são "básicas" porquê? Ele poderia ter modificado as muralhas à vontade, não são algo "básico", são tão importantes como qualquer outra coisa! Um cajado de madeira para sustentar um velho, é uma coisa "básica", põe-no na mão de um Istari e ele conta-te o que é "básico"; um cavalo é uma coisa "básica" no mundo medieval, põe o Shadowfax à beira de um cavalo normal e vais ver uma mancha branca a passar por ti ou podes usar o exemplo de Huan; um aríete é uma coisa "básica", vai dizer isso ao Grond; um vulcão é uma coisa "básica", aproxima-te do Orodruim e ele mostra-te.
As coisas básicas não existem! Tudo padece de mudança por Tolkien, se ele o tivesse desejado!
;D
Baldwin disse:Vês casas construídas do lado de fora das muralhas? ai sim? tenho de rever os filmes O.O
Baldwin disse:Nenhuma muralha seria esburacada nos eu interior! Qual o sentido de contruir uma muralha larguissima, e esboraca-la toda com casas, enfraquecendo-a, e deixando-a apenas com metade da potencia defensiva que esta poderia ter?
Baldwin disse:Tens estruturas de Pedra no mundo real, apesar de não serem estatuas, tão altas como as Argonath. O Farol de Alexandria, imensas catedrais feitas de pedra, altissimas, o coliseu de Roma, a Torre de Menagem do Castelo de Beja (), a Torre de Pisa, Notre-Dame, a Ponte do Garad etc. Por mais que possas dizer "Ah, mas uma estátua é uma estátua", estas estruturas eram grandes como as Argonath, e eram ainda mais dificeis de contruir: arcos, cupulas, inumeros recantos.
Não precisas de ir ver os filmes de novo!
Se calhar eles fizeram a muralha já a pensar nessas construções, e por isso a fizeram tão larga! É uma hipótese plausível!
É uma imagem pequena que ilustra, em parte, o que quero dizer! Existem muralhas com os edifícios "colados", a diferença seria que os edifícios seriam incorporados na própria muralha!
Tu próprio falaste! Construir arcos e isso era difícil, sem dúvida, mas era tudo construído com "módulos", ou seja, tijolos, blocos de pedra, etc! Uma estátua em bruto, do tamanho das Argonath por exemplo, é muito difícil.
;D
Peraí, pessoal: vcs estão se baseando nos livros ou nos filmes para a discussão?
Até onde sei, existiam aldeias fora de Minas Tirith, sim.
Nos filmes não há porque eles colocarem isso.