Primeiro, eu sou a favor desses parâmetros, mas da forma como eu escrevi originalmente, (desculpe a chatice) só para deixar BEM claro, sem margem para confusões novas:
1.
Eruhin - humanos, hobbits, elfos APENAS
2.
Humanos - Humanos comuns E hobbits
3.
Morte relatada - refere-se à datada, citada e/ou descrita. Ou seja, todo mundo SABE que o sujeito morreu.
4.
Guerra do Anel - período a partir do Conselho de Elrond até a destruição de Mordor
No:
1 - acrescento o "APENAS" para evitar o que houve com o Paganus (acrescentou "anões" a essa classificação
por sua própria conta)
2 - vou repetir o que já disse antes: a ideia NÃO É discutir o que Tolkien & família estipularam como certo e errado dentro desse universo. A ideia é
apenas estipular o que será válido no jogo. Isso evitará que o Anwel e a Bel, por exemplo, respondam "não" quando alguém perguntar se o personagem é humano. Quando cada um responde usando como referência o que acha, sua opinião pessoal TODA VEZ o jogo acaba sendo interrompido com esse tipo de discussão "pq Tolkien disse...", porque a pessoa que perguntou interpretou pergunta & resposta de acordo com a opinião dela, que é diferente da de quem respondeu.
Então, como o perdão da heresia: dane-se o que Tolkien disse!
No jogo devemos usar o que a maioria concordar como "certo".
Só mais um ponto: Morte descrita - Quando a pergunta for exatamente essa, se refere apenas ao modo como aconteceu a morte.
3 - Foi por isso que coloquei o número 3: é um saco TODA VEZ ter que escrever: "morte relatada / datada / citada / mencionada / descrita?"
Poxa... 5 PALAVRAS pra saber uma coisa tão simples??? E assim como os 2 itens anteriores, isso já deu altas confusões, do tipo:
"- Poxa, eu perguntei se o cara tinha morrido e vc disse que não! Eu tinha pensado nesse cara, mas não chutei por causa dessa pergunta...
- ah, mas a morte dele não foi relatada nos mínimos detalhes no livro... foi só
citada.
- Poxa... mas assim não vale... o que eu quis dizer foi se a sua morte era conhecida.
- Então vc tinha que ter perguntado: morte relatada / datada / citada / mencionada / descrita?
-
"
Então, vamos simplificar? Quando a pessoa perguntar morte relatada, automaticamente quer dizer tudo isso. Ou então, se preferirem mudem para "morte conhecida". Mas é importante deixar claro que quer dizer que
em algum ponto dos livros sabemos que essa pessoa morreu, que se tem a informação de quando e/ou como ela morreu, mesmo que seja uma informação vaga.
4 - neste item - que também gera confusão com frequência, eu coloquei desta forma porque é como EU costumo considerar. Se a maioria achar melhor considerar a partir da queda de Osgiliath, podem mudar. Porque o que interessa aqui é como todos vão interpretar perguntas e respostas NO JOGO.
Quanto às ideias de novas regras do Amon, eu discordo da forma como elas foram colocadas. Mas acho que se essa regra ainda não existir, basta resumi-la dessa forma:
Após uma pergunta OU chute cada jogador só poderá fazer uma nova pergunta OU chute após ao menos um outro jogador perguntar OU chutar depois dele.
Acho que todas essas mudanças não seriam necessárias a princípio, pois tudo isso resume-se a
"não sabe brincar, não desce pro play". Mas se isso vai evitar discussões desnecessárias no meio do jogo, melhor mudar / acrescentar às regras iniciais de uma vez...
E acho que ainda deve-se acrescentar ao título do tópico do jogo o famoso alerta: [LEIA O 1º POST] - afim de evitar tumultos com novatos (no fórum ou no jogo) futuramente...