Na verdade o "supérfluas" foi para as imagens da entrada/descida/pouso mesmo
É uma hora crítica demais e simplesmente não dava para ocupar os computadores dela com qualquer outra coisa, dadas as limitações impostas ao poder de processamento -- as CPUs principais precisam ser protegidas contra radiação e isso implica em processadores lentos e pouca memória, que não aguentariam gravar vídeos de várias câmeras enquanto precisam guiar a nave e gerar os mapas de navegação em radar e imagem etc.
A alternativa só foi possível porque se tinha um pouco de folga nos limites de espaço, peso e energia, o suficiente para se adicionar um sistema independente para captura dessas imagens usando hardware convencional (e não radiation-hardened como os demais), rodando Linux e com um monte de processamento e memória sobrando a um custo baixo. Durante a descida os vídeos foram gravados em tempo real e com pouca compressão, como numa câmera normal, nas memórias dedicadas bem abundantes; quando a poeira baixou (isso é meio literal aqui, né?) eles foram recomprimidos usando o ffmpeg (sério!) para economizar banda de comunicação (outo recurso bem limitado) e transmitidos para a Terra assim que abriu uma janelinha de disponibilidade entre os dados prioritários. É bem provável que a exposição ao ambiente hostil vai fritar esse hardware logo, mas isso não prejudica a missão porque ele só era necessário entre a entrada e a transmissão das imagens mesmo.
O Ingenuity, por sinal, também usa hardware convencional com um processador ARM rodando Linux e memórias quaaase normais (memória com ECC não é tão comum em embarcados quanto em servidores, mas alguns de função mais crítica usam aqui na Terra mesmo). É daí que vem as limitações esperadas para a vida útil dele lá, mas como o objetivo da missão é investigar a viabilidade de operar um helicóptero por lá sem comprometer os recursos dedicado aos objetivos científicos principais.
Aliás, estou assistindo a esse vídeo completo da apresentação de ontem:
(não tem legendas e não sei dizer se aquela transcrição automática do Youtube tá em condições de leitura)