Haran Alkarin disse:
É só alguém pegar qual das versões foi escrita antes e qual foi a última palavra do autor. Eu creio que Tuor virou de fato imortal, mas não tenho as datas certas. Alguém poderia apresentá-las ?
Me parece evidente que o trecho do Quenta Noldorinwä que o Deriel apresentou é mais recente que os trechos d'O Silmarillion que eu considero (páginas 236 e 331, MF 2003) e que dizem que os Valar não tem poder de retirar a morte, que é a dádiva de Eru aos homens. Entretanto, eu não considero que a última palavra do autor seja realmente o fator determinante nesses assuntos. Antes que me chamem de herege ou louco, eu explico.
Como eu já disse uma vez, é complicado considerar as cartas e textos posteriores de Tolkien para contestar fatos contidos nos textos publicados. Porque o interesse de Tolkien é primordialmente lingüístico, como o próprio afirma, e portanto a História de Arda pode ser continuamente adaptada para fornecer o pano de fundo histórico para as línguas, conforme estas evoluem. Mas como este fórum não é sobre línguas, devemos considerar com cuidado o efeito destas adaptações na nossa compreensão geral da obra.
Sem dúvida alguns pensarão que este cuidado pode levar a conclusões pessoais, de maneira que a História de Arda seja diferente para cada um que lê as obras de Tolkien, impossibilitando qualquer discussão. Entretanto, como se diz, a voz de cada pessoa é diferente, mas várias vozes juntas tendem a apresentar o mesmo som. Ou seja, juntos podemos chegar às conclusões mais lógicas e coerentes com o resto da obra, considerando cuidadosamente cada versão. Claro que é loucura ser possível, por exemplo, qualquer pessoa dizer que Beren era gay e nós obtusamente aceitarmos (não conheço nenhuma evidência de que seja verdade
), e tratarmos isso como fato.
Portanto, proponho que devemos considerar
todas as versões criadas por Tolkien. E fazer isso
sem ordem cronológica.
E que venha o massacre.
Abraços,
Turkáno Erutur