Se alguém escuta "Piano Bar" e não consegue perceber que o Gessinger é um gênio e que está ouvindo o rock nacional em seu melhor, eu é que não vou perder meu tempo tentando corrigi-lo: é caso perdido.
Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Imagino que genialidade pra você seja tipo Ozzy ou qualquer outro medíocre desse nível. Cadum cadum.
Paronomásia — [...] Discutida desde os tempos da Retórica de Aristóteles e de Cícero (sec. IV e I a.C.), e na anônima Rhetorica ad Herennium, em que assumia três variedades (traductio, annonimatio e significatio), a paronomásia designa uma figura de linguagem que consiste no emprego de vocábulos semelhantes na forma ou na prosódia, mas opostos ou aparentados no sentido:
"Sua Eminência está na iminência de partir para o estrangeiro";"Quem não teme não treme";"Há de cair com queda, há de cair com cadência, há de cair com caso" (Pe. António Vieira, Sermão da Sexagésima, § V).
Quando empregada com objetivos cômicos ou a fim de ridicularizar, a paronomásia torna-se trocadilho:
"Ah pregadores! Os de cá achar-vos-eis com mais paço; os de lá, com mais passos" (idem § I).
Por vezes, o ludo verbal esconde força dramática, como na famosa redondilha camoniana em torno do mote: "Perdigão perdeu a pena, / Não há mal que não lhe venha":
"Perdigão que o pensamentoSubiu a um alto lugar,Perde a pena do voar,Ganha a pena do tormento".
Como trocadilho, a paronomásia ostenta menos interesse literário, pois constitui humor fácil e medíocre".
Massaud Moisés. Dicionário de Termos Literários. 12. ed. rev., ampl. e atual. São Paulo, Cultrix, 2013, p. 352.
Pediu os exemplos e eu mostrei. Mas, realmente, discutir sobre Engenheiros do Hawaii não é lá muito produtivo. Então, sigamos em frente.Você, pelo visto, não entendeu nada do que eu disse.
Estou jogando pérola aos porcos...
Só mais um dia na Valinor.
Sigamos com a programação normal.