• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

RJ - Guerra Urbana

De boa, o que está sendo feito pela polícia é muito foda, IMO.

Chega de tolerar isso. Tráfico tem em qualquer grande cidade do mundo, mas a situação do Rio é única. Então, finalmente a polícia está agindo para acabar com isso. Não adianta apreender armas, drogas ou prender traficantes fora do morro. Tem de subir e acabar com o território deles mesmo. É uma guerra mesmo.
 
Só lembrando que quem alimenta tudo isso são a classe média e alta do Rio de Janeiro, consumidora (de drogas).
 
Certamente a polícia ganhará esta disputa. Quanto tempo mais os traficantes conseguirão se esconder, ou ficar queimando carros? Eles tem armamentos, mas não é ilimitado; eles tem poder de intimidação, porém está decescendo...

Enfim, minha preocupação maior é substituir a Era dos Traficantes do Morro pela Era das Polícias Corruptas. O dinheiro advindo do tráfico ou extorção é uma tentação muito grande àquele policial que ganha mal, tem o stress da profissão lá em cima e que é massacrado por uma hierarquia engessadíssima, e nem todo mundo tem uma retidão moral digna de nota.
 
Que tal aproveitar esse momento e olhando pelo lado bom, já aproveitem e filmem o Tropa de Elite parte III. Material farto pra isso em tempo real é que não falta.
 
Achei uma entrevista com o especialista em segurança pública, Luiz Eduardo Soares e também um texto de sua autoria comentando sobre a situação atual no Rio. O texto é bem interessante, a meu ver, pois faz uma análise mais completa do que está ocorrendo lá e não se limita ao discurso de que "Agora que a polícia tá quebrando o pau, os problemas do Rio vão ser resolvidos." O texto é extenso, mas vale a pena dar uma lida. Ficam os links:

Texto: http://luizeduardosoares.blogspot.com/2010/11/crise-no-rio-e-o-pastiche-midiatico.html?spref=fb

Entrevista: http://cienciahoje.uol.com.br/blogues/bussola/o-trafico-ja-era/view
 
Eu só quero ver quem de traficante importante vai ser pego nesta operação. O Brasil ta meio sujo no exterior e precisa atrair os turistas, daí a parte política encontra esta impressionante solução, mas com certeza os traficantes que comandam as coisas já estão sabendo, provavelmente estão tirando uma folga em algum país próximo para reassumir assim que terminar.

Não só traficantes importantes, mais também os diversos figurões que estão envolvidos no tráfico como um todo. Tem gente graúda aí, inclusive políticos, não é? Quero ver se nesses vai ser metida a mão ou não.
 
Não só traficantes importantes, mais também os diversos figurões que estão envolvidos no tráfico como um todo. Tem gente graúda aí, inclusive políticos, não é? Quero ver se nesses vai ser metida a mão ou não.

O fato é, que tanto para os traficantes e políticos corruptos, o crime compensa e MUITO! Não há dúvidas de quê há gente maior por trás dessa jogada toda, que na minha opinião tem sido uma ação de enfrentar e enfraquecer facções criminosas, mas que mesmo assim, ainda há " o que está atrás do que está por trás", pois tudo foi tão orquestrado de tal forma, que é quase inevitavel que nos indagamos se realmente tudo é o que parece ser.
Enfim, torço pelo Rio, mas somente a açaõ policial não será a solução do problema, é preciso investir mais em muitas areas para que haja uma segurança efetiva e uma reestruturação daquelas comunidades assoladas pelo tráfico, e o poder público está centro de tudo isso. Creio que um ministério de segurança pública, uma guarda nacional e um maior controle efetivo das fronteiras seria um método também eficaz além das UPP's, mas tem de haver realmente um compromisso do Estado (e cito aqui as três esferas) e planos de longo prazo.
 
É o que o Estado brasileiro deveria ter começado a fazer há muito tempo: reassumir o controle do território que é assumidamente seu.

Deveria fazer isso em larga escala onde tal problema acontece: na Grande Rio e no norte do País.

E quero ver como vai ser a reação da população na hora de fazer algo semelhante com as favelas da Zona Sul.

Agora, essa história de que os traficantes estão revoltadinhos com as UPP's... tá bastante esquisita.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.584,79
Termina em:
Back
Topo