Eu não acho q Tolkien fosse racista. Tenho certeza q europeus são racistas. Não venham me dizer q na europa tds são tratados iguais e td é uma beleza... Lá não existe integração de raças, negros, brancos e orientais não se misturam.
Desculpe, mas n posso concordar com a sua opinião, já que sou portuguesa, e consequentemente europeia. Há pessoas de todo o tipo em todo o mundo. A Europa, lá por ser chamada de "velho" continente, não quer dizer que tenha ideais retrógrados e que aqui todos sejamos racistas e xenófobos.
Eu penso que existem, sim, pessoas que têm preconceitos relativamente a pessoas de outras raças e culturas, mas não podemos generalizar a situação!!! Tenho a certeza que também no Brail existem pessoas preconceituosas, mas nem por isso todos os brasileiros se identificam com essas pessoas, certo?
Namarië!
Veja bem, de modo algum quis dizer q vc seja racista, não a conheço pra dizer uma coisa dessas. O fato é q os estrangeiros e alguns brasileiros consideram q nosso pais é um pais racista e q na europa assim como outros paises do "1º mundo" não existe racismo. Ao meu ver, o racismo no Brasil é uma coisa muito menor, pois aki existe uma mistura de raças muito grande... como eu vou ter preconceito contra negros se eu mesmo emminha familia tenho descendencia afriacana. Ao contrario do q se custuma ver num pais como a holanda por exemplo (não estou chamando os holandeses de racistas, e sim parte da sociedade) ou existem pessoas loiras de olhos verdes, ou pessoas estramamente negras, é muito dificil encontrar pessoas q tenham descendencia mestiça.
Desses fatos baseio minha ideia, nem de longe quero com isso ofender nenhum europeu ou qualquer outra pessoa, apenas considero errada a ideia de q no Brasil existe mais racismo q na europa por exemplo.
Espero q tenha cido claro, e desculpe se ofendi alguem, afinal a intenção era falar de um ingles q não considero racista.