A primeira vez que li alguém perguntando se Tolkien era racista, a minha admiração foi imensa
pois li a sua obra e tal ideia nunca me passou pela cabeça. Afinal de contas, todos os povos livres da Terra Média, de todas as raças - Homens, Elfos, Anões, Hobbits - uniram-se para combater o mal
como pode isto ser racismo???
Quando também, em toda a obra, vemos o respeito que Tolkien tinha por todos os seres vivos, fossem eles animais ou plantas.
O que vi na obra foi que era a união de todas as raças de bem que podiam salvar a Terra Média
e não que houvesse algum tipo de racismo
Vemos que muitas vezes os Orcs são descritos como negros
mas isso não me parece uma distinção racial, mas sim uma forma de se representar o Bem e o Mal. Em muitas mitologias vemos isso. Penso que era muito estranho, por exemplo, vermos Morgoth, o malvado, como um ser feito de luz branca
Aliás, no Silmarillion é-nos descrito como ele sentia de início desejo pela luz, mas não a podendo obter apenas para si, desceu em grande ódio à escuridão, assumindo mais tarde essa forma para si, devido à sua disposição. Logo, e consequenetemente, aqueles que o serviam acabaram por terem formas escuras; mas mais uma vez, vejo aqui uma distinção antiga entre o Bem e o Mal, e não por raças.
Pessoalmente, como já referi, nunca vi isso na sua obra, nem em nada daquilo que sei da sua pessoa; acredito que Tolkien não era racista. E pelos vistos, era totalmente contra os dominadores, como sauron ou Morgoth
Antes pensava que todos os povos, fosse qual fosse a sua aparência, eram importantes com as suas diferenças e as suas culturas.
E que a sua união em momentos difíceis era importante. Deixo um trecho duma Carta que ele escreveu, em pleno domínio Nazi, a uns editores alemães que lhe escreveram sugerindo a publicação duma tradução alemã do Hobbit, e lhe perguntaram se ele era de origem ariana (arisch).
"Lamento não perceber claramente o que quer dizer com arisch. Não sou de natureza ariana: ou seja, indo-ariana. Tanto quanto sei, nenhum dos meus antepassados falava hindustâni, pérsico, romani ou qualquer dialectos relacionados. Mas se o que pretendem saber é se sou de origem judaica, apenas posso responder que lamento não possuir, aparentemente, antepassados a esse talentoso povo. "
Claramente irritado, Tolkien escreveu aos seus editores proibindo a tradução do Hobbit em alemão, pois parece que eles queriam um prefácio referindo a ascendência do autor.
"Que se dane a tradução alemã! Seja como for, oponho-me firmemente a que tal declaração apareça impressa. Não considero a (provável) ausência de sangue judeu necessáriamente honrosa, além de que tenho muitos amigos judeus e lamentaria dar a entender que estou de acordo com tal doutrina racial totalmente perniciosa e sem qualquer fundamento científico."
Querido Professor!
Foi preciso coragem para escrever isto em pleno domíno Nazi!!!
Penso que cada um vê na obra aquilo que ver ver! O que eu vejo é o seguinte: Todas as raças são importantes, e é na sua diversidade e união que está a nossa riqueza
foi isso o que eu vi na obra.