• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seria possível uma criatura maléfica se arrepender?

Isso inclui vencer os próprios medos que o lado negro lhes levava a ter, como o que Sauron tinha de ser punido pelos Valar.

Inclusive, é um dos aspectos marcantes na obra de Tolkien essa questão do medo, de ele ser fruto exclusivo do Mal, ao ponto dos demais Valar, intocados pelo mesmo, não possuí-lo. Melkor, em contrapartida, vivia sempre em medo, e a cada vez mais ele crescia, se tornando mais e mais irracional.

Ou seja, além de vontade, era necessário coragem. Sauron tinha vontade de se redimir, mas o medo o impediu, como já foi dito. Por que? Porque em seu pensamento seria comum que os Valar o punissem, nem que pelo menos a princípio, pois essa era a lógica do Mal que conhecia: punir os erros, jamais perdoa-los.

Não era uma questão de discernimento, de ele racioninar que eles não fariam isso, pois não era dessa maneira que ele via o mundo. A questão era enfrenta-la se isso pudesse redimi-lo.

Partindo desse ponto de vista, não havia então um real desejo de ser absolvido em Sauron. Ele considerou a hipótese de se redimir, mas nunca a de sofrer por isso. Como o próprio Tolkien disse que Sauron era menos maligno do que Morgoth apenas porque por muito tempo serviu a outro, e não a si mesmo (praticamente com essas palavras, por sinal), podemos considerar que o amor próprio do maia aqui, falando mais alto do que a penitencia, revela que no final das contas ele não estava assim tão disposto a mudar.

De certa forma, a redenção dele iria requerir do mesmo o que ele pensaria ser um auto-sacrifício, e ele não estava disposto a isto.

Pois então vejam minha fanfic! (Na minha assinatura..)
Ela conta a história de um orc, Ugnil, que arrepende-se de seus atos e tenta livrar-se do fardo sombrio: tenta vencer o preconceito, livrar-se de seus amigos e peregrina pela TM sendo um Orc Exilado.
Fiz uma propaganda, desculpem, mas é justamente o núcleo do tópico.:mrgreen:

Se vc perguntar isso a um religioso, ele te dirá: "Só Jesus Cristo Salva, se você procurar Deus e abrir seu coração a Ele, e pedir perdão de todos os seus pecados, tudo será possível! Deus é o caminho a verdade e a vida."

Mas na minha opinião se vc realmente tiver força de vontade, vc consegue!! Eu acho que não existem pessoas totalmente ruins, e que o bem e o mal vive dentro de cada um, é só escolher...

Se vc perguntar isso a um religioso, ele te dirá: "Só Jesus Cristo Salva, se você procurar Deus e abrir seu coração a Ele, e pedir perdão de todos os seus pecados, tudo será possível! Deus é o caminho a verdade e a vida."

Mas na minha opinião se vc realmente tiver força de vontade, vc consegue!! Eu acho que não existem pessoas totalmente ruins, e que o bem e o mal vive dentro de cada um, é só escolher...

É exatamente nisso que acredito, que o "poder", o verdadeiro milagre, está dentro de cada um de nós, a capacidade do homem tem de mudar, de evoluir....é ilimitada. É claro que há coisas como o medo, o orgulho, a insegurança que atrapalham nessa evolução, mas realmente toda criatura é capaz de se converter, para o bem ou para o Mal. Isso não é irreversivel.

É exatamente nisso que acredito, que o "poder", o verdadeiro milagre, está dentro de cada um de nós, a capacidade do homem tem de mudar, de evoluir....é ilimitada. É claro que há coisas como o medo, o orgulho, a insegurança que atrapalham nessa evolução, mas realmente toda criatura é capaz de se converter, para o bem ou para o Mal. Isso não é irreversivel.

É isso mesmo, na verdade, eu acho que isso depende verdadeiramente e inteiramente da pessoa, se ela quer se arrepender, se ela tiver força de vontade e é claro coragem, ele conseguirá!!! :yep:

Infelizmente a inocência perdida não é jamais recuperada.

O que há é a chance de amadurecer, de crescer, de assumir responsabilidades pelos atos que praticou e que ainda praticará.

Uma estudo acerca do Genesis, tanto sobre a expulsão do Paraíso quanto do problema entre Caim e Abel, lançou uma alternativa para uma questão que me aborrece muito nesse parte do Evangelho. Por mais que eu montasse um esquema mental de Deus infantil e inexperiente (pai de primeira viagem), ainda assim não fazia sentido

1) mostrar o fruto e dizer que era proibido

2) dar maior valor ao sacrifício de Abel, e depois de matar não punir Caim "adequadamente"

Nessa nova ótica, o pesquisador sugeriu: esse personagem Deus estava na verdade furioso não pelo fato de terem desobedecido, mas por eximirem-se de suas responsabilidades, do que fizeram.

"No caso de Adão e Eva, eles culparam a serpente (que também foi punida), mas não assumiram sua culpa. Adão culpa Eva, que imitando o exemplo do marido mais velho culpa a serpente.

No caso de Caim, Deus grita "os sangues de Abel estão gritando", ao que historiador interpreta que toda uma realidade foi abortada (a realidade onde Abel ainda estaria vivo), onde Caim teria entendido que era diferente de Abel e que na diferença ele podia, ao invés de invejar, pedir ajuda em conseguir o que queria (o amor de Deus). Ao matar Abel, ele abortou toda uma realidade onde irmão ajudaria irmão, e a estória acaba por se repetir seguidamente durante o velho testamento (irmão contra irmão), somente havendo redenção com José e seus irmãos.

Mas depois quando confrontado, Abel repete o mesmo pecado de seu pai: não assume a responsabilidade de seus atos. "Sou eu guardião de meu irmão?". Além do crime, ele exime-se da culpa: a culpa é da vítima que fez com que ele sentisse-se tão mal contra Deus."

Decerto é uma abordagem nova e interessante que vemos nesses textos. Neste sentido, a Gollum não foi permitido a redenção, talvez porque Tolkien não soubesse o que fazer com um Gollum arrependido. A intervenção de Sam salvou-o desse dilema, e Gollum morreu feliz com o precioso no final para a satisfação de todos. (inclusive dele)

O arrependimento, e todas as ações para tentar corrigir seu crime (matar um parente), aceitar as consequências de seus crimes e humilhar-se para aceitar o destino que Eru lhe imputasse seriam atos nobres e de amadurecimento. Coisa que nenhum outro personagem consegue fazer: se o personagem teve natureza corrompida, acredita que todo o resto do mundo também é corrupto e indigno, e isso impede ele de se "rebaixar" e arrepender-se.

Isso também aconteceu com Boromir. Ele pecou, arrependeu-se, e tentou compensar o seu erro. Mesmo assim nada evitou sua morte: se com um homem como nobre Boromir que arrependeu-se sinceramente e tentou corrigir seus atos, teve de morrer, então ficaria muito mais estranho poupar Gollum, cujo crime é mais hediondo.

Acho que o arrependimento é possivel sim, mas isso nao quer dizer que as coisas irao voltar ao que era antes, alias as chances de tudo voltar ao normal sao muito pequenas, pois todo o credito que os outros davam a essa criatura será perdido, tudo o que ele fizera de bom(se é que havia feito algo para o bem) será substituido por todo o mal que ele causara.

A confiança que todos tinha nunca mais voltará, uma vez perdida, a confiança nunca é restaurada completamente.

Essa criatura teria que sofrer muito para que as outras tivessem certeza que ela se arrependeu, ela teria que ser punida e depois de pagar pelo que fez talvez pudesse viver com os outros quase normalmente.

Fora isso ela teria certamente que conviver com a consciencia pesada, a lembrança de tudo de ruim que ela fez ficara assombrando a mente dela e nunca terá sossego.

Resumindo... é muito dificil viver depois de ter feito algo cruel e depois se arrepender.

Eu acho que depende da criatura maléfica em questão. Há aqueles que fazem o mal motivados por algum desejo ou algum acontecimento. Estes, talvez, possam se arrepender. Mas no caso de psicopatas, por exemplo, o arrependimento não acontece (pois, embora um psicopata tenha a capacidade de reconhecer que fez algum mal a alguém, ele não tem a capacidade de se arrepender).
Assim sendo, a meu ver, Gollun, por exemplo, jamais conseguiria se arrepender ou se redimir, pois é bem evidente que é um cara com um alto grau de psicopatia!!!!

Pelo contrário Mina, Gollum nunca foi um psicopata, ele era apenas obcecado pelo Um, e temos a culpa do mesmo nessa história. Até porque um psicopata tem doses bem parcas de sentimento, quando tem ainda. Já o Gollum era extremamente sentimental. :mrgreen:

Parando pra pensar por um lado, um ser maligno que realmente se arrependesse, e não desejasse voltar ao lado negro, resistiria muito mais facilmente do que um ser que nunca decaíra.

Afinal, quem melhor pra resistir às armadilhas do Mal, do que aquele que o conheceu?

Mas, é claro que, como eu havia dito, isso iria requerir uma legítima penitencia.

Pensando por um lado também, apenas estaria realmente redimido o ser que, após acreditar que pagou o suficiente, se perdoasse.

Por que? Porque a falta de perdão é uma característica do Mal. Se um ser deseja realmente retornar ao bem, deve saber conceder o perdão em qualquer hipótese, mesmo a si mesmo.

Não se perdoar significa guardar rancor para consigo, manter de alguma forma a dureza de seu coração, e desse modo ser algum conseguiria uma legítima redenção.

Isso não o impediria de se tornar bom novamente, mas estou falando de redenção mesmo, de um coração completamente purificado.

Bom, pra mim um ser que conseguisse isso seria mais digno de estima do que alguém que se mantivesse inocente da queda do indivíduo à sua redenção. :mrgreen:

Na minha opinião como acontecem com nós, seres humanos, acho que qualquer um da TM pode e consegue se arrepender de seus atos. Porém nada pode mudar o passado, o que está feito, está feito e cada um responderá por seus atos.

Eru como criador e pai de tudo na TM, concerteza concede perdao aos seus filhos desgarrados, mas também os filhos que sempre andaram em concordancia com os ensinamentos do pai não saberão entender esse ato.

é claro que não existem registros oficiais quanto à isso, são somente especulações.

Espero que tenha sido claro. Abraços!

Foi!:clap:

Também acredito que qualquer um poderia se arrepender. Até mesmo os maiores... No entanto o que acho difícil é algum elfo perdoar um Orc.

Isso seria uma coisa a se pensar:

Sendo você um Númenoriano, Guardião, Elfo ou Anão, em qualquer das Eras da TM, estando no escuro, em meio de um bosque e sozinho, munido de uma grande espada, encontrasse com um orc ferido, que lhe pedisse ajuda, o quê você faria??:think:

Dependendo da reação que teria, fica mais fácil saber sua real resposta!!

Foi!:clap:

Também acredito que qualquer um poderia se arrepender. Até mesmo os maiores... No entanto o que acho difícil é algum elfo perdoar um Orc.

Isso seria uma coisa a se pensar:

Sendo você um Númenoriano, Guardião, Elfo ou Anão, em qualquer das Eras da TM, estando no escuro, em meio de um bosque e sozinho, munido de uma grande espada, encontrasse com um orc ferido, que lhe pedisse ajuda, o quê você faria??:think:

Dependendo da reação que teria, fica mais fácil saber sua real resposta!!

Que perguntinha, heim. :mrgreen:

Eu, sinceramente, não faço idéia. Se estivesse de mau humor, acredito que iria mata-lo. Mas, temos também de levar em conta que, no dito caso, seríamos outras pessoas, com outros pensamentos.

Nenhum de nós sofreu por causa de orc algum, e não vivemos num mundo onde a redenção é uma piada para a maioria dos seres.

Talvez ficaria mais próximo analisar da seguinte maneira: Se houvesse uma guerra entre Brasil e EUA (pra pegar alguém bem odiado mesmo, pra ficar o mais próximo de Mordor e cia), e, após alguns anos de guerra e dominação, você encontrasse um soldado do povo que causou tanto sofrimento ao seu, prostrado no chão, e pedindo ajuda, o que fariam?

Só pra deixar bem claro, propus essa pergunta por achar que fica mais fácil de se ter uma base para o caso do orc, pois se trata de uma possibilidade mais próxima de nós.

Daí, com relação à consideração pelo soldado, podemos ter uma noção de qual seria aquela pelo orc, que faz parte uma espécie que além de diferente da humana, consegue o feito incrível de ser pior do que ela.

Depende de quais criaturas e de que contexto você aponta.
Por exemplo: orcs, uruk hais e qualquer outro ser com a maldade praticamente inata... como mudar isso? Nada a ver... nem tem como! Tanto que isso não é citado em momento algo, em lugar algum...
Simplesmente porque é impensável, afinal, estes só tinham como finalidade a maldade, a tortura e a escravidão em prol de Melkor e Sauron, posteriormente. De mais nada eles serviam.
Aí você me pergunta: E Melkor, que foi o maior dos Valar, mas já nasceu, digamos assim, "torto"? É difícil quando não há arrependimento, no caso de Melkor, sem contar que ele teve oportunidades de voltar atrás, mas não voltou. Muito pelo contrário: enganou e voltou com maldade muito maior e ainda por cima criou um sucessor, que não era nada mais, nada menos que Sauron.
E assim continuaria a herança do mal.
E mesmo Gollum, antes Sméagol, que foi corrompido pela maldade do Um. O Um, como sabemos, era o poder maligno de Sauron engastado em forma de um anel de ouro. Algo como um membro do corpo do Senhor do Escuro.Mesmo com seu lado e sua história passadas, Gollum jamais voltaria ao que era.
Podemos tomar como exemplo pessoas que passaram para o lado de lá por ganância, ilusão, promessas ilusórias, revanches... ou seja: por escolha própria: Gríma, Saruman, os haradrim, como exemplos... estes sim creio que poderiam voltar atrás e se arrepender de atos maléficos cometidos num momento de avidez, cobiça, inveja, ganância, etc...

Primula disse:
Mas depois quando confrontado, Abel repete o mesmo pecado de seu pai: não assume a responsabilidade de seus atos. "Sou eu guardião de meu irmão?". Além do crime, ele exime-se da culpa: a culpa é da vítima que fez com que ele sentisse-se tão mal contra Deus."

Eu já li a Bíblia a "muito tempo atrás numa galáxia muito distante" e pelo que me lembro quem diz isso é Caim e não Abel.

Pode ser que, como você disse, Tolkien talvez tenha ficado meio perdido com relação a redenção de Gollum, mas não há como negar que existia. No capítulo - A Sombra do passado - Quando Gandalf conta a sua "entrevista com Gollum" ele fala a Frodo sobre o encontro de Bilbo com Gollum (Frodo já sabia a historia verdadeira pelo Bilbo, não aquela que Bilbo contou aos anões, mas Gandalf tentava demostra a Frodo a semelhaça de Gollum com os Hobbits).
"Mas é óbvio que isso só ira fazer com que a sua parte má ficasse mais furiosa no fim - A não ser que pudesse ser conquistada. A não ser que pudesse ser curada - Gandalf suspirou - Infelizmente, há poucas chances. Mas ainda há esperança."
A Sombra do Passado​

No decorre do livro você vê uma mudança nele (bom, no meu ponto de vista) Até aquele momento em que Frodo é mau interpretado por Gollum na sua captura pelo Faramir, Frodo percebeu que sua atitude para Gollum seria como se fosse um traidor.
"Certamente o que Frodo estava fazendo iria parecer uma traição para a pobre criatura traidora. Provavelmente seria impossível fazê-lo entender ou acreditar que Frodo lhe Salvaria a vida da única forma possível."
O lago proibido​

Mas alguém poderia usar as palavras de Faramir.
- Não acho que deveria ir com essa criatura. Sméagol é mau
- Não, não totalmente - disse Frodo.
O lago proibido​

Frodo também viu uma gota de esperança. Levem em consideração que levar Gollum junto com o Anel a Montanha da Perdição seria (é) suicídio, quanto mais próximo da montanha maior é o efeito do Anel sobre Gollum, e é claro o Anel não é uma benção, só iria fazer a criatura tramar coisas más.

Se Gollum fosse totalmente mau, os elfos da floreta das trevas não o teria mantido vivo por muito tempo, seria morto como são os orcs.

Sméagol só é o que é por causa do Anel.

*não coloquei as páginas, mas se quiserem eu coloco na boa.

Última edição:
A meu ver essa questão envolve um problema central: "Existem criaturas essencialmente más?"

Tratamos de uma obra que trabalha com o clássico antagonismo: bem X mau. Os seres de ambos os lados não são motivados somente pelas suas conveniências, mas também por uma natureza pré-determinada que é benigna ou maligna, ainda que tenhamos que relativizar essa noção, uma vez que há casos específicos que fogem a esse parâmetro. Vemos, por exemplo, em determinados momentos "bem" e "mal" se degladiando no íntimo de uma personagem como Gollum. Mas Gollum era originalmente humano, e, portanto, não era mal por natureza, ainda que corruptível. Há outros casos que podem ser citados, mas não vou me deter nesses exemplos.

Eu não arriscaria dizer nem que Melkor fosse essencialmente mau, levando-se em consideração que ele não foi criado mau... que pelo menos no princípio servia voluntariamente a Eru. O próprio exemplo aqui mencionado do "quase arrependimento" de Sauron vem corroborar essa idéia.

Entretanto, seres "criados" por Morgoth já são gerados com propósito no "mal" e portanto, arrisco-me a dizer, essencialmente maus. Destarte, acho improvável que estes escolhessem "bons caminhos" por assim dizer, pois era de sua natureza a prática do mal... um atributo intrínseco.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back