Bem, se for para escolher um só... não, apesar de tudo não seria Tolkien. Diria Goethe. E não vi ninguém citar o alemão fantástico por aqui. Para quem não conhece, "Os Sofrimentos do Jovem Werther" pode ser um bom começo, já que possui um estilo bem diferente (o livro é escrito por meio de cartas) e é absolutamente fantástico. Mas não leia isso se você estiver de alguma forma mal. Na Europa, em sua época, gerou uma enorme onda de suicídios... hehehehehe!!
Depois vocês podem tentar ler Fausto, uma das mais magníficas obras da humanidade sem sombra de dúvida. O problema é que o original é poema, e no Brasil as versões mais comuns são em prosa, e só da primeira parte! Tudo bem, é difícil traduzir poesia do alemão para o português (aliás são duas línguas bastante complicadas, traduzir qualquer coisa de uma para outra é difícil, quanto mais poesia). No entanto, existe uma versão muito boa em poema, da Editora Itatiaia.
O resto da obra é um tanto inacessível, mas existem sempre boas bibliotecas nos centros universitários.
Outro nome magnífico que senti falta aqui foi o de Italo Calvino. O cubano radicado na Itália é muito bom também. Entre meus livros favoritos com certeza relaciono "Se Um Viajante Numa Noite de Inverno", "As Cosmicômicas", "Um General na Biblioteca", "Sob o Sol-Jaguar" entre outros.
Em termos de poesia, outro nome "esquecido" e que talvez seja meu escritor brasileiro favorito é o de Manuel Bandeira. E na brilhante elaboração de contos fantásticos, Lygia Fagundes Telles. Claro, Edgar Allan Poe é meu favorito ainda (e semana passada ganhei a obra completa dele, finalmente!), mas Lygia é brilhante!