Há certamente alguns acontecimento que estamos considerando, que no fim serão apenas detalhes. Mas o próprio filme nos leva a crer que a arma do Chewie era poderosa, portanto o filme nos sugere que Kylo lutar após o tiro é um grande feito, além do abalo psicológico de ter cometido o assassinato e isso ter provocado uma desconcentração nele. Também tem o fato dele ter sido desafiado pelo despertar da força na Rey, tanto no interrogatório quanto durante a luta também. Sobre o Finn, por enquanto, sem maiores informações, creio que ele apenas lutou com o sabre como se fosse uma espada qualquer. Assim sendo, é muito fácil imaginar que treinamento com arma de uma mão ele deve ter tido como Stormtrooper, sem considerar que ele pode ter tido também treino para lutar com sabres... sinceramente, não vi nada demais ele ser um bom esgrimista, não reparei se ele utilizou algo específico de sabre mesmo, apenas ataque e defesa de esgrima, e assim, normal ele lutar de bem contra Kylo. Lembrando que ele perdeu a luta, apesar da debilidade temporária do Kylo.
Sobre a Rey, estamos analisando sem saber a verdade que surgirá. Será mesmo que ela nunca foi treinada? Será que é a força agindo espontaneamente (somado ao fato dela já saber lutar)? Sem saber sobre o passado dela, não podemos analisar de forma completa, apenas especular. E especulando, concordo com as várias questões aqui colocadas: Kyle debilitado fisicamente, psicologicamente, não estar ainda totalmente preparado, a força ser forte na Rey, Finn é um esgrimistas e os Stormtroopers dessa geração são preparados para lutas individuais etc.
Gostei da última colocação aí... qual foi o fato que provocou o despertar? Acho que foi no interrogatório mesmo, quando Kylo entrou na cabeça da Rey, viu solidão, ilhas... salvo engano foi a primeira vez que ela conseguiu utilizar a força, lendo o pensamento do Kylo.