Eleitores suíços rejeitam projeto de renda mínima para toda a população
Proposta, rejeitada por 77% dos votos, defendia pagamento de R$ 9 mil mensais
05/06/2016 15:06 / atualizado 05/06/2016 20:01

Votação em um escola em Berna
- Reuters
ZURIQUE e BERNA — Eleitores suíços rejeitaram por ampla margem, neste domingo, proposta para implementar uma renda básica garantida a todos os habitantes do país, mesmo aqueles que não trabalham.
O projeto previa estabelecer o pagamento de um salário de 2,5 mil francos suíços (cerca de R$ 9 mil) por adulto e 625 francos (R$ 2.350) por cada menor de 18 anos, independentemente se a pessoa trabalha ou não. Seus apoiadores argumentavam que a renda mínima é essencial para a dignidade da população menos favorecida, enquanto os opositores — entre eles o próprio governo — criticavam a proposta pelo custo e pelo suposto potencial de enfraquecer a economia.
Segundo os resultados finais da votação, ainda preliminares, 76,9% dos eleitores se opuseram à ideia, proposta pelo dono de um café na Basileia, Daniel Haeni, e seus aliados por meio do sistema suíço de democracia direta. Haeni reconheceu a derrota mas reclamou uma vitória moral.
— Como empresário, sou realista e contava com um apoio de 15%, mas agora parece que são mais de 20% ou mesmo de 25%. Eu acho isso fabuloso e sensacional — afirmou ele. — Depois de ver o interesse da mídia, inclusive a estrangeira, eu posso dizer que estamos iniciando uma tendência.
A conservadora Suíça é o primeiro país a promover um referendo nacional sobre uma renda mínima incondicional, mas outras nações, como a Finlândia, estão avaliando planos semelhantes conforme as sociedades se preocupam com a possível substituição de mão de obra humana por robôs na economia.
Entre os mais conhecidos proponentes da idéia está o ex-ministro das finanças da Grécia Yanis Varoufakis, que sustenta que a renda mínima aliviaria os impactos da eliminação de postos de trabalho pela automação. No Brasil, o ex-senador Eduardo Suplicy (PT-SP) notabilizou-se ao defender por décadas a instituição de uma “renda básica da cidadania”. O projeto de lei foi aprovado no Senado e sancionado pelo ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva em 2004, mas até agora não foi implementado.
Olivier, um carpinteiro de 26 anos que trabalha na construção civil e gerencia um pequeno negócio de design de móveis, integra a minoria que votou pelo “sim”.
— Para mim, seria uma grande oportunidade focar no que eu amo e não ir para o trabalho apenas para garantir minha subsistência — disse.
Por causa do seu modelo de democracia direta, a Suíça é um dos países que mais promovem plebiscitos nacionais no mundo (geralmente quatro vezes ao ano). São necessárias pelo menos 100 mil assinaturas para que um projeto seja apreciado em referendo.
— Eu votei “sim” porque acho que o dinheiro não tem lugar nesse mundo, é tão arbitrário e ligado a jogos de poder — reclamou Ronnie Lehmann, de 37 anos, que ganha cerca de 4 mil francos (quase R$ 14,5 mil) por mês como mecânico de bicicleta. — Mas não me surpreende que a proposta tenha sido rejeitada. O mundo não está preparada para isso ainda.
Uma mulhar, que se identificou como Meleanie, votou “não” por considerar o projeto “perigoso”.
— Eu acho que isso é um perigo real porque, quando as pessoas tiverem todas suas necessidades básicas cobertas, a sociedade não se sentirá mais responsável por cuidar daqueles que não conseguem se virar sozinhos — argumentou.
PLANO DE PROIBIR ESTATAIS DE BUSCAR LUCRO TAMBÉM É REJEITADO
Além da renda mínima, outra proposta polêmica rejeitada pelos suíços neste domingo foi uma que previa limitar o salário de executivos na operadora de telefonia pública Swisscom, na companhia ferroviária SBB e no serviço postal nacional. Se aprovada, a proposta impediria que esses executivos ganhassem mais que o salário dos ministros suíços. No caso da Swisscom, o salário do seu diretor-executivo seria reduzido em 75%. Além disse, proibiria essas companhias de buscarem o lucro em seus serviços.
Empresas e o setor financeiro suíços comemoraram o resultado, embora a proposta tenha dividido a população.
“O “Não” é um voto em favor de um serviço público moderno”, afirmou a operadora em comunicado.
— O resultado reforça a Suíça como um lugar favorável para se fazer negócios e fiscalmente prudente —disse Jon Cox, da firma de serviços financeiros Kepler Cheuvreux, em Zurique. — É um alívio para os negócios e para a reputação da Suíça.
Fonte