Bem, essa ideia das aguias tb já me passou pela cabeça. Até já tinha pensado se PJ iria usar elas em RdR. Pensem bem:
Telespectadores observam 3 filmes pra ver um hobbit chegar até a montanha da perdição pra, no final das contas, Gandalf entrar cerelepe pelos ares. Alguem ia dizer: Hey!! Pq eles não foram voando desde o começo??
E se um desses telespectadores virar pra um de vocês e fizer essa pergunta?? Vcs como deveriam ter uma resposta mais clara que "a, deve ser por isso". É um pensamento q me incomoda um pouco.
Pergunta: Bem, por que não levar o anel desde o começo pra Mordor pelos ares?
Resposta 1:Aaa!! Pq seriam 9 sendo levados, em 9 aguias. Mordor ia ver isso.
Bem, e quem disse que eram realmente nescessario nove caminhantes?? A sociedade do anel, foi só pq nao queriam arriscam um exercito inteiro indo pra Mordor, e como mandar 1 seria loucura, pegou-se quem se ofereceu no conselho.
Resposta 2: Pq eles teriam de enfrentar os Nazgul alados.
Não sei sobre Gandalf, mas acho que não era do conhecimento geral que os Nazgul tinham "veiculos alados". Posso estar enganado, e se estiver, essa é a explicação mais plausivel. Bem, até certo ponto, já que os Nazgul estavam "em terra" procurando o anel. Não sei em quanto tempo Gandalf/Elrond conseguiriam contatar as aguias. Antes dos Nazgul descobrirem/voltarem pra mordor/interceptarem os invazores??
Se realmente não era do conhecimento de Gandalf q os Nazgul "voassem", pq ele temeria isso??
Resposta3: As aguias se cansariam.
...E 9 pessoas andando por pantanos/montanhas/florestas não?? Não precisava ser um voo direto até a montanha. eles poderiam fazer pitstops por alguns lugares.
Resp4: Quando eles entrassem pelos ares em mordor, um exercito se juntaria na montanha, impedindo que eles se aproximassem.
....Q colocação mais....simploria. Nossa!!! E por incrivel que pareça, a que faz mais sentido logico! Uma aguia solitaria (ou com Gandalf nas costas) indo em direção a Mordor seria facilmente um "alvo" para o olho. Talvez Sauron a olhasse apenas com curiosidade, mas perceberia Gandalf ou o anel facilmente. Então, antes mesmo dela chegar perto das fronteiras de Mordor, já teria um exercito esperando.
Só tem um problema. A montanha tinha uma abertura "por cima"?? No filme ela é assim, mas e no livro? Teria uma abertura em que o anel pudesse ser jogado sem nescessitar que alguem fosse ao chão??
Resp5: Assim como os Ents, as aguias nao se envolveriam facilmente.
Bem, no hobbit, as aguias ajudam Elfos/anões contra os orcs. Por que não ajudariam mais uma vez?
Gandalf era amigo das aguias. Por que não ouviriam um pedido tão importante dele??
Galadriel pediu que o senhor das aguias fosse até o alto das montanhas (cobertas de gelo) ajudar gandalf. Elas não seriam capazes de ajudar eles indo até mordor??
Bem, ao que me parece, as aguia não se recusariam a atenter um pedido de ajuda (tanto que elas aparecem para levar Gandalf a Mordor). Tenho certeza, se lhes fosse pedido, elas ajudariam.
Bem, acho que não existe uma resposta "correta e simples". A resposta é um conjunto de tudo o que foi dito aqui. Afinal de contas, Tolkien foi racional, e a maioria das perguntas em SDA é plausivel de resposta apenas por dedução.
Juntando tudo o que foi dito aqui, acho que se alguem me perguntasse no cinema, depois de ver as aguias entrando em mordor (isso se tiver essa parte no filme rsr), por que as aguas não levaram o anel desde o começo, eu responderia:
Gandalf não ia mandar o anel por uma aguia por um motivo. Mesmo que fosse um passaro não tão grande, o olho de Sauron iria captar ele mais facilmente no meio da imensidão vazia. Talvez Sauron olhasse pra ela e dissesse, "O que é aquele ponto no meio do vazio? Ah! É só um passaro, por que fui perder meu tempo olhando naquela direção?" mas quando ele passasse o olhar nela, certamente sentiria o anel; "Espere, o que é isso?? Por que sinto essa energia naquele ponto... meu... Anel!!". Você pode não perceber uma cobra rastejando em sua direção, mas facilmente ve uma mosca.
Se ele fosse notado, o que poderia acontecer (levando em conta q gandalf não sabia da existencia das montarias aladas dos nazgul)?? Bem, desde um exercito de orcs (talvez inofensivos se ele não precisasse ir ao solo) até mesmo outros passaros. Sim, Saruman observava tudo com seu passaros. Uma revoada enfurecida, com centenas de passaros seria um problema até mesmo pro senhor das aguias. Isso sem levar em conta que Sauron tivesse algum tipo de poder nos céus de Mordor. O céu negro de Mordor são apenas nuvens de chuva? Fumaça da montanha? Ou talvez uma força maligna condensada? Algum passaro poderia considerar "seguro" voar em mordor?
E por fim, se Gandalf soubesse da existencia dos Nazgul alados, a resposta seria a mais simples: Seria loucura mandar o anel no meio de um combate aereo contra os Nazgul.
Bem, enfim, entrar em Mordor por ar, com Sauron esperando, seria impossivel.
....Seria mesmo?? ...estranho....sabe a pergunta sobre o caminho que Gandalf havia planejado?? Quem sabe não estivesse nos planos do mago (ainda como cinzento) entrar em mordor pelo ar??
Enfim, é uma questão interessante. Por isso que adoramos Tolkien ^_^
(ps: Se eu fui em algum momento agressivo com alguem, desculpe, não foi minha intenção, e que eu estava meio raivoso quando resolvi dar uma olhada no forum.)