Ah, claro. Uma idéia que eu tive enquanto estava no ônibus. Vou fazer um top 10 do Iron Maiden, com comentários.
Essa foi uma lista à qual eu cheguei depois de analisar bastante durante anos todos os discos da banda que eu possuo (que são todos).
Aqui vai:
TOP 10 IRON MAIDEN
1 - PHANTOM OF THE OPERA
Algumas bandas têm suas melhores idéias no começo da carreira. O primeiro disco do Maiden é simplesmente sensacional, do começo ao fim. Além de ser um dos melhores discos da banda, é um verdadeiro marco. O metal realmente começou a amadurecer ali, e quem não conhece esse disco não se pode considerar um verdadeiro conhecedor do bom heavy metal. Phantom Of The Opera é o ápice desse ábum. É uma das músicas mais bate-cabeça de todos os tempos. Tem um riff perfeito, criativo e empolgante. Apesar de não ter toda a complexidade de alguns trabalhos posteriores, é de um nível impressionante para uma banda em seu primeiro disco. A progressão é impecável, cada parte supera a anterior, e quando a música volta para o tema principal, a força que ela alcança é impressionante. As guitarras são absurdamente nervosas e a cozinha mais ainda, porém a melodia não perde a beleza nem por um segundo. O solo da parte lenta, por exemplo, é um dos mais belos de toda a história do metal. E quando há uma pausa e a música vai crescendo do zero, assumindo um andamento "militar", é absolutamente empolgante. Simplesmente perfeita. Melhor música do Iron Maiden.
2- HALLOWED BE THY NAME
O The Number Of The Beast é considerado por alguns o disco onde o Maiden concretizou seu estilo. Na verdade, eu acho que foi nessa música que isso aconteceu. Desde as harmônicas do começo até a releitura do tema principal durante o solo, o estilo da banda está impregnado em cada nota, e se mostra forte como nunca. A letra também é excelente. Letras em primeira pessoa são raras entre as composições da banda, ainda mais uma introspectiva e honesta como essa. Certas bandas que gostam de escrever letras sobre guerreiros e espadas mágicas podiam aprender uma coisa ou duas com essa música.
3- ACES HIGH
Eu disse um dia que o Steve Harris sabe das coisas, pois Aces High é a melhor maneira de abrir um disco. Além de ser a música mais rápida da banda, ela casa perfeitamente com o tema (aliás, guerra é o tema mais recorrente entre as músicas do Maiden). Os solos são incríveis, e o jeito como eles se encaixam na música é perfeito. Outro exemplo de progressão bem trabalhada, a música é empolgante do começo ao fim, não perde o pique por um segundo sequer.
4- ALEXANDER THE GREAT
Amado por alguns, repudiado por outros (inclusive por membros da banda), o Somewhere In Time divide opiniões. Pra mim, os sintetizadores não atrapalham nem um pouco. Mas eu escolhi essa música por ser a melhor das músicas "épicas" do Maiden. Grandiosa como o personagem-título e incrivelmente bela, ela também é um marco por conter elementos progressivos, uma característica que o Iron vem explorando ultimamente, mas não com tanta competência.
5- STILL LIFE
Em toda a carreira do Iron maiden, só há um solo introdutório mais bonito que o de Still Life: é o de The Loneliness Of The Long Distance Runner (hm, bom, talvez o de Deja Vu entre na disputa, mas eu estou divagando). Mas em termos gerais, Still Life que chegou ao Top 10, e com uma colocação de louvor. É talvez aí que comece a entrar mais o meu gosto e menos a análise, mas é inegável que essa música é incrível. Também achei que estava na hora de incluir algo do Piece Of Mind, e essa é a minha música preferida do disco.
6- THE CLAIRVOYANT
O Seventh Son Of A Seventh Son é um dos meus discos preferidos, mas pelo conjunto da obra. Analisando individualmente, The Clarvoyant é a música que mais consegue igualar a força das melhores composições da banda. O tema principal é simplesmente inesquecível.
7- TWO MINUTES TO MIDNIGHT
Chegou a hora de repetir um disco, por mais que eu queira ficar nessa putaria de uma música de cada disco até o final
Falando sério, Two Minutes To Midnight foi por muito tempo a minha música preferida do Iron Maiden. Vocês podem observar que ela caiu bastante no meu conceito, mas ainda merece figurar nessa lista, ainda mais agora que ela já descambou de vez pro gosto pessoal.
8- TO TAME A LAND
É hora de repetir de novo. A segunda melhor música do Piece of Mind, é também segunda melhor música "épica" do Iron. Ganha pontos suficientes pra figurar no Top 10 por ter a letra baseada em Duna, um livro muito foda.
9- BE QUICK OR BE DEAD
A única do Fear Of The Dark que acabou no top 10, entrou mais por causa do perfeito casamento entre letra e instrumental. Ambos são agressivos, diretos e incisivos. A letra é de um cinismo e relevância em seu protesto que faz qualquer letra de Punk parecer uma redação de escola. E o instrumental é porrada na cabeça!
10- PURGATORY
Não entendo porque tanta gente fala tão mal do Killers. Tá certo, tem discos muito melhores, mas Purgatory, uma música meio perdida lá pro fim do disco, é simplesmente animal! Não é nenhuma pérola de complexidade, mas é puro heavy metal, do melhor.
Menções honrosas:
Transylvania, Losfer Words e Gengis Khan, por serem músicas instrumentais simplesmente incríveis. Queria muito incluir alguma instrumental no top 10, mas não deu.
The Clansman, por ser a melhor música da fase Bailey, e uma das únicas onde a voz dele não estragou o resultado final.
Powerslave, por ser macabra, pesada e ter uma letra excelente.
The Number Of The Beast, por ser uma espécie de hino, e por mostrar como os fanáticos religiosos são estúpidos, condenando uma letra tão idiota que chega até a ser engraçada.
Seventh Son Of A Seventh Son, pelos muitos solos de vários minutos.
Tailgunner, por ser a única coisa que presta do No Prayer For The Dying.
Affraid To Shoot Strangers, por ser linda em todos os aspectos.
Fear Of The Dark, por empolgar no show como nenhuma outra.
The Nomad, que pra mim, é a melhor música do Brave New World. Alguns podem discordar - muitos gostam de Blood Brothers, ou de Out Of The Silent Planet. Realmente, são músicas incríveis, mas The Nomad é a que mais tem "cara" de Iron Maiden. Ela figura entre as maiores músicas "épicas" da história da banda. O casamento entre letra e melodia é novamente perfeito. Toda ela tem um clima meio "arábico", totalmente coerente. Foi ouvindo essa música que eu senti pela primeira vez que o Iron tinha "voltado". E estou ouvindo ela agora.
Nomad... you're the rider so misterious...