Ótima lista, mas, no meu caso, eu trocaria o ITEC por TDS.
Esses três (ITEC, FOTM e TDS) estão quase no mesmo nível, o único que é disparado mesmo é THE.
E como prometi, 20 músicas do Ayreon.
1 -
Day Sixteen: Loser - Disparado, minha música preferida. Foi a primeira que eu ouvi, e acho ela perfeita, de todos os sentidos. Mike Baker tem uma voz muito cínica, arrogante, perfeita pro papel. O começo com o didgeridoo é maravilhoso, um instrumento que eu adoro, pessoalmente, e que foi uma surpresa total ouvir no álbum. Aí pra fechar vem Rage (Devin Townsend destrói, sério) e manda ver contra o Father.
2 -
The Two Gates - Antepenúltima música do ITEC, onde o Bárbaro morre escolhendo o portal errado. Quando ouvi pela primeira vez, me apaixonei pela música, ouvi ela umas 7 vezes seguidas até lembrar que o CD não acabou ainda. O início da música, com o Bárbaro cantando, é bizarra. Não sei como descrever, a voz dele é estranha, o acompanhamento é estranho, tudo é estranho, mas funciona, e eu adoro; além do Roman (Edwin Balogh foi maravilhoso na ópera INTEIRA) mandando ver no refrão.
3 -
To the Quasar - Meu Deus tive uma dificuldade absurda de escolher meu preferido do FOTM. Quasar, Black Hole e Dawn são perfeitos, mas dos três Quasar me atraiu mais. Dawn eu achei chato quando ouvi pela primeira vez, e Black Hole achava longo demais; só depois quando eu andava re-ouvindo tudo eu notei como eram fodas. Eu gostei de Quasar a primeira vez que ouvi, e é tão legal ouvir Deris cantar algo inteligente.
4 -
The Shooting Company of Captain Frans B. Cocq - Possivelmente a música mais bizarra do Ayreon. O que me atraiu foi essa estranhice, a voz do Mouse toda alterada, gostei dela desde a primeira vez que ouvi. Nem sei o que falar sobre ela.
5 -
Eyes of Time - A melhor do TFE, a voz toda contorcida Mirjan van Doom é PERFEITA, eu imagino exatamente um profeta que viu algo terrível e não sabe como explicar, ou convencer outras pessoas que não está louco, ou algo do tipo. Além do refrão ser totalmente empolgante.
6 -
Day Eight: School - Assim, wow. Isso resume o que eu acho dessa música. Tipo o duelo entre Pride e Reason é incrível demais.
7 -
The Castle Hall - Só o que o Bárbaro e o Knight falam sobre os demônios e como vão os enfrentar é foda. Os meus preferidos da ópera juntos na mesma música.
8 -
Day Eighteen: Realization - Uma música que eu pensava ser instrumental, mas aí no finalzinho vem uma das minhas partes preferidas do THE inteiro, várias emoções dando suas opiniões sobre o 'plot twist'.
9 -
Into the Black Hole - Bruce Dickinson é foda demais. Essa música também. Ponto.
Nothing escapes, not even light!
10 -
Isis & Osiris - Em uma música só, Arjen introduz 4 personagens ótimos, todos com falas ótimas. E além disso, é uma música grande, 11 minutos, e fazer uma música grande dessa é difícil, IMO; mas Arjen consegue, com estilo.
11 -
Beyond the Last Horizon A única música do Actual Fantasy que eu gosto mesmo. Foi uma decepção esse álbum.
12 -
My House on Mars - Amo essa música, coloca o clima perfeitamente, é triste e envolvente...
13 -
Carried by the Wind - Arjen canta essa música direitinho, é empolgante... sei lá, após deixar comentários pra 12 faixas eu perco a inspiração.
14 -
Chaos - Tinha me esquecido dessa música quando comecei a fazer a lista. Aí lembrei de como é a introdução mais perfeita que existe. /o/
15 -
Sail Away to Avalon - É acabou minha inspiração.
16 -
Dawn of a Million Souls - /o/
17 -
Day Twelve: Trauma - \o\. Grito do começo foda também.
18 -
Tower of Hope -
We're climbing up the stairs, and hope is flowing in our veins...
19 -
Temple of the Cat - Não entendo por que algumas pessoas não gostam dessa música.
20 -
Day Twenty: Confrontation - Sério que desfecho foda. Aí tem a conecção com o ITEC, sei lá, perfeito, foda.