Ouviram falar do rolo entre o escritor Ronaldo Bressane e (ao que parece) a Tatiana Feltrin?
O escritor postou isso aqui no facebook:
E logo os fãs da youtuber caíram matando nos comentários.
Eu tinha entendido que fora ele, Bressane, quem escreveu pra moça dizendo que ia enviar o livro, mas, pelo texto que ele escreveu depois no site Medium, o acontecido foi com um outro escritor, que ele não revela o nome.
Eu sinceramente não acho isso correto.
Tenho acho que uma ideia romântica de canais e blogs sobre livros e música, a de que a pessoa faz aquilo por amor à arte e o que vier disso (propaganda, livros e coisa grátis) é lucro.
Mesmo. Acredito nisso puramente.
Mas não me surpreendeu nem um pouco saber que existe pessoas que cobram por isso, muito menos que essa pessoa seja a tatiana feltrin e que existam centenas de bocós que a defendem e babam ovo de tipos assim.
Afinal, jacus que apoiam tosqueiras é o que mais existe no youtube, no instagram e demais redes, de modo que ficou meio difícil descobrir detalhes da treta porque os outros you/booktubers, claro, defendem a Tatiana e massacram o escritor.
De qualquer forma, vale a pena ler o texto completo do Bressane na Medium, ele fala bastante sobre o esquema do jabá e cita outras discussões sobre o tema "escritores vs booktubers".
O escritor postou isso aqui no facebook:
E logo os fãs da youtuber caíram matando nos comentários.
Eu tinha entendido que fora ele, Bressane, quem escreveu pra moça dizendo que ia enviar o livro, mas, pelo texto que ele escreveu depois no site Medium, o acontecido foi com um outro escritor, que ele não revela o nome.
"Bem, já que abri a caixa de Pandora, não me resta nada a fazer senão (tentar) fechá-la. Semanas atrás um amigo me encaminhou o e-mail que recebeu de uma famosa professora de literatura e digital influencer. Ele havia pedido o endereço da influencer para enviar seu livro, recém-publicado — do mesmo modo como um autor pede o endereço de um crítico, ou escreve para o jornal avisando que irá mandar seu livro. Surpreso, recebeu um e-mail que avisava: o livro só seria “recebido após a aprovação de um orçamento”. A influencer, ou, melhor dizendo, booktuber, oferecia a este escritor uma tabela de preços para falar do lançamento em seu canal, um dos mais acessados do universo de pessoas que falam de livros no YouTube. O amigo — que, a propósito, é um dos escritores mais conhecidos do Brasil, dispondo, além de texto, de mídia própria –, achou engraçado, jogou a proposta da booktuber no lixo e, a meu pedido, me encaminhou o e-mail.
Movido pela surpresa com os valores cobrados, resolvi, sem pensar muito, vazar o e-mail no meu mural do Facebook, além de postá-lo no perfil do Instagram em que comento livremente os livros que estou lendo, @ronaldobressane, sob a hashtag #pilhadeleiturasperdidas. Para resguardar o amigo, que nem no Brasil está, postei o e-mail como se tivesse sido dirigido a mim mesmo: “Boa tarde, Ronaldo”. E adicionei a legenda provocativa: “É assim que funciona o universo dos booktubers: JABÁ”. Nas primeiras horas, os comentários variaram entre o assombro e a indignação. A maioria dos comentadores — pessoas do meio cultural que eu realmente conheço — ficou também estarrecida com o desassombro da proposta financeira: cobrar diretamente ao autor pela resenha de um livro? Isso é correto?"
Eu sinceramente não acho isso correto.
Tenho acho que uma ideia romântica de canais e blogs sobre livros e música, a de que a pessoa faz aquilo por amor à arte e o que vier disso (propaganda, livros e coisa grátis) é lucro.
Mesmo. Acredito nisso puramente.
Mas não me surpreendeu nem um pouco saber que existe pessoas que cobram por isso, muito menos que essa pessoa seja a tatiana feltrin e que existam centenas de bocós que a defendem e babam ovo de tipos assim.
Afinal, jacus que apoiam tosqueiras é o que mais existe no youtube, no instagram e demais redes, de modo que ficou meio difícil descobrir detalhes da treta porque os outros you/booktubers, claro, defendem a Tatiana e massacram o escritor.
De qualquer forma, vale a pena ler o texto completo do Bressane na Medium, ele fala bastante sobre o esquema do jabá e cita outras discussões sobre o tema "escritores vs booktubers".
Última edição: