• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vc contesta ou não a Biblia?

  • Criador do tópico Criador do tópico ervadorei
  • Data de Criação Data de Criação
Er, os livros apócrifos (ou deuterocanônicos) não foram escritos após o Apocalipse, mas na verdade, no período intertestamentário, séculos I e II (no máximo III) a.C. Ao contrário do que foi dito, não é Eclesiastes quem foi considerado apócrifo, mas Eclesiástico...

Bem, existem alguns links evangélicos que falam da história dos livros apócrifos e o motivo de sua refutação. São os que encontrei menos bobagens, apesar de um deles ser um tanto quanto "politicamente incorreto" no aspecto das refutações (achei que pegou pesado demais contra os católicos, existem outras formas de dizer a mesma coisa sem ser tão fusilânime) :)

http://www.profecias.com.br/historia/apocrifos.htm
http://www.cacp.org.br/cat-canon-judeu.htm
http://www.cacp.org.br/apocrifos.htm (esse texto, apesar de muito bom na análise, é um pouco "ácido" demais com os católicos, se você se sentir ofendido, melhor não ler).
 
Bem... seguindo somente o nome do Tópico...

O que eu costumo dizer é:

Eu não contesto da Bíblia.... eu contextualizo.
Ou seja... tem coisas ali que a gente pode observar como narrativa histórica.. e outros é somente alegoria... uma forma de metaforizar a história, ou as idéias de um povo.
 
Oikos disse:
Bem... seguindo somente o nome do Tópico...

O que eu costumo dizer é:

Eu não contesto da Bíblia.... eu contextualizo.
Ou seja... tem coisas ali que a gente pode observar como narrativa histórica.. e outros é somente alegoria... uma forma de metaforizar a história, ou as idéias de um povo.

Concordo plenamente com nosso amigo Oikos, hmmm, isso é grego não é? Quer dizer "privado" não é?

Certas passagens da Bíblia estão presentes na maioria dos manuscritos de outros povos feitos séculos antes dela! Vai ver que apropriação de texto ou simples "inspiração" nas escrituras de países orientais (Que são datadas beeeem antes da Bíblia ser reunida) foi uma boa desculpa...

Ahn, não concordo com a maioria dos valores impostos no velho Testamento, olho por olho dente por dente, não somos tão massacrados assim na vida moderna, então não há razão de se seguir um modelo antigo...
Já o Novo, bem... pode ser...
:blabla:

Eh o que eu devo estar pensando agora...
Mas, pensem bem... Se não tivesse um Manual de Instruções (Pois é isso que a Bíblia serve para a vida dos homens, dar valores e motivações, na minha opinião.) imagina como seria o mundo?!
 
Haryel disse:
Se não tivesse um Manual de Instruções (Pois é isso que a Bíblia serve para a vida dos homens, dar valores e motivações, na minha opinião.) imagina como seria o mundo?!
Muito boa observação, Haryel ...
Entretanto, há uma questão, que muitas vezes já foi levantada aqui.
Esse mesmo manual de instruções foi usado por líderes religiosos e políticos poderosos durante um tempo de nossa história, para fazerem valer diversos de seus interesses. Enormes atrocidades foram cometidas em nome da religião ... portanto, um manual de instruções pra nossa vida é questionável, e seu real benefício talvez esteja ligado ao contexto político (da época e da região) ...

De todo modo, na Bíblia dá pra se tirar belas lições, contradições, versos que podem ser multiplamente interpretados, enfim ... acaba virando um manual tão "amplo", que pode ser usado pra todo tipo de princípio (bons ou maus).

Cabe a cada um descobrir os reais e verdadeiros valores das Escritas ... de olhos, ouvidos, cabeça e coração aberto ...
 
Haryel disse:
Ahn, não concordo com a maioria dos valores impostos no velho Testamento, olho por olho dente por dente, não somos tão massacrados assim na vida moderna, então não há razão de se seguir um modelo antigo...
Olho por olho, dente por dente, não uma expressão totalmente biblica, é o código de Hamurabi :g: (acho que é assim que se escreve).
E muitas coisas que estão na biblia são sem noção mesmo, mais apenas para as pessoas que não querem se dar ao trabalho de analizar o que ali está escrito... Assim, não tem como não contestar o Antigo Testamento.
Mais sobre o lance de tudo ser mais severo, eu creio que seria inevitável, visto que o grau de civilização daqueles povos era muito pequeno, afinal, a História Clássica ainda nem tinha começado à existir.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.584,79
Termina em:
Back
Topo