• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vestibular: eu TENHO QUE PASSAR!!!!!!!

Re: Vestibular: eu TENHO QUE PASSAR !!!!!!!!!!!

Fiz sim, não achei dificil não, mas acho que deveria ser mais focado no que é dado durante às aulas
acho que se fosse realmente pra Avaliar o conhecimento do aluno em relação ao Ensino médio, eu acho que eles deveriam, sim, elaborar uma prova que contivesse um conteúdo voltado somento no que se aprende nesses 3 ultimos anos do E.M.


Ditto.

Também não achei difícil, fiz pela primeira vez e fiquei confusa por que esperava mais questões relacionadas a escola.
 
Re: Vestibular: eu TENHO QUE PASSAR !!!!!!!!!!!

Outra coisa também que não avalia nada é o ENEM....vou te contar uma coisa, o que tem naquela prova que avalie o seu Ensino médio? e aquelas figurinhas de teste de QI , fala sério;... fico irritada com essas coisas...

Eu achei a prova do ENEM, que privilegia o raciocínio e a interpretação, muito interessante, apesar de não servir em nada para mim. O que vocês esperavam, uma decoreba do conteúdo de ensino médio?

Fiz sim, não achei dificil não, mas acho que deveria ser mais focado no que é dado durante às aulas

acho que se fosse realmente pra Avaliar o conhecimento do aluno em relação ao Ensino médio, eu acho que eles deveriam, sim, elaborar uma prova que contivesse um conteúdo voltado somento no que se aprende nesses 3 ultimos anos do E.M.

Ditto.

Também não achei difícil, fiz pela primeira vez e fiquei confusa por que esperava mais questões relacionadas a escola.

Bom, não sei quantos de vocês estudam/estudaram em escola pública no Ensino Médio, mas pelas respostas e comentários eu tomo a liberdade de supor que nenhum de vocês. Me corrijam se estiver errada, por favor.

O que acontece e muita gente não sabe (inclusive eu só aprendi isso há pouco, nas aulas de licenciatura) é que há alguns anos o Ministério da Educação mudou o "padrão" de ensino nas escolas públicas: agora, é recomendado aos professores que trabalhem as chamadas "habilidades e competências" (lembraram do ENEM??) em sala de aula, ao invés de trabalharem conteúdo mesmo, como era antes - e ainda é nas particulares.

Qual a finalidade disso?? Formar trabalhadores, basicamente. Formar gente que certamente não terá como passar nas grandes Universidades, mas que - teoricamente - terá condição de começar a trabalhar logo, sabendo fazer "um pouquinho de cada coisa, mas sem ter nenhuma especialização". O problema grande disso fica por conta do pequeno número de vagas disponíveis em empregos que não exigem ensino superior.

Enfim, o que eu queria dizer é que o ENEM serve para avaliar - teoricamente, de novo - as "habilidades e competências" que estão sendo trabalhadas nas escolas públicas.

Por isso que ninguém entende o motivo da diferença brutal entre o ENEM e os Vestibulares das grandes Universidades. Afinal, esses vestibulares são conteudistas, querem que o aluno que vai entrar naquela faculdade já venha com conhecimentos básicos do colégio. Enfatizam outras áreas que não essa imposta pelo Ministério.

Seria até bom, em alguns aspectos, como o Fallen Peacecraft disse, se avaliasse raciocínio e interpretação e não uma decoreba (se bem q nem todos os vestibulares são assim). O ruim é que realmente acaba não avaliando nada, se levarmos em conta que ninguém (e ninguém mesmo) sabe, afinal, o que são essas tais "habilidades e competências" de que tanto falam.
 
Re: Vestibular: eu TENHO QUE PASSAR !!!!!!!!!!!

O problema grande disso fica por conta do pequeno número de vagas disponíveis em empregos que não exigem ensino superior.

Os cursos técnicos empregam mais que os superiores.

O ruim é que realmente acaba não avaliando nada, se levarmos em conta que ninguém (e ninguém mesmo) sabe, afinal, o que são essas tais "habilidades e competências" de que tanto falam.

No manual eles explicam, mas é verdade que é um negócio bem complicado.
 
Re: Vestibular: eu TENHO QUE PASSAR !!!!!!!!!!!

Os cursos técnicos empregam mais que os superiores.

É o que acontece aqui em Volta Redonda, tem a CSN que emprega a maioria da população qualificada (ensino técnico) e outras empresas que estão com falta em engenheiros (especialmente elétricos).
 
Re: Vestibular: eu TENHO QUE PASSAR !!!!!!!!!!!

Os cursos técnicos empregam mais que os superiores.

Não era bem isso que eu queria enfatizar, em todo caso, mas eu não discordo de você. De qualquer maneira, a quantidade de gente que completa o ensino médio é muito maior do que qualquer oferta de emprego que exista por aí. Levando em conta também que vários empregos que não exigem muito da capacidade intelectual das pessoas têm requisitado Ensino Superior completo (qualquer curso) para facilitar a seleção.

Mas deixemos o tópico para os futuros bixos se expressarem, até porque só fiz aquele post pra ilustrar o real motivo do Enem ser tão diferente dos vestibulares e tals...
 
Re: Vestibular: eu TENHO QUE PASSAR !!!!!!!!!!!

Não era bem isso que eu queria enfatizar, em todo caso, mas eu não discordo de você. De qualquer maneira, a quantidade de gente que completa o ensino médio é muito maior do que qualquer oferta de emprego que exista por aí. Levando em conta também que vários empregos que não exigem muito da capacidade intelectual das pessoas têm requisitado Ensino Superior completo (qualquer curso) para facilitar a seleção.

Mas deixemos o tópico para os futuros bixos se expressarem, até porque só fiz aquele post pra ilustrar o real motivo do Enem ser tão diferente dos vestibulares e tals...

O ENEM é um sistema falido para um sistema educacional mais falido ainda. Busca tentar iludibriar alunos que acham que indo bem no Exame, podem concorrer a uma vaga DreamTeam das grandes Universidades (como a minha amada Mackenzie)

Esse ano vou tentar a Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas (DIREITOGV), que não congrega com o sistema ENEM/MEC. FUVEST, VUNESP, UNICAMP e outras Senhoras Fundações utilizam o sistema mais como "ganha-ponto" extra do que por avaliar efetivamente o sistema...
 
Inscrição feita para FUVEST e UNCAMP. Estou esperando abrir para a UFSCar... aí acabam-se as minhas inscrições.
Aiai... está chegando :D
 
Não é só você... :ahn?:as provas começam em novembro pra todo mundo... daqui a dois meses :???:
:D


nossa o ano passo tao rapido que eu nem vi...
e acho que vou ate sair pq preciso estuda ehhahehheahhae:lol: :lol: :lol: :obiggraz: :obiggraz: :mrgreen: :mrgreen: abandona essa minha vida vagabunda e começa a estuda um poco ehheahheahhae......
mesmo pq depois de tudo que rolo.... aff.... nem vo mais fika aki...
hheehaehehe vo estuda e garanti meu futuro de oceanografa... :mrgreen: :mrgreen:
 
Fiz minha inscrição para Volta Redonda mesmo, Engenharia de Agronegócios, curso novo mas parece ser legal.
 
Pensei em fazer história na UFF também, mas me convenceram de fazer Eng. de Agronegócios aqui em VR mesmo, me disseram horrores sobre história.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.584,79
Termina em:
Back
Topo