Olá a todos
Aff, que choradeira danada por aqui
Bom, antes de falar em choro duas coisinhas:
1o - Não li os livros (ainda), portanto a emoção me atingiu de forma diferente da maioria
2o - O que se entende por "chorar". Se for lágrimas escorrendo no rosto, então não chorei em nenhum filme. Agora se contar olhos inchados, nó na garganta, e outras coisas afim... Bem, cada um expressa a sua emoção de forma diferente...
Dito isso:
Não chorei (ou me emocionei) em nenhum dos 2 primeiros filmes. O primeiro me pareceu, inclusive, meio monótono e só gostei do filme pelo final. É mais ou menos a mesma sensação que tive ao ler "Morte e Vida Severina". Me arrastei na maior parte do texto (matéria de prova na época, não tinha como me safar

), mas apesar de toda dureza da história (sem falar nas rimas com som graves, num ritimo constante como num cortejo fúnebre) o final "alegre" me emocionou muito e acabei gostando da obra. Mesma coisa aconteceu com SDA. Já ADT eu achei um filme sensacional, bem movimentado, épico. Houve cenas tristes em ambos os filmes, mas isso não me "tocou". Como não li os livros não tinha nenhuma espectativa ou envolvimento com a história. Assim SDA foi uma apresentação do universo da TM e o envolvimento com os personagens principais ainda estava começando a ser construido. Já em ADT o envolvimento foi maior, mas nas cenas tristes pesou o desenvolvimento dos personagens (por exemplo Theoden no túmulo do filho. O personagem acabara de ser introduzido, e rapidamente).
Bom, já RDR... Digo que me emocionei muito a ponto de ficar com a visão embaçada em algumas partes

, todas relacionadas com o núcleo principal de personagens (basicamente a sociedade do anel). Por exemplo, apenas senti a grandiosidade do gesto dos caveleiros quando eles chegaram para a batalha (Death... Death... Deth..._). Não senti nada de mais nos portos cinzentos, ou mesmo na coroação do Aragorn (não para chorar). Para falar a verdade, para quem não leu o livro, o filme deveria ter terminado lá mesmo. O restante ficou com um clima de anti-climax, sei lá. Só creio que vcs deveriam agradecer ao PJ por isso. Se fosse pensar apenas comercialmente (ou mesmo pelo Oscar), ele só colocaria aquele final na versão estendida....
[]s Daniel