• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ENCONTRAR O TÍTULO DE UM LIVRO

fwesilva

Usuário
(ENCONTRADO - Era O Imitador de Homens) Preciso encontrar um livro que li há muito tempo e não lembro o título. Lembro de alguns detalhes da história: 1) Há um andróide/robô em crise existencial que deseja morrer; 2) As pessoas não sabem mais ler, o protagonista aprende mesmo assim.
 
Última edição:
Por um momento pensei que fosse DEMÔNIO DA MÃO DE VIDRO, mas não. Também não é qualquer robô do Asimov, mesmo que um deles tenha cometido "suicídio".
Vou pesquisar.
 
Sei lá. Tem cara de mais um bot com esses pedidos esquisitos. Se me provar que é humano, eu perco tempo tentando ajudar. XD
Parece uma mistura de enredos independentes.
 
Sei lá. Tem cara de mais um bot com esses pedidos esquisitos. Se me provar que é humano, eu perco tempo tentando ajudar. XD
Parece uma mistura de enredos independentes.
É um daqueles livros que é narrado de perspectivas diferentes, talvez por isso pareça assim. E infelizmente só sei provar que sou humano se tiver que identificar fodas as imagens com semáforos kkkkkk
 
Perguntando ao Chat GPT com esses detalhes é provável que ele descubra.
Já tentei de várias formas. Ele sempre sugere "Eu, Robô" e alguns outros livros mais conhecidos de Asimov. Depois ele sugere Philip K. Dick e por aí vai. Acredito que o livro não seja muito popular, daí minha dificuldade em encontrar
 
O livro "Eu, robô" tem varios contos dobre robos, talvez um deles seja oque voce procura.

Eu não consigo lembrar agora, ta na hora de eu reler o livro rs

O unico robô depressivo que conheço é o Marvin, do guia do mochileiro das galaxias, mas ele não se mata, até onde lembro...
 
Já tentei de várias formas. Ele sempre sugere "Eu, Robô" e alguns outros livros mais conhecidos de Asimov. Depois ele sugere Philip K. Dick e por aí vai. Acredito que o livro não seja muito popular, daí minha dificuldade em encontrar
Você se lembra da capa? Às vezes, pode fornecer informações físicas sobre o livro também, para restringir ou aprimorar a busca.
 
Pela página da Wikipedia em inglês, acredito que seja "O imitador de homens", do Walter Tevis.

Disponível na Amazon.

91sYIFz9PLL._AC_UF1000,1000_QL80_.jpg
 
Caramba, pela sinopse o livro parece bem sombrio e depressivo. Fiquei até com medo de ler.
 
Perguntando ao Chat GPT com esses detalhes é provável que ele descubra.

tem um romance gótico que li quando era criança e que me marcou muito, busco até hoje em dia para reler. fabio sugeriu jogar no chat GPT a descrição do livro, a ferramenta retornou não só com um monte de título que obviamente não era o que eu tinha lido (pois recentes), mas também alguns que não existiam.
 
tem um romance gótico que li quando era criança e que me marcou muito, busco até hoje em dia para reler. fabio sugeriu jogar no chat GPT a descrição do livro, a ferramenta retornou não só com um monte de título que obviamente não era o que eu tinha lido (pois recentes), mas também alguns que não existiam.
No desespero sugere uns inventados, pra ver se acerta :lol:
 
tem um romance gótico que li quando era criança e que me marcou muito, busco até hoje em dia para reler. fabio sugeriu jogar no chat GPT a descrição do livro, a ferramenta retornou não só com um monte de título que obviamente não era o que eu tinha lido (pois recentes), mas também alguns que não existiam.
Joga aí a descrição do livro; talvez o Jacques descubra.
 
Joga aí a descrição do livro; talvez o Jacques descubra.

o pior é que fica parecendo que é um daqueles casos de "eu lembro que a capa era vermelha", mas eu lembro do títuloooooo, teoricamente seria susse encontrar. o problema é que é um título super genérico: a casa mal-assombrada. eu li entre 1989 e 1990, então seria o limite para a data de publicação, supondo que a biblioteca do bairro tivesse só lançamento (o que eu duvido, pois biblioteca de bairro).

da história eu lembro só de alguns elementos, a protagonista indo trabalhar na casa de um cara cego, a casa fica perto da praia e tem um momento em que alguém morre/quase morre porque está em uma caverna que tem como acessar só qdo a maré está baixa. tinha algo sobre uma flor dentro de uma bola de vidro também. e o fantasma da irmã do cara? é complicado porque romance gótico às vezes a protagonista passa a história toda achando que tem fantasma, mas aí é alguém trancado no ático, né. mas enfim, havia a sugestão de existência de fantasma (e daí o título, hehe).

a minha suspeita é que seja algo na linha dos romances góticos que estavam na moda nos anos 60, aqueles com capas que mostram gurias fugindo de casas sinistras. deve ser ruim pracaraleo, mas me impressionou na época e por causa disso é um daqueles livros que me fizeram gostar de ler, então acho meio triste não saber nem que é que escreveu.
 
o pior é que fica parecendo que é um daqueles casos de "eu lembro que a capa era vermelha", mas eu lembro do títuloooooo, teoricamente seria susse encontrar. o problema é que é um título super genérico: a casa mal-assombrada. eu li entre 1989 e 1990, então seria o limite para a data de publicação, supondo que a biblioteca do bairro tivesse só lançamento (o que eu duvido, pois biblioteca de bairro).

da história eu lembro só de alguns elementos, a protagonista indo trabalhar na casa de um cara cego, a casa fica perto da praia e tem um momento em que alguém morre/quase morre porque está em uma caverna que tem como acessar só qdo a maré está baixa. tinha algo sobre uma flor dentro de uma bola de vidro também. e o fantasma da irmã do cara? é complicado porque romance gótico às vezes a protagonista passa a história toda achando que tem fantasma, mas aí é alguém trancado no ático, né. mas enfim, havia a sugestão de existência de fantasma (e daí o título, hehe).

a minha suspeita é que seja algo na linha dos romances góticos que estavam na moda nos anos 60, aqueles com capas que mostram gurias fugindo de casas sinistras. deve ser ruim pracaraleo, mas me impressionou na época e por causa disso é um daqueles livros que me fizeram gostar de ler, então acho meio triste não saber nem que é que escreveu.
Procurei no JacquesGPT, mas não encontrei nada... :-(
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.584,79
Termina em:
Back
Topo