• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Prêmio Jabuti 2024

Fui olhar essa edição da Bíblia da MBC e tá míseras 2500 janjinhas.

Btw, acho muita escrotice essa divisão de "romance literário" e "romance de entretenimento".

eu entendo a proposta do jabuti exatamente sob esse ponto de vista - de que alguns livros centrados mais no enredo jamais teriam chance concorrendo contra livros que dão mais ênfase para forma (que é meio o que distingue um do outro, né?). mas o problema é que é um negócio super subjetivo e, infelizmente, a ideia de literatura de entretenimento está marcada como um termo pejorativo, como se fosse menos literatura, série B da literatura e não simplesmente uma abordagem diferente.

"representatividade de gente insana" me intrigou.

(na real um monte de gente já me recomendou o livro e eu tenho no kindle já tem um tempo, pensando de verdade em finalmente ler)

O resultado sai amanhã, com cerimônia a partir das 19:30.
Uns anos atrás assisti à cerimônia pela primeira vez (é bem tosquinha, sem muito glamour) e o apresentador era o Dan Stulbach :lol:

Infelizmente deram o prêmio de romance literário para o Itamar. :flag:

eu nem li esse novo dele e não posso julgar, mas até pela recepção geral da crítica parece que foi um trabalho maizomeno dele. e aí pessoal parece que tem preguiça/medo/whatever de tentar algo novo, sempre que tem um nome mais famosinho entre concorrentes é batata que ele ganha. chico buarque é um que se mandar receita de bolo é capaz de ganhar (eu amo o chico, é uma tradição de família ser fã do chico, mas ele tem escrito umas coisas que são meio fuéééém se comparar com budapeste, por exemplo)

Enfim, a relação completa dos premiados:

Veja os vencedores do Prêmio Jabuti 2024:

Eixo: Literatura

• Conto: O ninho | Autor(a): Bethânia Pires Amaro | Editora(s): Record
  • Crônica: Sempre Paris: crônica de uma cidade, seus escritores e artistas | Autor(a): Rosa Freire D'Aguiar | Editora(s): Companhia das Letras
  • Histórias em Quadrinhos: Como pedra | Autor(a): Luckas Iohanathan | Editora(s): Comix Zone
  • Infantil: Cabo de guerra | Autor(a): Guilherme Karsten, Ilan Brenman | Editora(s): Santillana Educação
  • Juvenil: Apytama: floresta de histórias | Autor(a): Kaká Werá (Organizador) | Editora(s): Santillana Educação
  • Poesia: Cabeça de galinha no chão de cimento | Autor(a): Ricardo Domeneck | Editora(s): Editora 34
  • Romance de Entretenimento: O crime do bom nazista | Autor(a): Samir Machado de Machado | Editora(s): Todavia
  • Romance Literário: Salvar o fogo | Autor(a): Itamar Vieira Junior | Editora(s): Todavia
Eixo: Não Ficção

• Artes: A verdade vos libertará | Autor(a): Gabriela Biló, Medo e Delírio, Pedro Inoue | Editora(s): Fósforo
  • Biografia e Reportagem: Baviera tropical | Autor(a): Betina Anton | Editora(s): Todavia
  • Economia Criativa: O mutirão das árvores: queremos sombra e água fresca | Autor(a): Claudio de Moura Castro | Editora(s): BEĨ
  • Educação: Como ser um educador antirracista | Autor(a): Bárbara Carine | Editora(s): Planeta do Brasil
  • Negócios: Consumo verde: a construção de um mercado de massa sustentável | Autor(a): Ricardo Esturaro | Editora(s): Tira de Letra
  • Saúde e Bem-Estar: O sentido da vida | Autor(a): Contardo Calligaris | Editora(s): Planeta do Brasil
Eixo: Produção Editorial

• Capa: Bíblia | Capista: Júlia Maximo| Editora(s): Minha Biblioteca Católica
  • Ilustração: Cabo de guerra | Ilustrador(a): Guilherme Karsten | Editora(s): Santillana Educação
  • Projeto Gráfico: Bará | Responsável: Felipe Chodin | Editora(s): Act.
  • Tradução: Canto para Govinda | Tradutor(a): João Carlos B. Gonçalves | Editora(s): Penguin - Companhia das Letras
Eixo: Inovação

• Escritor Estreante - Poesia: Breve ato de descascar laranjas | Autor(a): Bianca Monteiro Garcia | Editora(s): Macabéa Edições, 7 Letras
  • Escritor Estreante - Romance: Os náufragos | Autor(a): Patrícia Larini | Editora(s): Patuá
  • Fomento à Leitura: IBEAC Literatura: os caminhos literários das bibliotecas comunitárias de Parelheiros | Responsável(eis): Bel Santos Mayer
  • Livro Brasileiro Publicado no Exterior: O amor dos homens avulsos | Editora(s): Companhia das Letras, Peirene

Não sei se vocês já assistiram, mas a cerimônia leva cerca de duas horas e é bem tosquinha. Os premiados só sobem no palco, tiram umas fotos e levam os jabutinhos para casa. Não têm nem um minutinho para agradecer ninguém. Só quem fala, no final, é o vencedor do Livro do Ano.

Este ano teve uma apresentação no meio. Tipo uma declamação de poesia. Meio slam, sei lá. Era algo que chamariam de "performance", talvez. A moça toda fantasiada lá no palco, fazendo caras e bocas. Achei muita vergonha alheia e tirei o som da tevê na metade do bagulho, revirando os olhos. :roll:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back