• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Prêmio Nobel de Literatura 2024

Acabei de terminar Greek Lessons, de Han Kang. Gostei muito, muito mesmo. No início, eu estava um pouco cético quanto ao impacto que ele teria, e não é um livro perfeito, mas acabou falando muito intimamente comigo. Acontece que o tipo de sensibilidade ingênua e ultrassensível de Han em relação às alegrias e tristezas da vida, seu peso, é algo que eu compartilho no fundo. Na verdade, é muito revigorante vê-la explorando os temas que aborda aqui de uma maneira tão enganosamente leve, mas ferindo você junto com as personagens; uma escrita que é simples, mas quase cada linha é carregada de um lirismo sútil demais, a ponto de poder passar despercebido como mera narração; de uma forma que mostra que não é preciso depender de um estilo, de assuntos, ou de linguagem grandiosos para criar algo tão frágil e belo.

Dois livros na (pequena, mas impactante, até agora) bibliografia da autora, mas já dá pra sentir seu peso.

Talvez eu escreva mais sobre ele, mas por enquanto é só. Ainda estou pensando sobre o livro. Certamente o relerei quando for publicado aqui no Brasil.

Depois de ler os cinco romances dela disponíveis nos idiomas que consigo ler (A Vegetariana, Greek Lessons, Atos Humanos, O Livro Branco, We Do Not Part), posso finalmente entender por que ela foi escolhida como a laureada deste ano. Com uma produção tão curta, ela é uma daquelas escritoras que é melhor apreciada tendo em mente toda a sua obra, já que imagens de livros anteriores se repetem em livros posteriores, reforçando ou contrastando seu significado. O quadro geral que ela pinta sobre o sofrimento, a fragilidade da vida, os pequenos atos de bondade e amor que parecem ao mesmo tempo ternos e dolorosos em meio às dificuldades que as pessoas enfrentam, tudo com uma linguagem simples mas altamente lírica, é surpreendente.

Depois de dois livros lidos, continuo sem entender o hype. :lol:
Vegetariana e Livro Branco, né?

Então, os livros dela em geral são bem diferentes, como vc deve ter notado com esses dois. Compreensível, por exemplo, não gostar do tom histérico, e imagens bizarras de Vegetariana. Já O Livro Branco é mais pra completistas, servindo ali bem como um interlúdio entre Atos e We Do Not Part (mas que, ainda assim, mesmo em sua narrativa frágil, contém umas das páginas mais líricas dela, verdadeiros poemas em prosa). Este último a Todavia lança ano que vem, recomendo que dê uma nova chance. É o último romance dela, e o mais bem conseguido e maduro :yep:.

Agradeço o interesse, mas prefiro não.

Duas chances já foram mais do que outros autores mereceram. Seguirei lendo outras coisinhas, que não falta coisa boa pra ler na curta vida.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back