Pandatur
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Dentre as várias “provas” que os Mórmons usam para autenticar o Livro do Mórmon é apontar que Joseph Smith era muito jovem para sonhar com o tema encontrado no Livro do Mórmon. Eles também apontam que esse livro contém muitas palavras exclusivas e que Joseph Smith não poderia ter as inventado. Para muitos, isso é uma evidência clara que acrescentar ao seu argumento de inspiração divina.
Em primeiro lugar, vamos considerar sua idade. Enquanto Smith disse que tinha apenas 14 anos quando ele teve sua “Primeira Visão”, ele também disse que não recebeu os pratos de ouro até a primavera de 1827. Isso o faria um jovem de aproximadamente 23 anos – nem um pouco jovem demais para uma pessoa escrever um livro de 531 páginas.
Muitas das “novas” palavras de Smith parecem ser nada mais do que combinações de palavras existentes. Por exemplo, Moisés + Isaías = Mosías. Abinoam + Gadi = Abinadi. Mesmo que Smith não tenha tirado o nome de Neftaí do apócrifa (2 Macabeus 1:36) ele poderia facilmente ter inventado a palavra combinando Nehemiah tanto com Zefi (1 Crônicas 1:36), Sefi (1 Crônicas 1:40), ou mesmo Sifi (1 Crônicas 4:37). Combinando “celestial” com “terrestrial” nós temos a palavra terrestial, e Helamã pode ser criado combinando Helã (2 Samuel 10:16) com palavras como Naamã (Gênesis 47:21) ou mesmo Hamã (Ester 3:5). Se Smith não tirou a palavra Moroni de uma cidade na ilha de Comoros (Cumorah?), ele deve ter combinado a palavra Mordecai (Esdras 2:2; Ester 2:5) com nomes como Gideôni (Números 1:11), Armoni (2 Samuel 21:8), ou talvez o título dado em João 20:16, Raboni.
Se estamos assumindo que tais feitos tendem a autenticar a posição de Joseph Smith como profeta, talvez nós devêssemos também considerar J.R.R. Tolkien. Este famoso autor de Oxford, Inglaterra, provavelmente mais conhecido por seus livros O Hobbit e Senhor dos Anéis, começou a escrever suas complexas histórias e mitologias aos 24 anos, fazendo o feito de Smith não parecer tão significante. Considere também que Tolkien desde cedo tinha muito interesse por idiomas tanto antigo quanto moderno. Um de seus hobbies era não somente a invenção de novas palavras, mas a invenção de idiomas inteiros!
Falando de originalidade, Tolkien também supera Smith. Há mesmo uma comparação para os temas encontrados nos textos de Tolkien quando examinamos o Livro do Mórmon? A idéia de antigos imigrantes virem para o continente Americano era nova no começo do século XIX. O livro View of the Hebrews de Ethan Smith (sem relação) e o Manuscript Story de Solomon Spaulding também têm histórias parecidas.
Eu não acho que nem os críticos de Joseph Smith neguem que ele era bastante inteligente e talvez até talentoso; contudo, apenas porque ele escreveu um livro com 20 anos, ou teve a habilidade de inventar novos nomes, não o torna necessariamente um profeta de Deus.
[Nota: Este texto foi traduzido e publicado apenas como mera curiosidade. Ele não expressa a opinião da Valinor.]
Em primeiro lugar, vamos considerar sua idade. Enquanto Smith disse que tinha apenas 14 anos quando ele teve sua “Primeira Visão”, ele também disse que não recebeu os pratos de ouro até a primavera de 1827. Isso o faria um jovem de aproximadamente 23 anos – nem um pouco jovem demais para uma pessoa escrever um livro de 531 páginas.
Muitas das “novas” palavras de Smith parecem ser nada mais do que combinações de palavras existentes. Por exemplo, Moisés + Isaías = Mosías. Abinoam + Gadi = Abinadi. Mesmo que Smith não tenha tirado o nome de Neftaí do apócrifa (2 Macabeus 1:36) ele poderia facilmente ter inventado a palavra combinando Nehemiah tanto com Zefi (1 Crônicas 1:36), Sefi (1 Crônicas 1:40), ou mesmo Sifi (1 Crônicas 4:37). Combinando “celestial” com “terrestrial” nós temos a palavra terrestial, e Helamã pode ser criado combinando Helã (2 Samuel 10:16) com palavras como Naamã (Gênesis 47:21) ou mesmo Hamã (Ester 3:5). Se Smith não tirou a palavra Moroni de uma cidade na ilha de Comoros (Cumorah?), ele deve ter combinado a palavra Mordecai (Esdras 2:2; Ester 2:5) com nomes como Gideôni (Números 1:11), Armoni (2 Samuel 21:8), ou talvez o título dado em João 20:16, Raboni.
Se estamos assumindo que tais feitos tendem a autenticar a posição de Joseph Smith como profeta, talvez nós devêssemos também considerar J.R.R. Tolkien. Este famoso autor de Oxford, Inglaterra, provavelmente mais conhecido por seus livros O Hobbit e Senhor dos Anéis, começou a escrever suas complexas histórias e mitologias aos 24 anos, fazendo o feito de Smith não parecer tão significante. Considere também que Tolkien desde cedo tinha muito interesse por idiomas tanto antigo quanto moderno. Um de seus hobbies era não somente a invenção de novas palavras, mas a invenção de idiomas inteiros!
Falando de originalidade, Tolkien também supera Smith. Há mesmo uma comparação para os temas encontrados nos textos de Tolkien quando examinamos o Livro do Mórmon? A idéia de antigos imigrantes virem para o continente Americano era nova no começo do século XIX. O livro View of the Hebrews de Ethan Smith (sem relação) e o Manuscript Story de Solomon Spaulding também têm histórias parecidas.
Eu não acho que nem os críticos de Joseph Smith neguem que ele era bastante inteligente e talvez até talentoso; contudo, apenas porque ele escreveu um livro com 20 anos, ou teve a habilidade de inventar novos nomes, não o torna necessariamente um profeta de Deus.
[Nota: Este texto foi traduzido e publicado apenas como mera curiosidade. Ele não expressa a opinião da Valinor.]
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