• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Lançamentos 2025

Sobre a Pinard para quem não conhece ou não gosta do Catarse: eles sempre lançam o projeto nesse jeito aí, fica um mês e meio ou dois meses em esquema de financiamento, atingindo o valor o livro é lançado, teu nome aparece ali na lista de agradecimentos no interior do livro e após um mês ou mais o livro chega aí na tua casa. Após esse período de livro viabilizado, o livro é então lançado no site deles, sendo possível adquirir por lá, sem brindes, sem nome, e com um acréscimo de 10% do valor inicial.
Em geral eles não trabalham com relançamentos, porém o Middlemarch fez tanto sucesso que já rolou 2 reedições.

Sobre a escolha de título, conheço poucos, a maioria só naquele jeito "sei que existe" mas vai um pouco de encontro ao projeto deles, né. Lançar nomes esquecidos ou esgotados da literatura latino-americana. Então acho que tá ok a gente não conhecer a maioria. Recentemente saiu o Avalovara, do Osman Lins, já tá disponível no site.

Sobre o discurso do método, talvez seja o título mais conhecido do Carpentier, perdendo somente para o reino deste mundo, que é baratinho e de fácil acesso desde sempre. Não curto o reino não, mas li de má vontade tem uns bons anos. Esse aí sempre fui curioso, considerando fortemente apostar nele.

Sobre os livros, é nítido que é um trabalho com orçamento limitado mas feito com amor, por quem tá animado com o projeto. Todo o projeto editorial é um xuxu, já vi outros volumes ao vivo e sempre gostei de todos, o Middlemarch é o único que eu tenho fácil aqui e é uma belezura só.

Último adendo: vez ou outra eles colocam os pés pelas mãos, bolando projeto de livro de poesia, de autor/autora pouco conhecido, com alvo de limite de captação em torno de 170mil reais. Aí chega o prazo do catarse e o livro tá em uns 50% de apoio só por quem se compadeceu pela causa.

Aí sobrou amor e faltou pé na realidade, né. Mas simpatizo com eles.

Sabia pouquíssima coisa sobre o Avalovara. A edição deles ficou lindona, ando bem tentado, acho que vou acabar cedendo.

22b46c_71b3800602b34f8d801d4768e9aac8bd~mv2.png

Avalovara é um romance brasileiro de 1973, escrito por Osman Lins e com primeira edição publicada pela editora Melhoramentos. É considerado a obra-prima do escritor pernambucano, pelo equilíbrio entre a investigação formal e a abordagem das questões humanas.

A obra baseia a sua estrutura e o seu enredo no Quadrado Sator. O romance atribui a criação do palíndromo SATOR AREPO TENET OPERA ROTAS a um escravo de Pompeia, Loreius. Para obter sua liberdade, ele compõe o quadrado mágico, atendendo a um desafio do seu amo. No entanto, revela o segredo a uma cortesã, que o trai.

O tema de Loreius em sua busca da liberdade se alterna com a história de Abel, um jovem escritor brasileiro que busca seu amor em diversos lugares do Brasil e da Europa. Ao mesmo tempo, Abel tenta compreender a relação entre o artista e a obra, numa possível interpretação da frase inscrita no quadrado - "O criador mantém cuidadosamente o mundo em sua órbita".

As narrativas se intercalam, explorando os formatos do quadrado e da espiral. Segundo o próprio autor, essa organização foi a sua forma de refletir sobre "a transição do caos ao cosmos”. Lins também povoa a obra de referências a clássicos iterários como A divina comédia, de Dante Alighieri, Werther, de Goethe, Moby Dick, de Herman Melville, e La modification, de Michel Butor. O título da obra é derivado do bodhisattva budista Avalokiteshvara (Avalokiteshvara), que simboliza a compaixão de todos os budas e é tradicionalmente representado como tendo mil braços. No livro, Avalovara é referenciado como sendo um pássaro feito de pássaros.

Avalovara na wikipedia.

Recentemente saiu o Avalovara, do Osman Lins, já tá disponível no site.
Outra coisa absurda é isso: que um escritor como Osman Lins precise ser restabelecido na base de financiamento coletivo, senão vai continuar, talvez, mais uma década abandonado. Cadê os herdeiros, pra cuidar da obra? Depois reclamam do domínio público. :lol:

Tenho duas edições do Avalovara: a padrãozinha de até uns anos atrás (Cia. das Letras) e aquela mais antiga da coleção da Record/Altaya. Esta última eu ainda tenho que é pra quando eu quiser doar pra alguém legal ou à biblioteca. :hihihi:

1740343991492.webp

EM ABRIL: "MACHADO DE ASSIS: A PIRÂMIDE E O TRAPÉZIO", DE RAYMUNDO FAORO 📚

Neste trabalho monumental, Raymundo Faoro destrincha o funcionamento da sociedade brasileira durante o Segundo Reinado a partir da obra de Machado de Assis.​

📚 Lançamento: 08/04
Já em pré-venda: link nos destaques.

📚 Sinopse:
Quase duas décadas depois da publicação de sua obra-prima, “Os donos do poder”, Raymundo Faoro aprofunda sua tese sobre o patrimonialismo brasileiro em “Machado de Assis: a pirâmide e o trapézio”. Este livro combina análise política e crítica literária para oferecer um estudo refinado de nossa sociedade oitocentista a partir dos personagens presentes em romances, crônicas e contos de Machado de Assis. Ao observar como operam as engrenagens sociais brasileiras através deste rico objeto de estudo, Faoro a um só tempo reforça seu papel como um dos mais importantes intérpretes do país e deixa seu legado na história da recepção crítica da obra machadiana.​

Esta edição inclui posfácio de Sidney Chalhoub.

🎨 Capa de Victor Burton

Fonte.

Não apenas quero, como também preciso deste livro para minha pesquisa de doutorado (Não tenho dinheiro, só tenho um sonho e o ar poluído que respiro :dente: ). Tenho pdf da edição antiga, mas é muito ruim pdf de livro teórico, especialmente quando é um calhamaço.​

Helter_Skelter (livro).webp

Em abril será lançado pela editora Darkside o livro Helter Skelter de Vincent Bugliosi. Trata-se da edição definitiva sobre a investigação e o julgamento dos assassinatos cometidos pela Família Manson que chocaram o mundo no final dos anos 1960.

Escrito pelo promotor que liderou a acusação contra Charles Manson e seus seguidores, Helter Skelter é uma análise profunda e implacável sobre o poder da manipulação, a fragilidade da mente humana e o horror que pode surgir de um carismático líder de culto. Vincent Bugliosi detalha a investigação exaustiva, os meandros do julgamento e os bastidores de um caso que mudou para sempre a percepção da violência na cultura norte-americana.

Tenho uma amiga que é viciada em consumir livros de true crime e de psicopatas. Eu passo longe; zero interesse no assunto. :timido:

Coleção Histórias_dos_Mártires.webp
A Editora do Centro Dom Bosco está lançando a História dos Mártires, em três volumes, organizada pelo professor, escritor e historiador Lucas Lancaster; ela resgata a epopeia da Igreja primitiva, reunindo quase 200 documentos históricos, escritos entre os séculos II e V, que narram os sofrimentos e triunfos dos primeiros cristãos diante das perseguições do Império Romano.

Cada documento conta com uma introdução explicativa escrita por Lucas Lancaster, contextualizando os acontecimentos, bem como cada perseguição imperial, permitindo uma compreensão mais profunda dos eventos que marcaram os primeiros séculos da Igreja.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back