• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Adivinhas no Escuro

Poxa Ruf... Turin? Caramba... eu pensei que você iria fazer uma coisa mais... Beren! :dente:

Gente, eu to enferrujado demais nisso. Vou só acompanhar as respostas, e se tiver uma idéia mirabolante eu solto! =]

Já se passaram 5 dias e só houve duas tentativas, então, tópico aberto para o próximo que quiser postar sua Adivinha.

Como o Asca foi quem chegou mais próximo, acho mais justo que ele mande!!

Ok, mesmo se alguem mandar uma adivinha nova.. guarde sua resposta. Pq eu nao vou deixar essa advinha se perder. :lol:

Eu nao postar nada nao, to estudando pras finals e to sem tempo de ler muita coisa. Se alguem quiser mandar algo, o se preferirem deixar a adivinha do Ruf para ser detonada, fiquem a vontade.

Antes que criem outra, vou tentar:

Sobre quem é o Enigma?
R: Seria sobre a espada Gurthang?
Quem canta? Indique onde está cada voz, se houver mais de uma.
R: Turin Turambar.
Explique o "punho" do Enigma.
R: Pode estar falando sobre a morte de Nienor Níniel, que perdeu suas memórias, e quando recuperou, se matou. O que explica o verso "perdi a paixão".
Explique o que seria o 19º verso. "em seu fim: anedota"
R: Véio, talvez seja sobre a risada do Glaurung?

Antes que criem outra, vou tentar:

Sobre quem é o Enigma?
R: Seria sobre a espada Gurthang?
Quem canta? Indique onde está cada voz, se houver mais de uma.
R: Turin Turambar.
R: Pode estar falando sobre a morte de Nienor Níniel, que perdeu suas memórias, e quando recuperou, se matou. O que explica o verso "perdi a paixão".
Explique o que seria o 19º verso. "em seu fim: anedota"
R: Véio, talvez seja sobre a risada do Glaurung?

À exceção da última pergunta, todas estão incompletas. A última está errada!!
Bom, eu já estou considerando esse Enigma finalizado, e nas minha próximas vezes como proponente, voltarei as quadras!! :(

vou deixar meu chute, pode?

O poema é sobre a espada Gurthang/ Angalchel e sobre seu impacto na vida de Turin e Nienor.
Quem canta é Eol, pois há uma estrofe que usa o verbo ser "és erro", ou seja, falando com a espada. Também usa o termo "obra prima", foi ele quem a criou;
O punho fala sobre Aredhel e sua morte trágica, por Eol.
A anedota seria o final da espada, falando com Turin: ela o mata mas também é despedaçada.

pelo menos tentei.

vou deixar meu chute, pode?

O poema é sobre a espada Gurthang/ Angalchel e sobre seu impacto na vida de Turin e Nienor.
Quem canta é Eol, pois há uma estrofe que usa o verbo ser "és erro", ou seja, falando com a espada. Também usa o termo "obra prima", foi ele quem a criou;
O punho fala sobre Aredhel e sua morte trágica, por Eol.
A anedota seria o final da espada, falando com Turin: ela o mata mas também é despedaçada.

pelo menos tentei.

Inversamente ao Cálimion: à exceção da primeira, que está incompleta, todas as outras estão erradas!!

Pois é, eu AINDA continuo insistindo em acertar integralmente a adivinha do Rufgand: até tô bolando a resposta no bloco de notas, interpretação verso por verso praticamente. :lol: O que me lenhou é que essa semana eu quase não consegui abrir a Valinor do computador de lá. Vou tentar novamente segunda, se o Asca não tomar a frente. :-P

Estou achando esse tópico muito estranho. Não parece mais as adivinhas no escuro. Perdeu a essência! Eu já tinha alertado o pessoal antes. As adivinhas têm de ser objetivas, independente da complexidade, elas não podem ter toda essa sofisticação na resposta. Se eu não me engano, existe outro tópico aqui no fórum pra isso. Enfim, espero que da próxima vez uma adivinha não fique tanto tempo para ser decifrada e que não dependa de tantas respostas. Vamos utilizar nossa criatividade sim, quanto mais complexa a adivinha for, melhor, mas ela tem de ter uma única resposta.

Estou achando esse tópico muito estranho. Não parece mais as adivinhas no escuro. Perdeu a essência! Eu já tinha alertado o pessoal antes. As adivinhas têm de ser objetivas, independente da complexidade, elas não podem ter toda essa sofisticação na resposta. Se eu não me engano, existe outro tópico aqui no fórum pra isso. Enfim, espero que da próxima vez uma adivinha não fique tanto tempo para ser decifrada e que não dependa de tantas respostas. Vamos utilizar nossa criatividade sim, quanto mais complexa a adivinha for, melhor, mas ela tem de ter uma única resposta.

Não sei se você acompanhou toda a história, mas a proposta do Eriadan foi "mesclar" o Enigmas Poéticos com o Adivinhas no Escuro, uma vez que a idéia dos dois era semelhante à exceção da forma como o Enigma/Adivinha era apresentado. Foi sugerido que o Enigma fosse trancado, e assim ele foi, e todos esses desafios de rimas Tolkien-based serão feitas agora, no Adivinhas no Escuro.

Mesmo nas épocas mais antigas do Adivinhas, antes do seu cadastro, já fazíamos Adivinhas com respostas múltiplas, e sinceramente, é a primeira vez que vejo alguém reclamar da complexidade de um Adivinha. Particularmente, acho muito mais interessante e desafiante que existam várias coisas a serem descobertas em uma quadra ou um poema, tanto faz.

E acho MESMO que a "essência" é propor versos que sejam desafiadores aos participantes, independente de forma, já que não existe uma regra dizendo que temos que colocar versos curtos e rápidos e com uma única resposta.

E a questão de ficar tanto tempo, depende INFINATAMENTE da participação dos usuários que gostam desse tipo de desafio. Infelizmente, a área Tolkien-based do fórum anda muito parada, e isso se reflete na frequência de postagens no Adivinhas também. Se mais gente entrasse aqui e participasse, o dinamismo de coisas a serem descobertas e a rotatividade de desafios seria bem maior.

E em relação ao tempo, eu mesmo já disse, no 5º dia após o poema ali, que o tópico estava aberto. Com a baixa frequência e com os frequentadores sem tempo, ninguém postou nada novo. Mas se você tiver alguma idéia, algum Adivinha no gatilho, peço por favor que poste e nós daremos continuidade ao tópico. :cerva:

Se vocês quiserem a gente pode estipular as regras de "até 6 versos" e "pergunta simples" para o Adivinhas e reabrir o Enigmas para versos livres e com possibilidade de perguntas múltiplas. Eu acharia ótima ideia, se não existisse o risco de os dois jogos acabarem adormecendo novamente.

Também acho sem graça várias perguntas após o poema, acaba dificultando o poema artificialmente, penso que o legal é a dificuldade em adivinhar o poema e não a dificuldade de decifrar elementos e versos específicos.

Imagina, o Bilbo fazendo a adivinha pro Gollum:

Trinta cavalos na colina encarnada,
Primeiro cerceiam,
Depois pisoteiam,
Depois não fazem nada.

Foi tudo o que conseguiu lembrar para perguntar - a idéia de comida povoava seus pensamentos. A adivinha era bem velha também, e Gollum sabia a resposta tão bem quanto vocês.
- Barbada, barbada! - chiou ele. - Dentess! dentess!, meu precioso; mas nós só tem seis!
- Mas eu ainda não terminei! - disse Bilbo, com uma idéia cruel em mente - Quero que responda: Quem são os cavalos? Por que são trinta cavalos? O que é exatamente a colina? Por que ela é encarnada? Além disso, explique o segundo verso, explique o terceiro verso, explique o quarto verso e explique a ordem dos versos.
- Ladrão, ladrão, ladrão! Bolseiro! Nós odeia ele, nós odeia ele, nós odeia ele pra sempre!​

Gente, vamos continuar essa discussão aqui, ok? Dei a ideia lá, vê o que vocês acham!

- - - Updated - - -

Sobre quem é o Enigma? Gurthang.
Quem canta? Túrin, a maior parte (francamente, não sei responder os outros).

minha mão
manchada

As mãos de Túrin manchadas com o sangue de Beleg.

trilha em vão
face vetada

Túrin disfarçado como Neithan entre os proscritos.

perdi a paixão
foi empalada

Finduilas.

decepção
memória apagada

Nienor enfeitiçada por Glaurung.

não vou ao chão
ruína elevada

Níniel se joga do Cabed-en-Aras.

Explique o que seria o 19º verso. Creio que se refira ao modo como Beleg morreu.

Nem é mais pra acertar, é só para dar o último palpite de que eu sou capaz. :dente: Se não estiver completamente certa, acho que ninguém deveria pontuar e qualquer um fica livre para postar a próxima.

Gente, vamos continuar essa discussão aqui, ok? Dei a ideia lá, vê o que vocês acham!

- - - Updated - - -

Sobre quem é o Enigma? Gurthang.
Quem canta? Túrin, a maior parte (francamente, não sei responder os outros).

minha mão
manchada

As mãos de Túrin manchadas com o sangue de Beleg.

trilha em vão
face vetada

Túrin disfarçado como Neithan entre os proscritos.

perdi a paixão
foi empalada

Finduilas.

decepção
memória apagada

Nienor enfeitiçada por Glaurung.

não vou ao chão
ruína elevada

Níniel se joga do Cabed-en-Aras.

Explique o que seria o 19º verso. Creio que se refira ao modo como Beleg morreu.

Nem é mais pra acertar, é só para dar o último palpite de que eu sou capaz. :dente: Se não estiver completamente certa, acho que ninguém deveria pontuar e qualquer um fica livre para postar a próxima.

Já votei e expliquei minhas razões lá!!
---------------------------------------------------------

Vamos encerrar esse Enigma e voltar a ter Adivinhas aqui né??

Sobre quem é?
Gurthang E Túrin...a Lâmina cortante é a Espada e o Punho é quem a Carrega.

Quem Canta?
Gurthang e Túrin

a
ar
arm
arma
carma
alarma
desarma
fura e mata
corta e engata
dança e distrata
és erro e errata
encerra o destino
descerra o destino
define o destino
destino: o desatino
confere a derrota
destino a denota
matar não a esgota
em seu fim: anedota
não consola ou anima
primor ou obra-prima
me oprima ou redima
sua obra minha estima​

Até aqui, Túrin fala sobre a espada. "Erro e errata" fala sobre a espada matar (erro), mas matar orcs e dragão (errata); Toda a parte do destino, de uma avaliação do prórpio Turambar. "Sua obra minha estima" fala sobre a espada realizar os feitos, mas Túrin ter sua fama como o Espada Negra.

sejam nobre ou gentio
com sangue me delicio
guerra e fama angario
você vence, eu auxilio​

Aqui canta Gurthang.

minha mão
manchada
trilha em vão
face vetada
perdi a paixão
foi empalada
decepção
memória apagada
não vou ao chão
ruína elevada​

Aqui Túrin novamente, resumindo sua vida com a espada em 5 pares de versos.

A explicação do Eria tá quase perfeita, à exceção do último par de versos. Essa interpretação cabe, mas quando falei de "ruína elevada", pensei naquela História do Fim de Arda, quando Túrin seria "elevado" à uma posição superior e desferiria o último golpe em Melkor.

Explique o que seria o 19º verso.

E da lâmina ressoou uma voz fria em repsosta:
- Sim, beberei seu sangue com prazer, para poder esquecer o sangue de Beleg, meu senhor, e o sangue de Brandir, assassinado injustamente. Eu te matarei com rapidez.

Essa resposta de Gurthang sempre me soa como uma grande tirada para com Túrin. Ela não o reconhece como seu senhor, fala que beberá seu sangue com prazer e o matará com rapidez. É uma anedota desprezível em relação a todos os feitos de Túrin e sua vida amaldiçoada.

Bom...é isso. Considerem como um hiato no Adivinhas.
Agora voltamos a programação normal.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back