Leosgf disse:
Pow Jethro Tull-Aqualung
Genesis-Selling England by the Pound
Rush-2112(é 70% conceitual)
The Who-Tommy
Pink Floyd-The Dark Side of the Moon and The Wall
Todos esses com certeza teriam lugar na minha lista dos melhores albuns conceituais.
Como o pessoal aqui gosta de metal, vou citar alguns que não foram falados, talvez por serem mais antigos.
O Somewhere In Time, do Iron, é conceitual - apesar de alguns não perceberem bem isso. As músicas não "contam uma história", mas todas falam de tempo, distância, épocas e como isso afeta o homem, principalmente no sentido da solidão - muito explorada nas letras. O interessante é a abertura e o fechamento do disco: ele começa no "futuro" (Caught Somewhere In Time) e termina no "passado" (Alexander The Great).
O Seventh Son Of A Seventh Son, tb do Iron, é mais conceitual ainda. As músicas realmente contam uma história (de profecia, morte, clarividência, apocalipse), a chegada do tal "Sétimo Filho". De fato, o disco começa no nascimento (Moonchild) e termina na morte (Only The Good Die Young). Interessante observar a baladinha meio "bárdica" que abre e fecha o disco:
Seven deadly sins
Seven ways to win
Seven holy paths to hell (and your trip begins)
Seven downward slopes
Seven bloodied hopes
Seven are you burning fires
Seven your desires...
Mais atual, o Land Of The Free, do Gammaray (sim, aquele q eu tenho a camiseta
). Fala da busca pela paz interior através de metáforas. Um ponto interessante é que existem músicas de menos de um minuto mas, ao contrário de 99% dos discos conceituais, elas não são introduções de músicas maiores, e sim
encerramentos de músicas maiores (como epílogos de histórias).