Haran
ㅤㅤ
Que decepção. Fiz esse teste e o resultado foi "centrista", mais pra esquerda do libertário. 70% liberdade civil e 40% liberdade econômica.
Já eu já sabia.Profundamente decepcionado contigo
Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Que decepção. Fiz esse teste e o resultado foi "centrista", mais pra esquerda do libertário. 70% liberdade civil e 40% liberdade econômica.
Já eu já sabia.Profundamente decepcionado contigo
E não me julgue, @Fëanor:
Ué, tô em right-libertarian, tá de boa. Tudo bem que tá um pouco perto do meio no eixo right-left, mas é melhor do que
"centrista", mais pra esquerda do libertário. 70% liberdade civil e 40% liberdade econômica.
Cadê teu resultado do Nolan? E nada de usar de cheat mode.
Eu acredito que liberdade cívica ou individual, possa sim, coexistir com a falta de liberdade econômica, apesar de ser raro e no que me recordo, não chegou a existir na história. O mais próximo seria talvez, a politica escandinava. Afinal, a liberdade civica é inegável, mas o país continua tomando posições protecionistas e de esquerda(Impostos altos, serviços públicos de alta qualidade, auxílios aos "pobres" nórdicos.).
O mais engraçado desse plano cartesiano político é que tanto "esquerda" quanto "direita" querem para si o direito de ser libertário. Vejo o tempo todo no Facebook o pessoal do liberalismo dizendo que não existe left-lib (que seria o caso do @Mercúcio), já que não existe liberdade individual sem liberdade econômica. Já o pessoal de esquerda diz que sem a intervenção do estado o capital financeiro acaba por oprimir as liberdades individuais. Muita zoeira mesmo.
Olha, eu até simpatizo com algumas bandeiras de uma galera mais left-liber, especialmente os bleeding-heart libertarians. Mas em geral mantenho minha posição de que as liberdades econômicas não podem ser dissociadas das liberdades individuais, sendo apenas mais uma face das mesmas. O Estado não pode dizer com quem eu posso ou não transacionar voluntariamente, assim como não pode dizer com quem eu devo ou não manter relações sexuais ou que substâncias eu posso ou não ingerir.
E esse negócio que a intervenção estatal é necessária para impedir os "abusos do capital financeiro" ignora por completo que o próprio Estado é composto por pessoas que, usando de suas prerrogativas dentro da máquina política, também cometerão abusos; e que essas pessoas estão tão sujeitas à falhas e a agir em interesse próprio quanto quaisquer outras - com a diferença, nesse caso, que ao agir de maneira auto-interessada, os homens do poder podem usar do poder do Estado, isto é, a coerção, para conseguir o que querem, enquanto que no mercado as transações são voluntárias. Também ignora que muitos "absusos do capital financeiro" são gestados pelo próprio governo, como um BNDES que dá mais crédito para quem menos precisa.
Basicamente, o que parece faltar às vezes é uma visão de public choice: adotar para os sistemas políticos as mesmas suposições sobre o comportamento humano auto-interessado tradicionalmente usadas para o mercado.
cara.Libertarismo não passa de uma variante extremada e quase idêntica ao liberalismo. Não vi motivos para adiciona-lo à enquete. Ponha liberalismo ou Outro.
Só faltaram umas definições, né? Tipo, o que é exatamente tribalismo?
Tentar mostrar o ideário politico-ideológico de alguém em uma enquete é de demasiada complexidade. Foi por isso que pûs a opção Outros, de nível extremamente abrangente.