• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Especulação Aparecimento de Annatar na Série

E todo o frisson conservadio de que a série iria instigar um relativismo moral com o Annatar, pondo em dúvida noções de certo e errado, bem e mal, foi mais uma vez, como nas mentiras sobre nudez e sexo, desmentido pelos fatos. Que povinho que adora inventar motivos para exercer seu farisaísmo.
Quando os Showrunners falavam de como seria o Sauron da 2ª Temporada, eu fiquei com um pouco de expectativa de emularem o sentimento de "amar odiar", vide Joffrey de GOT; eles falavam que Sauron teria uma vibe dos vilões icônicos da cultura pop atual: Tony Soprano, Walter White, etc.

Mas, pensando bem, o texto da série não traz isso, pelo menos ora mim. Mesmo Tony ou o Heisenberg, você "torcia" para que o personagem continuasse (ou se desse mal) até onde ele pudesse, para depois vir o "acerto de contas". Torcer, paradoxalmente, por monstros.

O Annatar de Charlie Vickers, eu não sei, o ator tenta mesmo, eu vejo que ele se esforça, mas, até agora, não apareceu o momento de "Caramba"; "Que FDP"; "que monstro".

Porquê isso? Ao meu ver, Sauron não comentou nenhuma grande atrocidade com alguém que nós nos importassemos/estivéssemos investidos. Exemplo:


Poderia ser com Celebrimbor, assim como nos livros:

1727462316479.webp

Mas, a série, provavelmente, vai colocar Adar fazendo isso. Sobre a ambiguidade de Sauron e o Bem ou Mal, Tolkien fala 2 coisas:

A) Tolkien não acreditava que existisse o Mal Absoluto. Somente o Bem Absoluto existe:


B) Sauron, e não Morgoth, era o Ser mais maligno do Legendarium, por incrível que pareça:

In my story I do not deal in Absolute Evil. I do not think there issuch a thing, since that is Zero. I do not think that at any rate any'rational being' is wholly evil. Satan fell. In my myth Morgoth fellbefore Creation of the physical world. In my story Sauron represents asnear an approach to the wholly evil will as is possible. He had gonethe way of all tyrants: beginning well, at least on the level thatwhile desiring to order all things according to his own wisdom he stillat first considered the (economic) well-being of other inhabitants ofthe Earth. But he went further than human tyrants in pride and the lustfor domination, being in origin an immortal (angelic) spirit. (Letter 183)

Os Showrunners podiam apresentar algo diferente para entendermos o Porquê de Sauron ter voltado à espiral do Mal e ter deixado o processo de arrependimento da 2ª era? Sim. Mas, acho que eles falharam muito nisso.

À primeira vista fica parecendo que Sauron voltou ao Mal por causa da atitude belicosa de Galadriel, que o fez sair da paz e tranquilidade de Númenor; e ter levado um fora do "shipping" Halladriel. Sofrência de bar por ter sido abandonado pela mulher que ama.

Ora, até esse vídeo sobre Maeglin, me fez repensar um pouco a desgraça que foi a vida dele, e o porquê de ter feito o que fez:


E, esse vídeo, me fez repensar um pouco a espiral dos filhos de Fëanor, principalmente Maedhros:


Nada que justificasse o mal desses personagens, mas talvez explicasse.
 
Última edição:
B) Sauron, e não Morgoth, era o Ser mais maligno do Legendarium, por incrível que pareça:
Ragnaros, esse trecho da carta pro W.H. Auden, a 183, se refere a uma "estória"do Legendarium em particular, O Senhor dos Anéis em especial, que era o tema da carta onde Tolkien respondia dúvidas sobre o livro e as resenhas escritas na mídia, entre as quais o W.H.Auden tinha até escrito algumas em tons elogiosos, diga-se.

Quando Tolkien afirma que em "In my story Sauron represents as near an approach to the wholly evil will as is possible" ele se referia a uma época em que Melkor já tinha saído de cena e sido banido de Arda, ou seja, Pós Primeira Era.

Tanto é que no ensaio Melkor-Morgoth e no Athrabeth e suas notas, textos do Myths Transformed, que são da mesma época, meados ao final dos anos 50, ele diz que Melkor era "O Espírito do Mal" com maiúscula e que Sauron diferia dele por não compartilhar de sua "loucura niilista" não se importando com a existência da vontade de outros, contanto que se coadunasse com a sua própria. Já Melkor, citemos Tolkien.


Melkor was not just a local Evil on Earth, nor a Guardian Angel of Earth who had gone wrong: he was the Spirit of Evil, arising even before the making of Eä. His attempt to dominate the structure of Eä, and of Arda in particular, and alter the designs of Eru (which governed all the operations of the faithful Valar), had introduced evil, or a tendency to aberration from the design, into all the physical matter of Arda.


"NO FIM TERIA ELIMINADO SUAS PRÓPRIAS “CRIATURAS”, TAIS COMO OS ORCS, QUANDO ELES TIVESSEM SERVIDO AO SEU ÚNICO PROPÓSITO: A DESTRUIÇÃO DE ELFOS E HOMENS. O DESESPERO E A IMPOTÊNCIA FINAIS DE MELKOR RESIDIAM NISSO: QUE ENQUANTO OS VALAR ( E , NO SEU NÍVEL ELFOS E HOMENS) PUDESSEM AINDA AMAR ARDA DESFIGURADA, OU SEJA ARDA COM UM INGREDIENTE MELKOR, E PUDESSEM AINDA CURAR ESSA OU AQUELA FERIDA, OU PRODUZIR A PARTIR DA PRÓPRIA DESFIGURAÇÃO, INICIANDO DO PROPRIO ESTADO EM QUE ELA SE ENCONTRAVA, COISAS BELAS E DIGNAS DE AMOR, MELKOR NÃO PODERIA FAZER NADA COM ARDA, A QUAL NÃO ERA PROVENIENTE DA SUA PRÓPRIA MENTE SENDO ENTREMEADA COM O TRABALHO E COM OS PENSAMENTOS DE OUTROS: MESMO QUE TIVESSE PODIDO AGIR COMO LHE APROUVESSE ELE PODERIA APENAS CONTINUAR DESTRUINDO ATÉ QUE TUDO ESTIVESSE REDUZIDO NOVAMENTE A UM CAOS INFORME. E MESMO ASSIM, ELE AINDA TERIA SIDO DERROTADO, PORQUE ELA TERIA AINDA “EXISTIDO” INDEPENDENTE DA SUA PRÓPRIA MENTE, E COMO UM MUNDO EM POTENCIAL".

E Sauron:
Sauron nunca atingiu este nível de loucura niilística. Ele não se opunha à existência do mundo, desde que pudesse fazer com ele o que quisesse. Ele ainda tinha os resquícios de propósitos positivos, que surgiram do bem da natureza da qual ele se originou: havia sido sua virtude (e também, portanto, a causa de sua queda, e do seu retrocesso) amar a ordem e a coordenação, e desgostar toda confusão e fricção
Os Showrunners podiam apresentar algo diferente para entendermos o Porquê de Sauron ter voltado à espiral do Mal e ter deixado o processo de arrependimento da 2ª era? Sim. Mas, acho que eles falharam muito nisso.

À primeira vista fica parecendo que Sauron voltou ao Mal por causa da atitude belicosa de Galadriel, que o fez sair da paz e tranquilidade de Númenor; e ter levado um fora do "shipping" Halladriel. Sofrência de bar por ter sido abandonado pela mulher que ama.
O Charlie Vickers já falou mais de uma vez que a aparente atração de Sauron por Galadriel é muito mais uma atração pelo poder e status que ela incorpora e não uma sincera "paixão" ou "sofrência de bar". Ele não a ama de verdade mas tem por ela uma empatia profunda , daquelas "sombrias"* pq seus desejos por ordem e soberania na Terra-média* combinam com os dele em termos de ponto de partida.

* Mencionados aí no Silmarillion:

Finrod estava com Turgon, seu amigo; mas Galadriel, a única mulher dos noldor a
se apresentar naquele dia, alta e valente entre os príncipes em conflito, estava ansiosa por
partir. Não fez nenhum juramento, mas as palavras de Fëanor acerca da Terra-média
haviam reverberado em seu coração, pois ela ansiava por ver os vastos territórios
desprotegidos e estabelecer ali um reino a seu gosto
. Disposição semelhante à de
Galadriel tinha Fingon, filho de Fingolfin, que também ficara comovido com as palavras de Fëanor, embora não gostasse muito dele
Era orgulhosa, forte e voluntariosa, assim como
todos os descendentes de Finwe, salvo Finarfin; e como seu irmão Finrod, o mais próximo ao seu coração de toda a família, tinha sonhos de terras longínquas e domínios que poderiam lhe pertencer, para governá-los como quisesse, sem tutela


Esse negócio do pessoal da série falar da "shipping" dos personagens no tom jocoso e divertido nas entrevistas tem muito a ver com marketing e não com a idéia de eles realmente levarem o "caso" a sério e ao pé da letra.


"It can't be underestimated the impact that she has on him. He's drawn to her in the same way that someone who has been through a lot is drawn to someone who's been through something similar. I would always think of them as having this cosmic connection, in that their connection by some people, and on the surface, could have been interpreted as romantic because of the way it came off. That wasn't something we were intentionally doing, but through their shared history, through different ways, they were able to connect more so than they would have connected with other people. It meant that it obviously culminated in this proposal, for want of a better word — not a proposal of marriage, although kind of."

I think when he presents himself to her in the final episode, he basically makes a pitch. He says, "Let's do this. You can be the queen, and I'll be the king." I don't think it's out of romance, at all. It's not a proposal. It's based on his own personal gain. He thinks he can rule more effectively with her at his side. And if she says no, by no means is it the end of the world. I think he is evil, and he is terrible, and in the end, he is going to be in charge by himself. Whether or not she's by his side, he'll find a way to do that. But at this time, it'll be more effective with her there.

A retomada dos antigos métodos pós descoberta por Galadriel tem muito mais a ver com noção de que ele viu que a vontade dela não estaria submetida à dele em termos de aplicação futura dos meios para um fim o qual ele busca atingir com o menor grau possível de "atrito dissipador" e na maior velocidade possível , ou seja, sem levar em conta o livre-arbítrio e "agência" dos demais seres sencientes. De forma totalitária e teocrática e não "democraticamente". E sem ligar pra efeitos colaterais indesejados como transformação em espectro, ghoulização, destruição de biosfera, degradação ambiental ou o que for.
*

Dark empath​

In psychology, a dark empath is a person capable of empathising, but uses their empathy to feign sympathy, flatter, and exploit others. Dark empaths are associated with dark triad traits such as Machiavellianism, narcissism and psychopathy. These personality types like the ability to control others and utilize them for their own benefit.<a href="https://en.wikipedia.org/wiki/Empath#cite_note-15"><span>[</span>15<span>]</span></a>

The previous studies highlighted there are some typical characteristics in dark empaths. For instance,


  • Revengeful actions like bullying, slander, or intimidation
  • Using emotional blackmail techniques or exploiting others
  • Physically violent towards others
  • Extroverted characteristics.

 
Última edição:
Mas, a série, provavelmente, vai colocar Adar fazendo isso. Sobre a ambiguidade de Sauron e o Bem ou Mal, Tolkien fala 2 coisas:
Eu já desconfiava que esse palpite seu era, provavelmente, um equívoco Ragnaros. Agora só falta o uso da "bandeira" pra próxima temporada.Talvez fique bem no subentendido pra não forçar o PG 13.
Thank Goodness Drinking GIF by Busch
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.584,79
Termina em:
Back
Topo